VALOR DA HUMILDADE

“Eu lhes asseguro que, se vocês não tornarem humildes como essas crianças, jamais entrarão no Reino dos céus…”  (Mateus 18.3)

INTRODUÇÃO: Ao lermos essa declaração de Jesus, percebemos a contradição entre a visão dos discípulos e a visão de Jesus. A visão dos discípulos era que Jesus subjugaria o governo Romano e reinaria sobre Israel. Os discípulos acreditavam que um dia receberia cargo de confiança em seu reino, por esse motivo queria saber qual dos discípulos ser seria maior. Entretanto, a resposta de Jesus foi usar o exemplo de uma criança para descrever quem seria maior em seu reino. O próprio Jesus tenta esclarecer aos discípulos que para ser grandes aos olhos de Deus é preciso ser humildade do coração, na simplicidade de viver, na pureza das ações, assim como podemos notar nas virtudes de uma criança. Esta é uma das virtudes que mais agrada a Deus.

A.    Nesse texto bíblico, Jesus usou uma criança como exemplo de humildade. A sua relação de dependência estabelece o seu vínculo com o Criador. É através desta pureza, inocência, confiança e simplicidade que Jesus está falando, sem a qual ninguém entrará no reino de Deus.

B.      Portanto, devemos ser como criança, para que Cristo venha de fato habitar em nós e tudo o que Ele exige é um coração puro, humilde, que confie n’Ele. Uma dependência do seu cuidado e de sua misericórdia. Assim como a Parábola do Fariseu e o Publicano, onde algumas pessoas que confiavam em si mesmas e se considera justas, e por isso desprezavam os outros.

C.    Entretanto, a oração do publicano era um desejo desesperador do perdão de Deus e uma demonstração da dependência da graça. Saiba que o arrependimento já é um ato de humildade. A maneira de se aproximar de Deus é um gesto de humilhação em sua presença, pois é através desse caminho de reconhecimento que somos dependentes que experimentamos o fluxo da graça: “Porque habito com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos…” (Isaías 57.15)  

D.     É tempo de voltar os nossos olhos para Deus, considerando quem Ele é e que nada somos diante d‘Ele. Então examine o seu coração e veja se existe um sentimento de soberba, altivez, justiça própria ou autossuficiência. Se assim o fizermos seremos alcançados por essa bem-aventurança.

 

1.    A PARABOLA DO FARISEU E PUBLICANO 

“Porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado” (Lucas 18:14)

A Parábola do Fariseu e o Publicano é um dos mais belos ensinos sobre a humildade, pois retrata duas orações feitas por dois homens com dois resultados completamente diferentes. Os fariseus era um partido religioso que era radicalmente conservador. A fama de piedade fazia deles homens exclusivos, diferentes e especiais. Eles se orgulhavam por se acharem cumpridores da Lei e das tradições judaicas, na qual era comum que os fariseus irem ao templo para orar em lugares públicos. Eles buscavam lugares de destaque, talvez o mais próximo do santuário. Em sua oração, o fariseu mostrava para Deus o quanto ele era bom. Ele afirmava não ser um ladrão, um injusto, um adúltero e nem como um publicano.

A.      Em outras palavras, o fariseu estava dirigido ao seu próprio ego ao falar dos seus grandes feitos como jejuar duas vezes por semana e pagava seus dizimo de tudo que possuía. Por outro lado, os publicanos eram funcionários de Roma. Eles exerciam a função de cobrar tributos, impostos e taxas dos judeus. Os publicanos eram desprezados pelos judeus, especialmente pelos fariseus. O motivo disso é que eles eram considerados traidores e corruptos. Quando desejavam orar, eles procuravam a área externa do Templo.

B.      Ele reconhece seu estado de miséria em que se encontrava, e bateu contra o peito e clamando a Deus por misericórdia. O peso da vergonha fez com que nem mesmo olhasse para o céu, pois o único pedido do publicano era ser perdoado por Deus. Jesus então declarou que foi o publicano, e não o fariseu, que voltou para a casa justificado. A oração do publicano expressa uma clareza que aquilo que conquistamos pertence a Deus e é atribuída à sua misericórdia e graça. As palavras do publicano foram as mesmas do salmista Davi quando disse: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões…” (Salmos 51.1)  

CONCLUSÃO

A Parábola do Fariseu e o Publicano nos convida a fazer um autoexame das nossas vidas. Devemos olhar as motivações do coração e avaliar nossa conduta diante de Deus, afinal, Deus anseia que todos tenham acesso a sua presença.

LEIA MAIS…

POBRES DE ESPIRITO E POBREZA ESPIRITUAL

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

«
»

5 Comentários

  1. Toby Thomas disse:

    I was just searching for this information for some time. After 6 hours of continuous Googleing, at last I got it in your web site. I wonder what is the lack of Google strategy that do not rank this type of informative sites in top of the list. Generally the top web sites are full of garbage.

  2. Im very pleased to uncover this page. I want to to thank you for your time just for this fantastic read!! I definitely appreciated every little bit of it and i also have you saved to fav to look at new stuff in your web site.

  3. gateio disse:

    Your article made me suddenly realize that I am writing a thesis on gate.io. After reading your article, I have a different way of thinking, thank you. However, I still have some doubts, can you help me? Thanks.

Deixe o seu comentário