CARTA DA IGREJA TIATIRA

 “Aos que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás…” (Apocalipse 2.24)

INTRODUÇÃO: A igreja de Tiatira localizava na província romana da Ásia. Era uma grande cidade comercial, principalmente na produção de tecidos, cerâmicas e metais. A vida econômica da cidade era organizada por associações comerciais, ou seja, era impossível pertencer à vida social e comercial sem ter que aceitar os rituais de prostituição e as festas pagãs. Se não participasse dessas festas pagãs, era basicamente excluído da sociedade e passava por necessidade, fome e perseguição. Na prática, eles ensinavam os crentes de Tiatira a participar de todo o paganismo, com a desculpa de que isso não afetaria e nem prejudicaria a fé e as convicções. Por causa disso que a igreja de Tiatira foi repreendida pelo Senhor. Essa igreja, diferentemente da igreja de Éfeso, não perdeu o seu primeiro amor, ao contrário, cresceu em amor e fé.

A.      Todavia, junto a essas virtudes gloriosas habitava um erro grave em tolerar e aceitar o pecado.  Em outras palavras, o risco não estava vindo de fora da igreja, como caso da igreja de Laodicéia. Em vez disso, o perigo da igreja vinha de dentro.

B.      Na carta o Senhor adverte a igreja de que eles estão em um grave perigo espiritual. Uma igreja viva e atuante, porém estava tolerando os ensinamentos de Jezabel. O próprio Jesus usa o exemplo de Jezabel como algo intolerável no meio da igreja de Tiatira. Ela era uma rainha, mulher do rei Acabe. Uma mulher que era símbolo de idolatria e imoralidade.

C.      Na sequência, Cristo   declara sua disciplina e seu juízo que aquele que deliberadamente se deitar numa cama para se prostituir, agora se deitaria numa cama com enfermidades (Apocalipese 2.22).  Saiba que a santidade é uma característica essencial de uma igreja modelo. O pecado está ganhando força porque estamos calados e omissos como aquilo que é imoral, pois Deus continua afirmando em sua palavra: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1Pedro 1.16)

 

1.    TOLERANDO JEZABEL 

“Matarei os filhos dessa mulher, e saberão que sou aquele que sonda os corações, e retribuirei a cada um de acordo com as suas obras…” (Apocalipse 2:23)

Como foi falado no capítulo anterior, a igreja é elogiada por Cristo por suas boas obras, o seu amor, a sua fé e sua perseverança. É interessante observar que a igreja de Tiatira estava fazendo mais obras agora do que havia feito no começo (Apocalipse 2.19). Infelizmente, porém, a igreja estava tolerando certas práticas e costumes pagãos. Ao mesmo tempo em que a igreja de Tiatira apresentava excelentes qualidades, ela era culpada por ser omisso com aquilo que é errado.

A.      A igreja tolerava os ensinos de uma mulher que se dizia profetisa, simbolicamente chamada de Jezabel. Ela estava convencendo alguns crentes de que a liberdade cristã permitia a prática da imoralidade. Na carta de Judas, também diz sobre isso: “certos homens infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem…” (Judas 1.4)

B.      Diante disso, a igreja de Tiatira estava calada e conformada com a imoralidade dentro da igreja. De maneira imperceptível e sutil estava levando muitos ao erro. Quando observamos a origem da palavra “tolerar” veremos que tem a definição de “ não impor obstáculos; não proibir; aceitar facilmente; consentir; não previne; não pôr um ponto final.”

C.   Hoje, muitas pessoas estão morrendo por não ter pessoas corajosas em avisa-los sobre o perigo. Muitas das vezes não somos sinceros por medo de perder amizade ou ser rejeitado pela pessoa. Saiba que falar a verdade é uma demonstração de amor. Se realmente temos compaixão e amamos as pessoas não deixaremos desorientadas ou confusas em suas fraquezas.

D.     Em certos casos, temos que ser duro como nosso posicionamento naquilo que o evangelho não negocia. As pessoas estão cada vez mais conformadas e acomodadas em seus pecados por não ter líderes espirituais para confronta-los. Aliás, a santidade é a marca essencial de uma igreja modelo: “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” (Efésios 5.11; 4.14; 1Cor 6.9-10)

CONCLUSÃO

Não seja cúmplice do pecado. Se vê o erro, fale a verdade. Devemos tolerar as pessoas, mas não somos obrigados a tolerar o pecado. Se realmente termos consciência da Verdade, então o erro irá nos incomodar. Então não se conforme com o pecado, santifique-se e confronte com a verdade!

A carta à igreja de Tiatira termina com afirmação que aquele que for fiel não apenas reinará com Cristo, mas também receberão autoridade para governar com Ele: “Àquele que fizer a minha vontade e for fiel até o fim darei autoridade sobre as nações. Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro e receberá a estrela da manhã…” (Apocalipse 2.26-28)

LEIA MAIS…

CARTA DA IGREJA DE FILADELFIA

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

«
»

5 Comentários

  1. Im very pleased to uncover this page. I want to to thank you for your time just for this fantastic read!! I definitely appreciated every little bit of it and i also have you saved to fav to look at new stuff in your web site.

  2. Itís difficult to find experienced people in this particular subject, but you sound like you know what youíre talking about! Thanks

  3. Hello there! I just wish to offer you a huge thumbs up for your great info you have got here on this post. I will be returning to your website for more soon.

  4. Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

  5. 20bet disse:

    I am currently writing a paper and a bug appeared in the paper. I found what I wanted from your article. Thank you very much. Your article gave me a lot of inspiration. But hope you can explain your point in more detail because I have some questions, thank you. 20bet

Os comentários estão fechados.