HISTÓRIA DE JEFTÉ E SEU VOTO

“Jefté, o gileadita, era um guerreiro valente, porem era mãe era uma prostituta; seu pai foi Gileade…”  (Juízes 11.1)

INTRODUÇÃO: O povo de Israel estava vivendo um período de grande opressão pelos amonitas. Eles estavam subjugando e submetendo uma serie de privações, humilhações e saques. Nesse período, havia um homem chamado Gileade, e teve um caso com uma prostituta. Nesse relacionamento extraconjugal, teve um filho e colocou o nome de Jefte. Na Bíblia, Jefté é descrito suas qualidades e virtudes como um homem valente, um guerreiro valoroso. Entretanto, a vida de Jefté foi marcada por acontecimentos traumáticos em sua família. O fato de ser filho de uma prostituta se tornou um referencial de desprezo e rejeição perante sua família e, consequentemente, perante toda a sociedade.

A.      O fato da esposa legítima de Gileade possuir outros filhos, certamente fazia com que aquele lar fosse repleto de conflitos. Podemos imaginar que toda as vezes que a madrasta olhava para Jefte, trazia uma memória a traição. Era literalmente o fruto do pecado de seu pai: Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá…” (Salmos 27.10)

B.      Na verdade, a rejeição familiar pode facilmente complicar fatores psicológicos de qualquer pessoa. Isso pode atrapalhar a saúde física, mental, emocional, os relacionamentos e, até mesmo, moldando a personalidade de forma negativa. Na qual, é uns dos grandes ataques do inimigo é a rejeição, pois cria feridas profundas na mente, produzindo sentimentos de orfandade e solidão

C.      Após a morte do pai, Jefté vivencia a dor do abandono e do desprezo. Seus irmãos aproveita a morte do pai e expulsa Jefte de casa, sem direito a herança. Segundo a lei judaica, não podia dividir a herança o pai em vida, então acredita que o pai morreu para seus irmãos não dividisse a herança com Jefté. Ao ser expulso de casa, ele não teve escolha a não ser fugir para uma cidade chamada Tobe, que ficava a leste de Ramote-Gileade. A Bíblia diz que um grupo de homens levianos se juntou a Jefté. Eram homens rejeitados pela sociedade pois era em sua maioria marginais, vândalos e milicianos:

D.     Apesar de ser filho de uma prostituta, não modificou e perdeu suas convicções e seus valores. Ele não deixou ser levado pela opinião dos outros. Saiba que não somos resultado daquilo que as pessoas dizem, mas somos resultado do que Deus diz a nosso respeito.


1.    Vitória de Jefté com os amonitas

“Quando os amonitas entraram em guerra contra Israel, os líderes de Gileade foram buscar Jefté em Tobe e disseram.” (Juízes 11:4-6)

Como foi falado no capitulo anterior, Jefte foge para cidade de Tobe. Porém, sua história muda radicalmente quando os amonitas estava oprimindo Israel por mais de dezoito anos. Os anciãos de Israel não encontravam nenhum homem valente e corajoso que pudesse liderar israel. Então lembraram de Jefte para liderar a batalha contra os inimigos de sua terra natal, sob a promessa de tornar governador de seu povo. Os anciãos de Gileade, no entanto, admitiram que dependiam de Jefté para o combate contra os amonitas. Foi nesse momento que Jefte questiona os anciões de Israel:  Vocês não me odiavam e não me expulsaram da casa de meu pai? Por que me procuram agora, quando estão em dificuldades”  Juízes 11:7

A.      Após aceitar a proposta, Jefté envia mensageiros ao rei de Amom para negociar a rendição e entender o motivo dos seus ataques a Israel. Em sua mensagem ele questiona sobre o motivo de os amonitas estarem em guerra contra os israelitas. A Bíblia diz que o rei de Amom não deu ouvidos às palavras de Jefté, tornando o conflito inevitável (Juízes 11:28).

B.      A partir daquele instante o Espírito do Senhor se apoderou de Jefté. (Juízes 11.29) O registro bíblico informa que havia milhares de amonitas mortos em várias cidades, e eles foram subjugados diante dos israelitas, tornado Jefte um herói nacional. Observe que o segredo da vitória foi habitação de Deus na vida de Jefté. As características de liderança, somadas à confiança em Deus e habitação do seu Espirito fez Jefté prevalecer sobre seus inimigos.

C.      No antigo testamento, sua habitação do seu Espirito não era permanente, contudo, Deus falou por meio do profeta Ageu que Seu Espírito habitaria em todas aqueles que creem em seu nome. Durante o ministério de Jesus, o Espírito Santo foi enviado no dia do Pentecostes sobre toda as pessoas. (Atos 2.1-4). Portanto, por meio da sua graça, habitação do Espirito Santo é permanente, então imagine o que podemos fazer em Deus nesse tempo?  

D.     Quando o Espírito do Senhor se apodera de alguém, é para gerar mudanças significativas e milagres visíveis: O Espírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem.” (1 Samuel 10.6) 


2.    Decisões precipitadas de Jefté

E Jefté fez este voto ao Senhor: “Se entregares os amonitas nas minhas mãos, aquele que vier saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retornar da vitória sobre os amonitas, será do Senhor, e eu o oferecerei em holocausto”. Juízes 11:30,31

Em seguida, Jefte faz um voto a Deus no qual se comprometeu em oferecer ao Senhor em holocausto o primeiro lhe saísse ao encontro da porta de sua casa, se Deus entregasse aos amonitas em suas mãos (Juízes 11:30). Após a vitória contra os amonitas, ele volta para sua casa em Mispá, aconteceu que sua única filha, a qual ele amava, lhe saiu ao encontro dançando e cantando com pandeiros pela vitória contra os amonitas. Nesse momento, Jefté se lembrou do voto que havia feito e se desesperou. Ele rasgou suas vestes em forma de luto e tristeza: Ah! Minha filha, fiz voto ao Senhor, e não posso desistir!” De forma surpreendente, sua filha disse: “Meu pai, faça tudo que prometeu ao Senhor. Apenas deixe que eu ande pelos montes dois meses, junto com minhas amigas na minha virgindade!”

A.      Dois meses depois, o Jefté cumpriu o seu voto. Nesse caso, ele sacrificou sua descendência, pois o texto afirma que sua filha não conheceu o varão. Um voto precipitado e desnecessário. Ele não teve cuidado e não pensou nas consequências das suas palavras.

B.      Aqui há diferentes interpretações sobre o voto de Jefté. Alguns acreditam que o voto de Jefté foi precipitado e realmente implicou na morte de sua filha em holocausto, enquanto outros acreditam que o voto implicou na virgindade perpétua da moça que teve sua vida dedicada ao serviço do Senhor. Se a primeira opção estiver correta, então Deus não aceitou o voto de Jefté, pois Deus sempre abominou sacrifícios humanos. (Levítico 18.21; 20.2)

C.      Atitude equivocada de Jefté nos leva a reflexão do cuidado com as nossas decisões precipitadas e impensadas que podem resultar em uma série de problemas desastrosos. Por isso, antes de tomar uma decisão, mesmo que ela pareça simples, procure refletir na direção de Deus. Portanto, não se apresse, não seja ansioso. Espera com paciência a resposta de Deus e creia que ele tem o melhor caminho. Em Eclesiastes 5.2 nos ensina “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus… 

D. Quando começar a trazer essa consciência de refletir antes de agir, automaticamente terá uma vida mais feliz e abundante. Comece a pensar com mais atenção e foque no que Deus planejou para sua vida.


CONCLUSÃO

Após ter derrotado os amonitas, Jefté ficou como juiz em Israel por mais seis anos. No Novo Testamento Jefté também é mencionado na carta aos Hebreus como um dos nomes da galeria dos heróis da fé (Hebreus 11:32). Sua história de rejeição não definiu o destino. Ele fez a diferença em sua geração tornando uns dos maiores juízes de israel.

LEIA MAIS…

HISTÓRIA DE MEFIBOSETE

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário