HISTÓRIA DE RISPA

“houve fome que durou três anos. Davi consultou o Senhor disse: “A fome veio por causa de Saul por ter quebrado aliança com gibeonitas” (2 Samuel 21.1)

INTRODUÇÃO: Depois da morte de Saul, Davi foi ungido rei sobre Israel. Mais tarde, o reino de Israel foi castigado por uma grande seca. Essa seca ocasionou uma crise de fome que trouxe problemas para o reinado de Davi. Foi um tempo difícil e com grandes perdas para a nação de Israel. Após três anos de fome, o rei Davi resolveu consultar ao Senhor em busca de resposta pelo qual sua nação estava sofrendo. Quando Davi foi consultar ao Senhor, a resposta era por causa da traição de Saul ao quebrar aliança.Quando Davi foi consultar ao Senhor, a resposta era por causa da traição de Saul contra os gibeonitas (2 Samuel 21.1). No reinado de Saul, promoveu uma ofensiva militar que perseguiu e matou muitos gibeonitas. Essa decisão equivocada de Saul, fez com que quebrasse aliança que Josué tinha feito, que não era para atacar os gibeonitas. (Josué 9.14). 

Proposito: Um fato trágico que coloca a concubina Risca em evidência. Um ato de bravura e amor maternal de uma mãe para com seus dois filhos Armoni e Mefibosete, vai revelar uma história que apresenta lições preciosas de determinação e perseverança. 


1.    A FOME EM ISRAEL

Então Davi mandou chamar os gibeonitas e perguntar o que poderia ser feito para que aquela seca terminasse. Os gibeonitas, por sua vez, solicitou que Davi entregasse sete descendentes de Saul para que fosse enforcados na montanhas de Giboá. Aqui já vemos três verdades que pode ser muito aplicada em nossa vida:

A.     Percepção espiritual – O próprio rei Davi percebeu que se tratava de algo que estava além de um contexto circunstancial, mas que precedia de algo espiritual. Ele teve a percepção e a matudade de perceber, interpretar e analisar aquela seca não era algo natural. Saiba que a percepção espiritual amadurecida, sua mente fica sensível quando se depara com as questões da vida, agindo com mais prudência e equilíbrio, assim como Paulo afirmou: “Que o amor de vocês aumente cada vez mais no conhecimento e em toda percepção.” (Filipenses 1.9)

B.      Direção de Deus – Observe que só três anos depois que Davi foi buscar a direção de Deus para saber o motivo da fome, isso mostra a realidade de muitas pessoas que usa todos seus recursos e quando seus recursos esgotam resolve buscar a direção de Deus. Então não deixar as coisas piorar para buscar a direção de Deus. Ele está pronto para nos atender e ouvir o nosso clamor. O nosso Deus é poderoso para mostrar coisas que estão ocultas que você não sabe: “Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece…” (Jeremias 33. 3)

C.      Quebra da aliança – As consequências da quebra da aliança de Saul aconteceram trinta anos depois causando fome e seca por todo Israel, isso mostra que somos livres das nossas escolhas, mas somos escravos das consequências. Quando quebramos aliança com Deus, pode atingir pessoas que não tinha nada a ver com seu pecado. 

2.    PERSEVERANÇA DE RISPA

“ Rispa pegou um pano de saco e estendeu sobre rocha. Ela não deixou que as aves e nem os animais selvagens à noite o tocass-e…” (2 Samuel 21:10)

Como foi falado no capítulo anterior, sete descendentes de Saul foram mortos, entregando os dois filhos da concubina Rispa, Armoni e Mefibosete, e mais cinco filhos de Merabe, filha de Saul. Quando seus dois filhos de Rispa foram enforcados, ela pegou um pano de saco e ficou sobre uma rocha próximo ao local onde estavam os corpos ficaram expostos. Naquele tempo era considerado uma desonra quando um corpo não é enterrado. Expor o corpo morto de uma pessoa, impedindo o seu sepultamento, era uma forma humilhação. Então Rispa colocou um pano de saco estendido sobre uma rocha em forma de luto e tristeza. Ela montou guarda diante dos corpos de seus filhos e impediu que eles fossem devorados pelas aves de rapina durante o dia e animais selvagem durante a noite na espera de um sepultamento digno.

A.      Ela ficou de vigilância – A disposição de montar um posto de vigilância diante do que se perdeu, nos ensina a evidência de um processo que requer sacrifício, disposição e muita dedicação, onde o foco é não permitir que o inimigo use as nossas dores uma forma de destruir as nossas convicções e nossa fé. Na busca em proteger os cadáveres dos seus dois filhos, posso imaginar que durante o dia ela usava um pedaço de pau para assustar as aves de rapina e durante a noite usava uma tocha de fogo para expulsar e assustar os animais selvagens.

B.      Ela ficou sentada na rocha – A rocha na bíblia simboliza Cristo, uma demonstração clara que devemos chorar aos pés do Senhor, entregando nossas dores, pesares e decepções. É diante d’Ele que devemos chorar nossas mais profundas dores. Em sua presença de derramaremos as mais intensas lágrimas: “derrame o seu coração como água na presença do Senhor. Levante para ele as mãos em favor da vida de seus filhos, que desmaiam de fome nas esquinas de todas as ruas.…” (Lamentações 2:18-19)

C.      Expulsou as aves de rapina – Além do sofrimento da morte dos seus filhos, ela teria que enfrentar sozinha o mau cheiro em decorrente a decomposição dos cadáveres e os ataques de animais que eram atraídos pelo mau cheiro. Acredito que não foi nada fácil. Depois seis meses, o rei Davi ficou sabendo da dedicação de Rispa em proteger os corpos de seus filhos, então Davi mandou recolher os restos mortais de seus filhos  e foram sepultados de forma digna no túmulo da família de Saul (2 Samuel 21:11-14).

CONCLUSÃO 

É interessante notar que apesar da morte dos filhos de Saul a fome ainda persistia, mas só depois que os corpos dos filhos de Rispa foram sepultados que a seca cessou. Isso nos ensina que Deus compadece e honra o nosso esforço e da nossa perseverança. Que o Senhor venha despertar em nossa nação uma geração de “Rispas”, homens e mulheres que intercedam pelos seus filhos que estão nas drogas, vícios, prostituição, homossexualismo, nas depravações da imoralidade, exalando o mau cheiro do pecado, decompondo na podridão do mundo.

LEIA MAIS…

A HISTORIA DOS GIBEONITAS

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

Deixe o seu comentário