HISTÓRIA DE REBECA E SUAS VIRTUDES

“Antes que ele terminasse de orar, surgiu Rebeca, era muito bonita e virgem, desceu à fonte, encheu seu cântaro de agua…” (Gênesis 24:15,16)

INTRODUÇÃO: A Bíblia narra que Abraão tornou muito rico, possuindo rebanhos de gado, prata e ouro. Nesse tempo Sara já havia morrido e Abraão se preocupou com o casamento de seu filho Isaque, pois já estava avançado de idade e seu filho Isaque não tinha uma esposa. Então ele chamou seu servo de confiança Eliézer para que fosse à Mesopotâmia e trouxesse uma esposa para seu filho Isaque. Eles fizeram um juramento que encontraria uma esposa para Isaque dentre as mulheres de sua parentela, e não dentre as mulheres cananeias, pois os cananeus eram um povo pagã e idolatra. Abraão mostrou sua confiança em Deus ao afirmar para Eliezer que o anjo do Senhor irá adiante e providenciará a jovem para Isaque. Aqui vemos duas atitudes do servo de Abraão para vivenciar a provisão de Deus:

A.   Viva na plenitude – Ele escolheu dez camelos de Abraão, pois a escolha de dez camelos não foi por acaso, pois o número “dez” está associado à plenitude, ou seja, representa algo completo, abundante, cheio. Quando alcançamos a plenitude de Deus em nossa vida, seja na vida espiritual, emocional e social, a sua presença será fará presente e sua provisão será manifestada. Essa era o desejo de Paulo para a igreja de Éfeso: “Que Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3.19)

B.      Viva com excelência – Ele levou também do que tinha de melhor e partiu para a Mesopotâmia, em direção à cidade onde Naor tinha morado. Quando nós fazemos o melhor ao Senhor, sempre haverá um diferencial maior sobre as nossas vidas. Mesmo porque, fazer com excelência é realizar algo além das expectativas. O “melhor de Deus” vai depender da dimensão da sua entrega, pois iremos colher aquilo que plantamos: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, sabendo que receberão do Senhor a recompensa.” (Colossenses 3:23,24) 

Para viver na dependência da sua provisão vai depender o quão estamos preparados para receber sua provisão. Muitas bênçãos podem ficar retidas simplesmente por não compreender aquilo que Deus espera da nossa parte, porque sua provisão está intimamente ligada na nossa cooperação.


1.    Esforço de Rebeca

“Assim ela esvaziou depressa seu cântaro no bebedouro e correu de volta ao poço para tirar mais água para todos os camelos…”  (Gênesis 24.20)

Como foi falado no capítulo anterior, Abraão envia o seu servo para sua parentela para que trouxesse uma esposa para Isaque. O servo de Abraão, porém, preocupou com a possibilidade da mulher recusar em segui-lo. Mas nesse caso, Abraão deixou claro que não queria que Isaque retornasse à terra de seus parentes. Para Abraão, um possível retorno de Isaque à sua terra natal significava a anulação da promessa de Deus. Então quando tudo foi esclarecido, ele foi até a cidade. Ao chegar às proximidades da cidade, ele ficou perto de um poço para dar agua aos seus camelos. Isso aconteceu no final da tarde, durante o horário que as moças costumavam sair para tirar água.

A.      Naquele momento, Eliezer orou a Deus pedindo um sinal que a moça que der agua para ele e para seus dez camelos, fosse a mulher indicada como esposa de Isaque. Um sinal difícil e desafiador, pois um camelo é capaz de tomar 100 livros de água de uma só vez. No momento que Eliezer termina de orar, uma moça muito formosa chamada Rebeca apareceu trazendo um cântaro nos ombros.

B.      Em seguida, Eliezer pediu um pouco de água e Rebeca não apenas lhe deu água, mas também se comprometeu a dar água aos seus camelos. Era uma tarefa árdua, pois os poços naquela época ficavam em lugares profundos que tinha que descer uma escada para encher os cântaros de agua. Ela nem imaginava quem era Eliezer e mesmo assim ajudou sem questionar. Uma generosidade genuína, porque foi livre de expectativa de recompensa. Enquanto isso Eliezer ficou apenas observando em silêncio o esforço de Rebeca. Saiba que Deus está observando seu esforço e sua dedicação no reino de Deus: “A sua recompensa está com ele e seu galardão o acompanhará.” (Isaías 40.10)

C.    Assim que Rebeca acabou de dar água aos camelos, Eliezer deu a Rebeca um pendente e duas pulseiras de ouro e perguntou a ela quem era seu pai.  Ela respondeu: “Meu pai é Betuel, filho de Milca e de Naor!” Diante da resposta de Rebeca, o servo se prostrou e adorou a Deus, reconhecendo a providência divina.  Ao perguntar a Rebeca quem era seu pai mostra que a garantia de fazer parte da herança de Deus não é nosso esforço ou nossa generosidade, mas pela paternidade de Deus que nos dá a garantia de ter acesso ao seu reino de Deus.


2.    Confiança de Rebeca

“O Senhor, o Deus dos céus, enviará o seu anjo adiante de você para que de lá traga uma mulher para meu filho Isaque…”  (Gênesis 24.7)

Então Rebeca conduziu o homem à sua casa e o apresentou à sua família para hospeda-lo. Ao chegar na casa de Rebeca, o servo explicou à família de Rebeca o propósito de sua visita e contou a todos sobre como Deus providenciou de maneira extraordinária a sua missão. Diante de tudo o que foi falado, seu irmão Labão e seu pai Betuel consentiram que Rebeca fosse levada como esposa de Isaque, mas deixaram que Rebeca desse a palavra final se aceitaria ou não. Uma decisão que não foi imposta ou obrigada aceitar. Caso aceitasse, Rebeca teria de sair de seu lar, partir para uma terra desconhecida e se casar com um homem que nunca havia conhecido antes. Entretanto, sem hesitar, respondeu: “Sim, eu quero!”

A.      A decisão de confiança, pois ela abraça sem medo o seu proposito e seu destino. Mesmo porque, ela não teve nenhuma garantia que Eliezer era realmente servo de Abraão ou não teve uma prova concreta detalhada quem seria seu futuro esposo. Uma convicção clara que Rebeca reconhecia a mão de Deus em sua história e lançou sem medo.

B.      Depois disso, Rebeca partiu rumo à casa de Abraão para se encontrar com Isaque. Ao cair da tarde, Isaque ergueu os olhos e avistou a comitiva do servo de seu pai. Quando Rebeca viu Isaque, tomou seu véu e se cobriu. Então Isaque casou com Rebeca e se tornou a nova matriarca da família de Abraão. Tudo isso se confirma quando Abraão afirmou para Eliezer que um anjo do Senhor irá adiante dele para preparar uma esposa para Isaque. Em toda a narrativa não vemos nenhum anjo aparecendo a Eliezer ou, até mesmo, algo sobrenatural acontecendo durante o caminho.

C.      O que vemos era apenas o agir discreto de Deus. Isso nos ensina que, muitas das vezes, a provisão de Deus será de maneira discreta, ou seja, nos pequenos detalhes vemos seu cuidado. Apenas quem tem olhos da fé poderá perceber e entender: “Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, assim também não sabes os caminhos de Deus…” (Eclesiastes 11.5) Você tem prestado atenção em cada detalhe de sua vida? Quando conseguimos enxergar o agir de Deus nos detalhes, conseguimos ter coragem e a confiança de Rebeca de nos entregar sem medo e sem receio.

CONCLUSÃO

Até hoje a história de Rebeca nos inspira com suas características marcantes, como sua bondade, confiança, diligencia, esforço e sua hospitalidade com seu servo Eliezer. Uma mulher que foi protagonista na história de Israel. Tanto que tornou um símbolo da igreja (Rebeca) e o noivo Cristo (Isaque)

LEIA MAIS…

A HISTORIA DE RUTE, UMA MULHER CONFIANTE

Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

Deixe o seu comentário