A chamada de Eliseu e a porção dobrada

Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: “O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você? ” Respondeu Eliseu: “Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético”. 2 Reis 2:9

Introdução: Quando Elias estava chegando no fim do seu ministério, Deus instruiu a ungir um jovem chamado Eliseu para substitui-lo. Ao chegar em Damasco, Elias encontrou Eliseu arando a terra com doze juntas de bois. Eliseu provavelmente era um agricultor vindo de família próspera, já que possuía 12 juntas de bois. Nesse encontro, Elias lançou sua capa sobre Eliseu. Um símbolo de transição para substitui-lo, ou seja, ele estava sendo designado como profeta em Israel. Aqui existe dois pontos a ser considerado:

1.      Voluntariedade de Eliseu – Observe que Elias não obrigou ou ameaçou Eliseu em segui-lo, apenas estendeu sua capa. Não houve uma resistência do profeta das suas prerrogativas, justificativas ou desculpas para não segui-lo. Hoje Deus está à procura de voluntários que se colocam a disposição do seu reino, pessoas que cumpra sua chamada. Aliás Deus nos chamou para a tríplice vocação: salvação, santificação e serviço. Em Mateus 9.37 o próprio Jesus reúne os discípulos e afirma que a “seara é grande, mas os trabalhadores são poucos…” Em seguida, fez um apelo aos discípulos que orassem para que Deus envie mais trabalhadores para a sua seara. Esse apelo de Jesus é que tem muitos que seguiam, mas são poucos os voluntários que tem a disposição em cumprir sua missão.

2.      Esforço de Eliseu – No encontro com Elias, Eliseu estava arando a terra com doze juntas bois, isso demostra que ele tinha uma equipe de homens que ajudava no campo. Um homem esforçado e trabalhador. Na Bíblia, vemos que Deus sempre chama os trabalhadores, aqueles que estão ocupados. Quando Deus chamou Josué para liderar o povo de Israel, ele já era comandante do exército de Israel. Quando Deus escolheu José para governar o Egito, ele já liderava o cárcere do Egito. Saiba que a revelação da sua chamada será apenas uma extensão daquilo que já faz no reino de Deus.

Proposito: Nesse estudo, veremos lições gloriosas sobre a vida e ministério de Eliseu, e como podemos aplicar essas lições em nossa vida. Para extrair algumas lições é preciso entender os desafios e decisões que Eliseu precisou tomar para tornar o que ele tornou.

 

1.   A despedida da família

 Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias. “Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe”, disse, “e então irei contigo. Vá e volte”, respondeu Elias. ” (1Reis 19.20)

Como vimos, Eliseu foi convidado pelo profeta Elias para acompanhá-lo. Ele serviu como um auxiliar. Na primeira descrição de sua atuação, ele é aquele que “deitava água sobre as mãos de Elias” (2Reis 3.11). Quando convivemos com pessoas experientes e propósitos semelhantes, é possível aprimorar nossos talentos e ampliar nossa visão. A conexão é crucial tanto para quem está começando no ministério quanto para quem já está no ministério. Quando conectamos como pessoas espirituais as nossas decisões serão mais assertivas, o compromisso será mais intenso e o amor a Deus será mais forte, assim como caso de Josué: “Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda…” (Êxodo 33.11)

A.      Ao saber que se tornaria profeta em Israel, Eliseu pediu para despedir da sua família. A bíblia não fala dos questionamentos e perguntas que seus pais fizeram sobre essa decisão tão radical em largar tudo. A despedida aos pais não significa desfazer os laços familiares, mas desapegar daquilo que prendia para cumprir sua chamada. Enquanto muitos colocam a família na frente de tudo, Eliseu a deixou para priorizar Deus em sua vida. Há o exemplo de Abraão, onde teve de deixar sua parentela para viver o novo tempo. Quando Deus nos chama e tornamos seu discípulo, não é possível colocar nada como prioritário: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim…” (Mateus 10.37)

B.      O que impressiona é que Elias diz para Eliseu:  “Vá e volte…” Uma ordem que precisava ser obedecida e seguida. Aquele que está debaixo de submissão do senhorio de Cristo, vai estar debaixo de autoridade para expulsar demônios e fazer milagres (Lucas 10.19). Saiba que Deus tem uma visão e um proposito grande ao seu respeito. Existe um poder dentro de você que precisa ser exposto e revelado, mas só irá realizar se estiver debaixo dessa autoridade.  A razão pela qual Deus te trouxe para esse ministério é submeter essa autoridade, pois ausência de autoridade traz destruição e derrota. Quando estamos debaixo da autoridade de Deus fornece proteção, segurança, promoção, liberdade, identidade. Enfim, quando nos submetemos ao Senhorio de Cristo ele nos leva a um caminho de conquista e vitória. Se Deus mandou esperar, então espere pois ele sabe e conhece o seu futuro.

2.   A renúncia de Eliseu

Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, e se tornou o seu auxiliar. 1 Reis 19:21

Quando Eliseu despediu da sua família, ele também decidiu matar todos os bois. Segundo o texto, ele ofereceu a carne ao povo. Ele queimou sua única fonte de sustento. Seus últimos recursos foram desfeitos e destruídos. Uma atitude de confiança que Deus seria o seu sustento. O fato de Eliseu ter sacrificado a junta de bois, revela seu compromisso em encerrar seu antigo modo de vida e se dedicar exclusivamente ao novo. Praticamente, Eliseu estava destruindo “todos seus apegos”

A.      Nessa decisão tão radical, Eliseu poderia ter mantido seus bois vivos, caso não desse certo em seu ministério profético. Entretanto, ele sabia que aquelas juntas de bois poderia ser uma armadilha espiritual, um retrocesso, um recuo, um olhar para trás. Agindo assim, ele estava eliminando qualquer possibilidade de voltar sua velha vida. Essa decisão deixou claro que não queria olhar mais para trás. Se decidisse voltar atrás, não encontraria mais o seu arado, nem os seus bois.

B.      Se quisermos viver o novo de Deus,  é preciso se despedir-se de tudo aquilo que nos prende e paralisa. Esse é o tempo de fazer uma “fogueira” e queimar tudo aquilo o que impede o avanço em nossa chamada, seja vícios, pecados, relacionamentos, amizades, recursos. Sim, é tempo de deixar a “zona de conforto” e obedecer a chamada de Deus: “Nenhum soldado se deixa envolver [embaraçar] pelos negócios da vida, já que deseja agradar aquele que o alistou…” (2Timóteo 2.4) Se as redes sociais ou suas amizades esta sendo uma barreira para avançar em sua chamada, seja radical e exclua isso na sua vida.

 

3.   DESEJO DE eliseu: PORÇÃO DOBRADA

 Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: “O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você? ” Respondeu Eliseu: “Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético”. 2 Reis 2:9)

Os dias se passaram, e naquela altura, Eliseu sabia que algo estava preste acontecer com Elias. Na realidade, essa notícia já havia se espalhou pela cidade ao ponto de Eliseu não desgrudar de Elias: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida, que não te deixarei ir só.” (2Reis 2.6)).  Quando Elias estava próximo de partir, Elias faz uma pergunta a Eliseu: “O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você? Então Eliseu faz um pedido ousado e desafiador: “porção dobrada do teu espírito” (2Rs 2:9). Ele tinha a oportunidade de fazer qualquer pedido. Uma possibilidade de mudar sua vida, entretanto, ele pede porção dobrada.

A.      A porção dobrada não era o dobro da unção ou dobro de milagres que Elias realizou, mas estava desejando que lhe fosse concedido o privilégio de ser o principal sucessor de Elias. Eliseu estava reivindicando, naquela ocasião, uma herança espiritual. Ele simplesmente estava desejando ficar no lugar de Elias, um pedido legítimo que refletia o propósito soberano de Deus. Com tal pedido que expressa uma ligação com os direitos do filho primogênito na lei da herança (Deuteronômio 21:17)

B.      A pergunta de Elias era exclusivamente conhecer as motivações e intenções do coração do jovem Eliseu. Na verdade, o coração de Eliseu foi exposto e provado. Hoje Deus faz essa mesma pergunta para nós: “Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade…” (Salmos 2:8) Nossos anseios e desejos precisa ser verbalizadas e faladas, para então Deus fazer aquilo que queremos. Na bíblia afirma somos herdeiro mediante a cruz de Cristo, ou seja, essa herança é um ato da graça de Deus (Romanos 8:17)

C.      Se queremos receber essa graça precisamos colocar no caminho dessa graça através de uma vida de renúncia, santidade, oração, esforço, obediência. Enfim, existe um caminho a ser trilhado e seguido. Na qual Elias lhe respondeu que “dura coisa pediste“, ele se referia ao fato do preço e dos desafios que Eliseu iria enfrentar no caminho. Saiba que fomos chamados para renúncia. Existe um preço a ser pago. Existe lágrimas para ser derramadas para todos aqueles que querem viver e cumprir a chamada.

Conclusão

“Elias oferece uma condição para receber a porção dobrada: “Se você me vir quando eu for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido. De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho…” (2 Reis 2.11)

Quando Elias foi levado ao céu em um redemoinho, Eliseu rasgou suas vestes e exclamou: “Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros.” Tal exclamação denota um título de respeito e um verdadeiro pai espiritual. Ao rasgar suas vestes estava se sentido com um órfão, perdendo uma referência a qual ele admirava. A Bíblia nos diz que Eliseu ficou com a capa utilizado por Elias (2Rs 2:13). Após a trasladação de Elias, o poder de Deus foi imediatamente confirmado no ministério do profeta Eliseu com a realização de milagres, sendo a travessia miraculosa do Jordão. Seu ministério durou em torno de cinquenta anos, cobrindo os reinados de Acabe, Acazias, Jeorão, Jeú, Jeocaz e Joás.

      LEIA MAIS…

O MACHADO EMPRESTADO

ELISEU: RESPOSTA NO DESERTO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 600 MENSAGENS DIVIDIDA EM 20 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO +55 1196614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. graliontorile disse:

    Hmm it looks like your blog ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog blogger but I’m still new to the whole thing. Do you have any tips for first-time blog writers? I’d genuinely appreciate it.

Deixe o seu comentário