OS SEGREDOS DE ENOQUE

“Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia tomado para si…” (Gênesis 5.24)

INTRODUÇÃO: Após a queda do homem, o ser humano começou a distanciar de Deus. Ao ponto da bíblia afirmar que Deus se arrepender de ter criado o homem. Apesar da corrupção e da maldade ter se multiplicado sobre a terra, Enoque andou com Deus. Mesmo em uma geração corrompida, não deixou de demostrar sua lealdade e sua integridade. Seu amor foi tão intenso e profundo que Deus decidiu tomar para si. A fidelidade e seu compromisso de andar com Deus foi o suficiente para agradar a Deus. A história não registra nenhum feito ou obras milagrosas na vida de Enoque, e mesmo assim a bíblia afirma que o próprio Deus deu testemunho de Enoque pela sua integridade no meio de uma geração corrompida e perversa (Hebreus 11.5). A história de Enoque mostra que andar com Deus não é aquilo que fazemos para Deus, mas aquilo que somos aos olhos de Deus.

A.   O verbo “andar” no bíblia traz a ideia de conhecer e ter um relacionamento profundo e pessoal com Deus. Aliás, o nível do seu relacionamento com Deus vai revelar o nível do seu entendimento da sua identidade em Cristo.

B.      Em Genesis 17.1 mostra a chamada de Abraão, onde o próprio Deus aconselha: “ande segundo a minha vontade e seja íntegro [perfeito]…” Em outras traduções diz “ande na minha face…” ou seja, andes perto de mim, não se afaste dos meus olhos. Em seguida, diz para ser integro. A integridade é uns dos requisitos fundamentais para quem deseja andar com Deus, porque a integridade esta ligado na transparência daquilo que somos perante Deus e perante as pessoas.

C.      Quando andamos com Deus a manifestação dos dons e os frutos serão cada vez mais notórios. As atitudes serão dirigidas e orientadas pelo Espirito Santo. A sensibilidade da sua presença e a sua voz será cada vez mais comum. As nossas decisões serão sempre guiadas e direcionada na vontade e no propósito de Deus. Assim em Genesis 6.9 destaca a justiça e a integridade de Noé: “Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus…”

D.     Que seu anseio seja apenas agrada-lo, pois, andar com Deus significa estar com Deus todo tempo. Quando andamos com Ele, a cada vez mais a nossa imagem e semelhança se tornará parecida com a d’Ele. Será que podemos dizer que andemos com Deus?

 

1.    ANDAR NO ESPIRITO 

“ Se vivemos no Espirito, devemos também andar no Espirito…” (Gálatas 5.25)

O apostolo Paulo, nesse capitulo, traça uma lista das principais virtudes que compõe o fruto do Espírito. Na sua conclusão, ele afirma que se queremos viver no Espirito devemos também andar no Espirito. Na realidade, anda no Espirito vai requerer uma pré-disposição de rever valores, reposicionar e avaliar a sua vida com os princípios da palavra de Deus. Quando assunto é mudança ou transformação, temos muitas resistências, principalmente quando essas mudanças vão retirar de nós prazeres e satisfações, ou seja, andar no Espirito é, basicamente, andar na contramão deste mundo. Negar-se a si mesmo. Para obter essas mudanças, vai exigir a entrega da direção da sua vida ao Espirito Santo e considerar que Ele tem o controle dela, ao ponto de submeter à sua orientação e controle do seu Espirito.

A.      Viver no Espirito – Um estado de comunhão com Deus e dependência de sua orientação e direção. Ser conduzido pelo Espírito Santo é tê-lo como o nosso líder, aquele que toma a rédeas da nossa vida. Se a fonte da nossa vida é o Espírito, ao Espírito também se deve permitir dirigir seus caminhos, de modo que cresça e avance para a plenitude do Espirito. Quando permitimos que a vida de Deus alcance a nossa mente, vontade e as emoções podemos desfrutar da sua plenitude.

B.      Andar no Espirito – É um estado em que reflete no seu estilo de vida. Na sua maneira de viver e agir em meio as pessoas. Antes de pensar em buscar ser cheio do Espirito Santo temos que resolver aquilo que atrapalha o seu mover, porque a santidade não é sentimento, mas é uma maneira de viver. Aliás, o primeiro sinal que uma pessoa é cheia do Espirito Santo é a santificação. Deus deseja que cresçamos em vida, entretanto, a vida d’Ele seja manifestada em nosso viver prático: “Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” (1 Tess 4.7) 

 

CONCLUSÃO

A plenitude do Espirito Santo é quando atua nas duas dimensões, tanto interna com externa da nossa vida. Quando isso não acontece, tornamos como a igreja de Corinto. Uma igreja que tinha evidencia dos dons, porém eram carnais, meninos na fé (1 Cor 3.1). Uma igreja que vivia no Espirito, mas não conseguia andar em Espirito. (Mateus 7.22)

LEIA MAIS…

ACESSO AO SANTUARIO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. Thank you very much for sharing. Your article was very helpful for me to build a paper on gate.io. After reading your article, I think the idea is very good and the creative techniques are also very innovative. However, I have some different opinions, and I will continue to follow your reply.

Deixe o seu comentário