IDENTIDADE EM CRISTO

“De modo que todo o que está no Cristo, é nova criatura; as coisas velhas passaram e tudo chegou a ser novo por meio de Deus…” (2Coríntios 5.17) 

INTRODUÇÃO: Uma das questões mais relevantes da vida, a meu ver, gira em torno da compreensão da identidade de cada um de nós. Constantemente, somos bombardeados com “verdades” a nosso respeito, baseadas em fatos, padrões e pensamentos humanos estabelecidos por nós mesmos ou pela sociedade que nos cerca, que nos levam a viver uma eterna comparação com os outros. De fato, somos cercados por verdades que nem sempre são fundamentadas na palavra de Deus, e por isso andamos em crise de identidade. As escrituras mostram que fomos criados por Deus, o artista mais criativo do universo, que nos fez a cada um com um design único.  Somos obra de Deus, criados com uma identidade própria para cumprir um propósito aqui na terra.

·         Um documento de habilitação, por exemplo, é uma prova que fazemos parte de uma sociedade, pois aparece seu nome, filiação e nacionalidade. Através dessa identidade que possibilita ter acesso a andar em todo território nacional. Assim também é quando adquirimos a identidade em Cristo, nós dá acesso a tudo território espiritual e possuir toda herança reservada para aqueles que nasceram de novo. 


1.    Semelhança de Deus

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” (Gênesis 1.26)

Em Genesis temos a identidade perfeita do homem. O próprio Deus colocou seus atributos, qualidades, comportamentos e personalidade que pudesse se comunicar com a personalidade d ‘Ele. O homem era perfeito em seu caráter e puro em sua conduta. Em outras palavras, o homem é uma representação do próprio Deus na terra. Entretanto, com a queda do homem, a imagem de Deus foi manchada, maculada, desfigurada e completamente deteriorada. A natureza divina colocada no homem foi corrompida e fatalmente atingida. Em seguida, vemos o próprio homem se escondendo de Deus. A narrativa da queda do homem, vemos Deus no jardim a procura do homem e não encontra. Adão aparece e fala sua justificativa que estava nu e estava com medo.  Ele reconhece seu pecado e se esconde de vergonha.

A.      Quando pecamos, nosso instinto é não ser achado por Ele, pois o pecado leva a culpa e a vergonha ao ponto de esconder de Deus. Uma das características do pecado é desconstruir e corromper a nossa identidade e levar a esconder do próprio Deus.

B.      Na realidade, ele vem para deturpar e perverter sua criação, com o propósito de mostrar e expor nossos fracassos e erros. Mesmos com nossos defeitos e erros, devemos entender que em Cristo somos capazes de vencer os nossos pecados e alcançar a sua imagem e semelhança por meio da sua graça por meio de um plano de regeneração da nossa identidade mediante a cruz de Cristo. (Romanos 8:29).

C.      Ao nascer de novo, a imagem de Deus no homem começa a ser reconstruída e passamos a ser a “imagem redimida de Deus”. Esse processo de restauração da imagem de Deus é um processo progressivo e contínuo. Mesmo porque, refletimos sua imagem na medida que fomos transformados em nossa maneira de viver. Aliás, nossa identidade está muito relacionada e conectada a maneira como vivemos e agimos perante a sociedade.

D.     Apenas devemos nos arrepender e concertar nossa identidade e voltar a nossa origem a qual fomos criados (Colossenses 1.13; 3.10). Se tem uma coisa que Satanás visa é destruir a sua identidade, pois se destruir sua identidade destrói seu destino. Ele fará de tudo para distorcer sobre aquilo que foi criado. Tome muito cuidado!


2.Separados por Deus

“Geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas…”  (1 Pedro 2.9) 

Muitos pessoas se perguntam sobre qual é a missão que Deus espera de nós? Qual é a nossa chamada? Acredito que tais perguntas são respondidas apenas nesse versículo. Aqui está tudo o que precisamos saber sobre quem nós somos e também qual é a nossa missão no mundo.  O apostolo Pedro mostra que pertencemos a um povo eleito pelo próprio Deus e por meio da sua graça e seu amor fomos escolhidos para uma missão em anunciar seu reino na terra. E todos os que creem em Jesus como o Filho de Deus são sacerdotes reais com o privilégio de entrar na presença de Deus. Ao afirmar que somos uma nação santa e povo exclusivo, significa que somos um povo separado e propriedade exclusiva de Deus.

A.      Em outras palavras, temos um dono que nos governa e nos dirige. O texto coloca ênfase no fato de que somos exclusivos d’Ele na qual ele não nos divide com ninguém. Temos a responsabilidade de ser embaixador dos atributos do próprio Deus. Somos credenciados para representar a imagem de Deus junto do mundo perdido.

B.      Observe que todas as vezes que Paulo apresenta em uma igreja em suas saudações ele inicia dizendo: “Paulo, servo de Jesus Cristo…” O próprio Paulo se qualifica como servo, um adjetivo mais importante que a igreja deveria saber sobre sua missão. A Palavra “servo” no grego é doulós que significa escravo. Então antes da conversão eram servos do pecado, mas agora ele nos comprou e somos servos de Cristo.

C.      Antes de pensar em cargo ou posição social, Deus nos chamou para uma posição privilegiada de sermos servos do seu reino. Em 2Timoteo 4.14 afirma que não devemos negligenciar o dom que lhe foi dado, isso mostra que existe uma liberação de autoridade foi depositada e confiada em nossas mãos, na qual não podemos fazer pouco caso daquilo que recebemos dele. Devemos tomar cuide daquilo que Deus confiou a realizar. Aliás, não adianta Deus depositar dons e talentos se não fazemos uso dela. 

D.     Saiba que a forma como me apresento as pessoas revela como eu compreendo a minha identidade. Nós não podemos nos calar, precisamos anunciar e deixar transparecer o que Cristo fez por nós.


3.Escolhido por Deus

“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi, eu separei e o designei profeta às nações“. (Jeremias 1.5)

Nesse versículo, o próprio Senhor se revela a Jeremias em visão sobre seu ministério como profeta. O plano do Senhor era trazer Jeremias a vida e com o propósito de dar vida a Sua voz sobre um povo que precisava de exortação e correção. A declaração de Deus a Jeremias que conheceu antes da concepção no ventre da sua mãe, isto é antes da sua existência, mostra o amor e a onisciência de Deus em  acompanhar cada detalhe da nossa vida. O apostolo Paulo vai além ao afirmar que Deus nos escolheu antes mesmo da fundação do mundo para sermos filhos santos e irrepreensíveis. (Efésios 1.45) Uma escolha que não dependeu da nossa própria justiça, mas por meio da sua graça: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto…” (João 15:16)

A.      Por meio da sua presciência, Deus escolheu e nos chamou para sermos puros. O que significa que não fomos fruto do acaso, mas feito de forma única e admirável para um proposito. (Salmos 139.3) De fato, Deus nos planejou no mundo espiritual e colocou em nós dons e talentos para que pudéssemos cumprir um propósito no mundo.

B.      Na verdade, saber a nossa identidade é saber o que Deus pensa sobre nós e o que ele espera de nós. Quando descobrimos o que somos n’Ele é tão poderoso que modela nosso caráter, transforma a nossa personalidade e muda o nosso estilo de vida. Além disso, tem o poder e a capacidade de destruir todo tipo de paradigmas e sofismas erradas ao nosso respeito. Agora, quando não sabemos quem nós somos n’Ele, seremos vulneráveis a ser levado a todo tipo de proposta do pecado, na qual irá interferir nas nossas escolhas, pensamentos e destino.

C.      As escrituras esta recheadas de textos e versículos o que Deus pensa ao nosso respeito. A palavra trás a clareza quem somos em Cristo. O que somos, o que temos e o que podemos fazer para agrada-Lo. Apenas precisamos ser tocados para mudar nossa vida e voltar a ter um relacionamento pessoal com Deus.

CONCLUSÃO 

Quando temos um encontro pessoal com Cristo, nossa identidade é revelada e descobrimos o qual dependentes somos da sua graça: Desde o ventre materno dependo de ti; tu me sustentaste desde as entranhas de minha mãe…” (Salmos 71.6)

LEIA MAIS…

PATERNIDADE DE DEUS

IDENTIDADE E PROPOSITO

AMADOS POR DEUS

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário