IGREJA DE SARDES: PENSAS QUE ESTA VIVO

“Ao anjo da igreja em Sardes, conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto…”  (Apocalipse 3.1)

Introdução: A cidade de Sardes foi situada numa rota comercial importante na Asia menor. Era uma cidade próspera, devido a produção de ouro, prata, pedras preciosas, lã e tecido. Assim como outras cidades do Império Romano, Sardes era uma cidade idólatra. Após sua saudação inicial, o Senhor Jesus identificou o grande problema da igreja de Sardes. A igreja tinha uma boa reputação diante dos homens e uma péssima reputação diante de Deus. Era uma igreja que aparentava viver uma igreja ativa e um período de paz na cidade. Inclusive, na carta não fala de perseguição romana, nem de conflitos com falsos judeus ou falsos mestres como caso de outras igrejas, porém é tomada por indiferença e apatia com o reino de Deus. Sua reputação não ocultou a verdadeira essência dos olhos de Deus.

A.      Após dura repreensão, o Senhor deu mais uma oportunidade à igreja de Sardes ao arrependimento. Isso ficou mais claro quando Cristo afirmou que não tinha achado integridade nas suas obras. Ao invés de influenciar, a igreja era influenciada pela cultura pagão.

B.      Exteriormente, a igreja apresentava todos os costumes religiosos, as tradições e as formalidades, mas os cultos e seu compromisso com Deus era vazio e superficial. Enquanto demostrava uma aparência externa de espiritualidade, Deus enxergava a apatia espiritual que era a verdadeira condição intima daquela igreja. A igreja em Sardes era muito mais saudável por fora do que por dentro.

C.      O problema não foi a ausência total de obras, mas a falta de integridade delas. Embora indique uma igreja morta, existe algumas pessoas da igreja que não contaminaram suas vestes. Estes remanescentes que receberão a promessa do Senhor: “Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos…” As vestes brancas, descritas pelas Escrituras indicam sinônimo de pureza, santificação, vida cristã intocável. Será que sua reputação de “vida” não é senão um fino verniz por trás do qual a morte esconde sua face?

D.   Saiba que o Senhor que sonda o coração e prova a mente dos homens, assim como caso da repreensão de Jesus aos fariseus: “sois semelhantes aos sepulcros caiados, por fora são belos, mas interiormente estão cheios de imundícia…” (Mateus 23.27-28).

 

1.    IGREJA DE SARDES: Ladrão da noite


“pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus… Se você não estiver atento, virei como um ladrão da noite…”  (Apocalipse 3:2,3)

Como foi falado a cima, os cidadãos de Sardes se orgulhavam do fato da cidades ser uma verdadeira fortaleza. Ela possuía uma fortaleza cercada por imponente muralha, da qual se tornava impenetrável. Por muito tempo Sardes foi uma cidade praticamente inconquistável, fortificada naturalmente por montanhas. Por isto, diferentemente da maioria das cidades, poucas vezes eles foram invadidos e conquistados. Seu conquistador mais famoso foi Alexandre, o grande.  Embora ainda tivesse alguma importância comercial e militar como parte da província romana da Ásia Menor, Sardes não vivia mais os seus melhores momentos. Durante o período romano, pertencia à província da Ásia, nunca mais recuperou o seu prestígio devido a diversos ataques de inimigos da Síria.

A.      Era uma cidade com um passado glorioso e um presente de pouca importância em termos políticos devidos aos ataques de inimigos. Sem dúvida, os habitantes da cidade de Sardes podiam entender muito bem a analogia de ser surpreendido por um ladrão.

B.      A ideia era que da mesma forma como a cidade de Sardes foi surpreendida pela destruição repentina, a igreja experimentaria algo semelhante se não se arrependesse. Inclusive, essa advertência mostra quão próxima do mundo a igreja de Sardes estava, pois na Bíblia afirma que Cristo vem como um ladrão apenas para os incrédulos (1Tessalonicenses 5.4)

C.      Apesar da morte espiritual ser uma característica da igreja de Sardes, havia algumas pessoas que não contaminaram suas vestiduras” (Apocalipse 3:4). Essas pessoas, sem dúvida, eram pessoas genuínas que não tinham sido conformados ao mundo pagão. Que as nossas vestes possam estar sempre brancas, sem mancha, sem pecado. Uma vida de santidade e pureza em sua presença. Uma noiva preparada para sua volta. No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam limpas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça…”


CONCLUSÃO 

Que esteja sempre despreparado para esse grande dia da Sua volta. Caso suas vestes estão manchadas, saiba que somente o sague do cordeiro poderá limpa-la. É o sangue do Cordeiro que nos purifica de todo o pecado. Apenas corra para os braços do pai (I João 1.7)

LEIA MAIS…

IGREJA DE TIATIRA

IGREJA DE FILADELFIA

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

«
»

3 Comentários

  1. Im very pleased to uncover this page. I want to to thank you for your time just for this fantastic read!! I definitely appreciated every little bit of it and i also have you saved to fav to look at new stuff in your web site.

  2. Itís difficult to find experienced people in this particular subject, but you sound like you know what youíre talking about! Thanks

  3. Hello there! I just wish to offer you a huge thumbs up for your great info you have got here on this post. I will be returning to your website for more soon.

Deixe o seu comentário