LIGADOS NA VIDEIRA – VIDA DE DEUS “ZOE”

“Eu sou a videira, vocês são os ramos. Se permanecer em mim, esse dá muito fruto, pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15.5)

INTRODUÇÃO: A figura da videira era bem conhecida no antigo testamento. Tanto o profeta Isaias, Jeremias e como Ezequiel usavam essa mesma figura para comparar com o povo de Israel. O próprio Deus plantou sua vinha (Israel) e esperava que frutificassem, entretanto, pela rebeldia dos seus pecados, seus ramos secaram. O povo de Israel fracassou, tornando numa videira seca, sem vida. O propósito de Deus era que o povo de Israel revelasse para as nações a bondade de Deus. No entanto, essa videira não produziu o que era esperado. O profeta Isaias afirma: “O Senhor afofou a terra, arrancou todas as pedras e plantou na sua vinha. No meio da vinha, Ele construiu uma torre de vigia. Ele esperava que a vinha dessem uvas doces, mas acabou colhendo uvas bravas, amargas…” (Isaias 5.2,7)

A.      Nessa declaração de Jesus, afirma que agora ele é a videira. Ao estar ligado nele, Jesus propõe uma proposta de vida coletiva, dependente, interligada e abundante. Ao estar ligado nele, proporciona vida do Espírito, onde os padrões de escolhas e decisões estarão ligados aos princípios e propósitos de Deus.

B.      No verso seguinte, Jesus apresenta o Pai como o agricultor que limpa os ramos para produzirem mais frutos para seu reino.  Com essa ilustração, Jesus está nos dizendo que a frutificação depende de sermos podados por Deus. É Ele que opera em nós e, por meio do Espírito Santo, limpa nossa vida de tudo aquilo que compromete o nosso crescimento.

C.      Ele retira de nossa vida ramos desnecessários que atrapalham o crescimento, fazendo produtivos para o reino. Esse processo é doloroso, pois envolve a renúncia dos nossos desejos. Saiba que a falta de frutificação acontece quando deixamos de nos purificar dos nossos pecados e quando recusamos nos alimentar da sua palavra através de uma comunhão constante em sua presença: “Aos que receberam a Cristo, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, transbordando de gratidão.” (Coss 2.6,7; 1.9,11) 

D.     Diante disso, gostaria de encorajar a permanecer conectado na videira. E descubra que somente através da ação do Espirito Santos podemos dar frutos para seu reino. Apenas se submeta sem medo de ser podado pelo Senhor.

 

Vida de Deus – “ZOË DE DEUS”

“Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida…” (1 João 5.12)

No Novo Testamento a palavra “vida” no grego nos revela um entendimento profundo e extraordinário das Escrituras. Existe pelo menos três termos usados para a palavra “vida” no grego: “Bios” (vida biológica, tem a ver com a vida do corpo); “Psique” (vida psicológica, tem a ver com a vida da alma); “Zoë” (vida espiritual, tem a ver com a vida do Espírito). Quando são traduzidas, a palavra seja a mesma, elas não são sinônimas, mas distintas. No original grego, a palavra “zoë” significa a vida completa e absoluta em Deus. Uma vida real, pura e genuína no Espirito. Uma vida ativa no seu reino e vigorosa em sua presença. Quando Cristo venho ao mundo, a Vida de Deus se manifestou entre nós por meio da cruz de Cristo e foi implantada em nosso espirito a partir do momento de entregamos nossa vida a Ele.

A.      Embora Jesus tenha vindo ao mundo para trazer a vida de Deus “Zoe”, isto é, uma vida abundante e plena no Espírito, não são todos que desfrutarão dela. A plenitude dependerá do nosso comprometimento em renunciar os desejos da carne: “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz” (Romanos 8.6; Gálatas 6.8)

B.      Portanto, para que a vida de Deus seja liberada em nós, a velha natureza tem que ser crucificada na cruz, ou seja, para que o fluir da sua presença aconteça é preciso aceitar o processo de carregar a cruz todos os dias. Nossa “Psique” precisa ser tratada e subjugada a vontade de Deus. Esse tratamento começa com a morte do velho homem. Quanto mais renunciamos os desejos da carne mais alcançaremos a vida de Deus. Somente a sujeição à morte do pecado, liberará a vida Zoé de Deus em nós. A morte é o que libera a vida.

C.      Enquanto não entendermos isso, a nossa alma vai continuar no controle do pecado, impedindo o fluir da vida de Deus. Embora essa vida Divina esteja dentro de nós, para que ela esteja sempre operante a atuante em nossa vida é preciso uma postura de permanecer nele em obediência: “Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto…” (João 15.5)

CONCLUSÃO

Quando os nossos velhos hábitos não forem transformados e nossas atitudes não forem amadurecida, nunca experimentaremos a vida de Deus. A partir de hoje decida viver a Vida zoé que Jesus conquistou para você. Um espírito cheio de Vida n’Ele!

LEIA MAIS…

UMA VIDA ABUNDANTE

Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário