Vaso de alabastro x nardo puro

“Maria pegou um frasco de nardo puro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos…” (João 12.3) 

Introdução: A páscoa se aproximava, Jesus resolveu ir para casa de Simão, em Betânia, que o ofereceu a casa para passar a noite. Enquanto Jesus estava jantando, Maria, irmã de Marta e de Lázaro, carregando um vaso de alabastro que continha nardo puro e derramou sobre Jesus. O Nardo é uma planta que é extraído um óleo essencial, que é usado tanto para perfume como também para várias propriedades medicinais.  Esse nardo era selado e lacrado e era importado as regiões asiáticas. Esse pequeno vaso de alabastro era quebrado e usado uma única vez em ocasiões muito especiais. Judas estipulou o preço do nardo que havia naquele vaso de alabastro em trezentos denários (João 12:5). Isso equivalia a um ano de salário de um trabalhador da época.

a)      Esse parece um ato impensado, tanto que em Marcos é demonstrado à preocupação em relação ao desperdício do óleo. Mas, esse ato possui uma simbologia, Maria mostra que considerava Jesus mais importante que o precioso nardo puro. Talvez, Maria, tivesse guardado este perfume caríssimo para uma ocasião muito especial.

b)      Esta mulher, sem preocupar com que os outros iriam pensar, tomou uma atitude fé e adoração, colocando-se aos pés de Jesus, que a elogiou e pediu para fosse registrado em memória dela. O melhor de Maria, naquele momento, foi ungir o Senhor com o nardo puro, mesmo sendo necessário quebrar aquele vaso de alabastro caríssimo. Podemos apresentar o nosso melhor para Deus de várias maneiras. Desde que seja espontâneo, verdade e sincero diante do Senhor.

c)      Então quebre seu coração e sua vida no altar no Senhor. Sua vida é seu bem mais precioso. Ele espera que você coloque aos pés dele sem reserva, uma entrega por inteiro. Mesmo porque, o melhor nem sempre precisa ter uma conotação material ou financeiro, como podemos notar na história acima, pois a palavra de Deus deixa claro que “o verdadeiro sacrifício é um espirito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás o Senhor…” (Salmos 51:17).

d)      O seu melhor é tudo o que você pode oferece ao Senhor, seja seu tempo, talentos, habilidades, ofertas, etc. Apresente o seu melhor com seu coração integro na presença do Senhor.  Em tudo que fizer em seu reino seja um simples copo de agua para uma pessoa carente, faça o seu melhor, pois Deus o recompensará. E sempre busque apresentar o seu melhor para agradar a Deus e não aos homens. Veja agora o sacrifício de Davi, onde decidiu entregar o melhor para Deus. 

 

1.O nardo puro x sacrifício de Davi

“Porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, sacrifícios que não me custem nada” (2Samuel 24.24)

No contexto, Davi em seu orgulho, havia realizado um censo do seu exército. Ele queria mostrar para seu povo e para nações vizinhas o poder militar do seu exército, a fim de se orgulhar por seu poder. Uma atitude que demostrava mais confiante em seu exército do que a força e a proteção do próprio Deus em suas batalhas. Na verdade, realizar um censo de seu exército não era errado, mas a motivação do coração de Davi que não agradou ao Senhor. Como punição de juízo, Deus envia pestes a Israel. Entretanto, Davi logo reconheceu o seu pecado e pediu perdão ao Senhor e, para aplacar a ira de Deus, era necessário oferecer um sacrifício na eira de Araúna.

a)      Nessa ocasião, Davi vai até Araúna com seus servos para oferecer sacrifício, porém, Araúna imediatamente entrega de graça a Davi suas terras e oferece tudo que o rei precisava para fazer aquele holocausto, mas Davi prontamente recusou aceitar de graça. O próprio Davi estava convencido de que sua oferta ao Senhor teria que custar um preço.

b)      O exemplo de Davi, nos ensina que devemos oferecer o nosso melhor sacrifício ao Senhor. Muitas das vezes, acabamos ofertando a Deus algo por obrigação, sem prazer, sem devoção. Oferecem ao Senhor apenas o que sobra, o resto de seus talentos, de seu tempo, de suas finanças. Contudo, servir ao Senhor tem um custo.

c)      O próprio Deus, em seu amor interminável e incondicional, enviou o seu único Filho, entregando de melhor que tinha para nos salvar e Ele espera que fazemos o mesmo. Mas, acredite, vale a pena fazer com excelência e com amor o que Deus nos confiou a fazer: “Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá…” (1Coríntios 13.3)

Conclusão 

Então ofereça a Deus o melhor, aquilo que tem de excelência, sem reservas. Entregar o melhor ao Senhor é envolver o coração e alma. Uma atitude sem medir esforços ou obstáculos, apenas fazer por amor. Que o Espírito Santo te conduza a melhor forma de ofertar e oferecer algo ao Senhor.

Leia mais….

A dança da Davi e o desprezo de Mical 

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 600 MENSAGENS DIVIDIDA EM 20 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO +55 1196614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário