ALIANÇA COM DEUS

“Quando o povo ouviu essa Lei, excluiu de Israel todos que eram de ascendência estrangeira.” (Neemias 13.3)

INTRODUÇÃO: Ao longo da nossa caminhada com Deus, chegamos a momentos em que sentimos a necessidade de parar e nos concentrar na renovação do nosso compromisso com Deus. Foi assim com o povo hebreu, depois da ausência de Neemias, sem sua firme liderança espiritual, o sacerdócio se corromperam e o povo quebraram a própria aliança que havia feito com Deus. Então Neemias trabalhou para corrigir vários abusos que existiam no meio do povo através de reformas na revitalização da adoração em Jerusalém, santificando a nação ao conduzi-la a uma renovação da aliança através da leitura e exposição da Lei feita pelo sacerdote Esdras, através da confissão dos pecados e do juramento em que o povo se prometeu em guardar os mandamentos da Lei.

A.      Para restaurar aliança, Neemias também fez o povo lembrar das suas promessas e das suas advertências sobre as consequências daqueles que abandona suas leis e princípios. Assim como Josué fez com Israel: “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses e sirvam ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir…” (Josué 24:14,15)

B.      Com Abraão também não foi diferente, por diversas vezes o Senhor renovou aliança para firmar seu compromisso (Genesis 17.7-14). Por meio da cruz, somos herdeiros espirituais da aliança de Israel. Quando Cristo tomou o cálice da nova aliança do seu sangue, todos que creem em seu nome fazem parte dessa nova aliança. Por meio da sua graça, podemos alcançar a sua misericórdia. Somente nele podemos ser perdoados, justificados e inocentados no nosso pecado.

C.      Agora nova aliança não será mais escrita em tabuas de pedra, mas escrita no coração de todos aqueles que creem em seu nome. O próprio Deus estabeleceu uma aliança conosco, em nos perdoar os nossos pecados, nos salvar e nos sustentar em tempo de adversidade, no entanto, para que isso se cumpra não devemos quebrar essa aliança.

D.     Precisamos em tempo em tempo examinar nossas atitudes se estamos pecando contra Deus, pois o nosso Deus é santo e zeloso e exige que tenhamos uma vida santa. O próprio Deus nos chama ao compromisso em obedecer por amor. Uma entrega incondicional.

 

1.    Valor da Aliança

“Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês…” (Lucas 22.20)

Em 2005, foi contratado para trabalhar em uma empresa perto da minha casa. Ao levar meus documentos para ser registrado na empresa, a mulher dos recursos humanos me entregou um contrato para ser assinado. Nesse contrato havia várias cláusulas sobre obrigações e deveres que deveria ser cumprido. Caso descumprisse, haveria punições e até demissão na empresa. Nesse contrato também havia obrigações que a empresa deveria se comprometer caso assinasse aquele contrato. Tanto da minha parte como da parte da emprega haveria um compromisso mútuo a ser cumprido. Uma das cláusulas, não podia se comprometer ou ser registrado em nenhuma outra empresa. Ao ler o contrato, me animou muito, porque percebi os benefícios caso cumprisse todos os requisitos da empresa, então decidi assinar o contrato.

A.    O contrato da minha empresa pode ser bem aplicada aliança que temos com Deus. Se não houvesse benefícios ou boas expectativas não faria sentido assinar esse contrato. Quando firmamos uma aliança com Deus através do novo nascimento, é uma demonstração clara que vai valer apena.

B.      O próprio Deus se compromete em nos abençoar quando nos comprometemos em servi-Lo. O nosso Deus só se compromete quem tem aliança. Por exemplo, para que Deus cumprisse a promessas na vida de Abraão, ele teve que desprender seu conforto e sair da casa da sua família, ou seja, a aliança com Abraão teve um preço a ser pago e uma renúncia a ser cumprida. Caso descumprisse, o próprio Deus não poderá cumprir a dele. O cumprimento da aliança com Deus está condicionado no posicionamento em obedece-Lo.

C. Saiba que o nosso pacto com Deus é apenas uma resposta do amor que recebemos d’Ele. Mesmo porque, Ele não obriga e nem muito menos impõe para servi-Lo, mas espera uma decisão voluntaria de amor: “Farei uma nova aliança onde colocarei minha lei no íntimo deles e assim serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.” (Jeremias 31.34)

CONCLUSÃO

Quando Deus nos perdoa não é porque somos merecedores, mas por causa sua aliança vertida na cruz do calvário. Essa aliança que nos dá a garantia de sermos aceitos em sua presença. O nosso Deus te ama e espera uma aliança de fidelidade da sua parte.

LEIA MAIS…

SAUL QUEBRA ALIANÇA COM GIBEONITAS – HISTORIA DE RISPA

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/


«
»

1 Comentário

  1. gateio disse:

    I may need your help. I tried many ways but couldn’t solve it, but after reading your article, I think you have a way to help me. I’m looking forward for your reply. Thanks.

Deixe o seu comentário