CHAVE DA SABEDORIA: TEMOR AO SENHOR

“Ai de vocês que se apoderaram da chave do conhecimento. Vocês não entraram e impediram os que os outros possam entrar “ (Lucas 11.52)

INTRODUÇÃO: No contexto, Jesus estava repreendendo os fariseus e escribas por entregar falsos ensinamentos e fazia com que as pessoas mantivessem na ignorância das escrituras. Antigamente, poucas pessoas sabiam ler e escrever. Mesmo entre quem sabia ler, os pergaminhos eram muito caro para adquirir. Por isso, que a função do escribas e fariseus era tão importante naquela época, pois eles registravam e copiavam tudo que fosse importante preservar. Além disso, os escribas eram conhecidos como doutores e mestres, pelo fato de dedicar à interpretação e aplicação da Lei de Moisés. Entretanto, eles davam mais valor às regras e tradição do que a misericórdia e a vontade de Deus. Usam as escrituras para julgar as pessoas, para dizer se estão certas ou erradas, mas, muitas vezes, o fazem de acordo com seus próprios critérios e interesse.

A.      Em várias ocasiões, Jesus repreendeu os escribas e mestres da lei pelo fato de distorcer as leis e usarem as escrituras em benefício próprio. Eles estudavam e se tornaram defensores do conhecimento, em proveito próprio.  (Mateus 23:13-15).

B.      Essa repreensão de Jesus é uma advertência para todos nós que conhecemos as leis do Senhor, mas não conseguimos adentrar por essa porta da revelação do conhecimento pelo fato da falta de temor a sua palavra. Os escribas não conseguiam ter acesso a essa porta da revelação de Cristo, pois a chave e os métodos que eles estavam usando é para benefício próprio. Mesmo porque, a chave da sabedoria é o próprio Jesus e para possui-la e adentra-la é por meio de Cristo e submissão a sua vontade (João 14.6).

C.      A sabedoria engrandece a Deus, vem d’Ele e pertence a Ele. As escrituras não são apenas textos motivações ou regras morais, mas um caminho para conhecer a pessoa de Cristo.  Essa chave está mais acessível do que podemos imaginar, na qual está disponível na obediência e temor a palavra: “Vocês devem obedecer-lhes e cumpri-los, pois assim os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês.” (Det 4.6)

D.     Quer tomar decisões sabias na sua vida? Quer ter uma vida feliz e abundante? Apenas olhe para o exemplo de Cristo e submeta a sua vontade por meio de uma entrega genuína de arrependimento, obediência, temor e humildade na sua presença.


Chave da sabedoria:  Temor ao Senhor

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento…” (Provérbios 9.10)

Nesse verso, traz uma declaração de forma específica sobre o temor a Deus.   O temor a Deus é o respeito profundo pelos seus ensinamentos, uma consideração e uma admiração pela sua vontade e uma reverencia aos seus mandamentos. Um reconhecimento claro de que Deus é o Criador de todas as coisas e Senhorio da nossa vida.  Esse temor é a própria fonte da sabedoria, isto é, a essência da sabedoria divina. Ela é a única base para o verdadeiro conhecimento. Na verdade, o temor ao Senhor a uma submissão a sua vontade e um entrega aos seus propósitos. Através disso, que nos garante o relacionamento pessoal com Deus, nos faz ter acesso em sua presença a um genuíno conhecimento da sua vontade e, principalmente, nos faz agir com sabedoria. Claro, o temor não significa ter muito medo de Deus ou medo de Seu castigo, mas um respeito por Deus, Seu poder e Sua santidade.

A.      Resumindo, o temor ao Senhor nos faz mais prudentes em nossos caminhos, isto é, um reconhecimento total da dependência de Deus pela sua direção (Salmo 111:10). Ela nos motiva buscar sua vontade e nos dá uma pré-disposição em mergulhar em sua presença.

B.      Logo, o temor ao Senhor é algo divino que é gerado dentro do nosso coração. Ela que nos faz entristecer quando desobedecemos a sua palavra e nos ajudam a resistir às tentações e vencer o pecado. Além disso, o temor faz a gente viver uma vida de santidade e justiça perante Deus e perante as pessoas. Ela molda o nosso caráter, transforma a nossa vida e nos leva o quebrantamento e arrependimento das nossas falhas

C.      Por outro lado, a falta do temor ao Senhor faz com que ficamos cegos em nossas escolhas e imprudentes em nossas atitudes, que acaba bloqueando os mistérios da sua vontade e uma limitação da revelação da sua graça. O ímpio não tem receio daquilo que faz, pois seus pecados e iniquidades não pesam em sua consciência: “Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão e não me encontrarão. Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor…” (Provérbios 1.28,29)


CONCLUSÃO

A partir de hoje decida viver uma vida de temor ao Senhor. Saiba que há vários benefícios para aqueles que decide andar no temor ao Senhor: “O temor do Senhor garantirá galardão, riquezas, honra e vida aos humildes” (Provérbios 22:4)

LEIA MAIS…

BUSCA DO CONHECIMENTO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário