POBRES DE ESPIRITO HERDARÃO O REINO DOS CÉUS

“Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus…” (Mateus 5.3)

INTRODUÇÃO: O Sermão da Montanha é um discurso mais extraordinário de Jesus Cristo. Foi à beira do Mar da Galileia, aos pés do Monte conhecido das Bem-Aventuranças. Nestes discursos, Jesus Cristo mostra lições de conduta moral, ditando os princípios elementares da vida cristã. O próprio Jesus apresentou um contraste bastante claro entre a felicidade segundo Deus e a felicidade segundo o mundo. Do mesmo modo, Jesus apresenta as diferenças entre um justo e o ímpio. Ou seja, uma descrição do caráter de quem serve o Reino e o caráter quem não serve o Reino. Os sermões do mestre tratam do mais longo ensinamento nas Escrituras contendo mais de vinte e quatro temas abordados. Uns dos temas é que os pobres de espirito herdarão o reino dos céus.

A.    Agora, para entender melhor “pobre de espirito”, devemos descartar algumas ideias equivocadas de que se trata apenas na pobreza material ou falta de condições financeiras. Segundo as escrituras, ser “pobre de espírito” é despojar e esvaziar de si mesmo e ser movido pelo Espírito de Deus. São aquele que reconhece sua fraqueza e pequenez diante de Deus e consegue colocar toda a sua confiança n‘Ele. São pessoas que não confia em sua própria justiça ou obras, mas na graça e na misericórdia de Deus (Lucas 18.9). É despojar e esvaziar dos bens terrenos e ser generosos para quem mais precisa.

B.      No discurso, Jesus termina com a promessa “porque deles é o reino dos céus…” Isto significa que somente aqueles que compreendem a sua condição espiritual que serão recebidos em Seu reino. Saiba que somente o conhecimento das escrituras levará a prosperar em todas as áreas da nossa vida e fará descobrir que tudo que temos e o que alcançamos vem de Deus: “Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade.” (Salmos 115.1)

Que Deus possa abrir nossos olhos e ter um entendimento claro da nossa condição espiritual quando estamos longe da sua presença. Que através desse entendimento, tornemos mais humildes, simples e dependentes d’Ele.


1.    Humildes de espirito

“Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus…” (Mateus 5.3)

O Senhor Jesus estava diante de uma grande multidão quando subiu ao monte e passou a ensinar. A primeira bem-aventurança, segundo Jesus, declara que os humildes de espírito herdarão o reino dos céus. A palavra “humildes” no vocabulário grego é “Ptochói”, normalmente traduzido como “pobres”, quem tem a definição de uma pessoa desprovida de tudo, uma plena e total necessidade, um mendigo que pede esmolas, que vive da caridade das pessoas. Por exemplo, quando ajudamos um morador de rua, nunca esperando algo em troca, porque sabemos que o morador de rua não tem nada de valor para retribuir. Dessa forma, compreendemos que humildes de espirito reconhece que não tem nada para oferecer. Um sentimento claro que nada somos, nada temos, que dependemos totalmente da misericórdia de Deus, sem Ele não podemos fazer nada. (João 15.5)

A.      Na realidade, quando estamos vazios que seremos cheio da sua graça. Saiba que toda expressão da nossa fé é mediante a graça de Deus. A graça é alcançada quando reconhecemos que tudo que recebemos não é por nossos méritos, mas tudo vem de Deus.

B.      Logo, ser humilde de espírito e uma completa carência e dependência de Deus. Uma consciência clara que necessitamos da graça e da misericórdia de Deus. São aqueles que submete à vontade divina e coloca a plena confiança em Deus.  Todo aquele que deseja andar com Deus deve, necessariamente, ter humildade como sendo o alicerce em sua vida, segundo a qual todas as demais virtudes são apenas consequência.

C.      Ela é a raiz que alimenta todas as outras virtudes, enquanto o orgulho é a raiz que alimenta todos os outros pecados. Uma virtude vem de dentro para fora e não simplesmente aquilo que mostramos exteriormente. É o alicerce para tudo aquilo que iremos conquistar em Deus. Aliás, humildade não significa suprimir a própria personalidade ou se diminuir diante do potencial ou habilidade. Isso não é virtude, mas um pecado. Quando diminuímos com baixa autoestima, estamos rejeitando e desprezando a criação que Deus criou.

CONCLUSÃO

Quanto mais humilde de espirito formos mais ricos seremos aos olhos de Deus, pois a humildade nos leva a sermos honrados: “O temor do Senhor é instrução da sabedoria, e a humildade leva a honra.” (Pv 15.33)

LEIA MAIS….

O VALOR DA HUMILDADE

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/


«
»

2 Comentários

  1. José Carlos da Silva disse:

    É muito relevante estes comentários,bem explicados e edificantes. Me ajudou muito

Deixe o seu comentário