Salmos 131 – Simplicidade, humildade e confiança de Davi

“ Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim…” (Salmos 131.1)

Introdução: Neste salmo, nos faz refletir sobre a importância da simplicidade, humildade e confiança de Davi. Esse é um salmo que parece vir de alguém muito simples, entretanto, venho do próprio rei Davi, que realizou feitos memoráveis. Ele não deixou que o sucesso sufocasse aquilo que era mais importante. As coisas mais simples desta vida são as coisas que mais nos encanta e fascina como a beleza de ver sua família reunida na mesa, seu filho jogando bola no quintal de casa, um sono longo e tranquilo durante a noite, tudo isso são coisas simples, mas que fazem toda a diferença na vida de qualquer pessoa, algo único e impressionante. Na maioria das vezes, o fator responsável por fazer sorrir são as pequenas coisas, os pequenos gestos do seu cônjuge, pequenas conquistas, pequenos passos.

A.      Enfim, é a capacidade de buscar apenas o necessário e deixar de lado tudo aquilo que é excesso. Em outras palavras, é a capacidade de concentrar no que realmente traz a verdadeira felicidade. A felicidade não esta na busca incessante por bens materiais, mas a gratidão pela vida e pelas pessoas que te cerca.

B.      Atualmente, estamos vivendo uma época onde as pessoas estão cada vez mais apressadas, insatisfeitas e deprimidas. Há excesso de coisas, de desejos. Um desespero desenfreado em produzir mais e desfrutar menos.  Uma geração egoísta e doente em possuir coisas vazias que não vai agregar nada na vida. Uma vida baseada na obsessão do ego por ostentar status social, ou seja, centrada só no âmbito material.

C.      Podemos perder grandes oportunidades na vida por deixarmos de lado a simplicidade. O ato de querer muito se perde quando não dispomos um tempo para apreciar a beleza daquilo que Deus já entregou para nós. Ser simples, não é viver na pobreza, e sim ser feliz com aquilo que já tem, isso é, a qualidade de vida esta na maneira como lidamos com o nosso estilo de vida.  A Bíblia diz: “Não se preocupem com a beleza exterior, mas sejam belas interiormente, em seus corações, que é tão precioso para Deus…” (1Pedro 3.3-4)

D.     Faça uma reflexão da sua vida e aproveite cada momento com sua família. Seja mais agradecido a Deus!  Viva de modo simples e desfrute do que Deus lhe deu e não procure prazeres vazios. São as coisas simples, que nos fazem perceber a beleza da vida.

 

1.Salmos 131 – Humildade de Davi

“Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes…” (Salmos 131.1)

Nesse verso, nos faz refletir sobre e humidade de Davi. A tentações do encargo real poderia levar arrogância, mas permaneceu humilde. O seu relacionamento com Deus ao longo da vida marcou seu caráter. Quando entendemos que tudo vem de Deus, teremos uma visão equilibrada de nossos sucessos, pois o orgulhoso não se submete a Deus porque acha que seu próprio caminho é perfeito.

A.      Com o tempo, perde seus ideias e sua essência daquilo que foi criado . Esquecendo onde Deus te tirou, fazendo cada vez mais distante do proposito de Deus. Cuidado com o seu ego inflado e a sua prepotência, porque tem o poder de levar a ruina e derrota. “A desgraça está um passo depois do orgulho; logo depois da vaidade vem a queda…” (Provérbios 16.18)

B.      Saiba que a soberba é um impulso natural que precisa ser domado e controlada. Na verdade, o entendimento correto é que a humilde é uma virtude que não possui aparência de vaidade e não se coloca em uma posição de superioridade perante as pessoas. Uma pessoa humilde sempre mostra solícito e pronto para ajudar todos aqueles que precisam.

C.      Entenda que ninguém é perfeito, por isso estamos em processo desenvolvimento constante, buscando hoje ser melhor que ontem. Portanto, fique atento em perceber suas falhas e procure corrigi-las. E lembre-se que você sempre tem muito a aprender, principalmente com as pessoas em sua volta. Uma boa dica é fazer um feedback o que as pessoas mais próximas pensam ao teu respeito sobre suas atitudes, porque isso poderá ser de grande valia para seu crescimento como pessoa. Pare de se achar melhor do que os outros.

D.     Tenha uma visão modesta de si mesmo. Uma postura de humildade dificilmente entra em conflito com alguém e sempre está disposto receber conselhos. E sua primeira ação diante de uma crise é procurar as melhores maneiras de contorná-la: “O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho…” (Provérbios 13.10)

E.      Quando vivemos uma vida humilde os planos de Deus são revelados, o relacionamento com Deus é estabelecido e cria um ambiente favorável para Deus nos usar de maneira poderosa: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tiago 4.6)

 

2.Salmos 131 – Confiança de Davi

“Acalmei e tranqüilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança…” (Salmos 131.2)

Nesse breve salmo, trata da dependência e confiança em Deus. Ao analisar os altos e baixos da sua vida, Davi se comparou como uma criança recém amamentada no colo de uma mãe. Vários estudos mostram que a frequência cardíaca dos bebês cai rapidamente quando estão no colo da mãe, o que causa uma profunda sensação de calma e relaxamento, numa ação coordenada de funções motoras, cardíacas e do sistema nervoso na criança. Assim Davi enxerga a sua própria alma. Ele se sentia como um bebê frágil e completamente dependente. Ele resolve descansar e ficar quieto, em vez de lutar com suas próprias preocupações e medos. Então Davi chamou a nação a seguir seu exemplo em descansar e por sua esperança em Deus. Estas são declarações notáveis de uma pessoa amadurecida em Deus.

A.      Às vezes, lendo este salmo, eu imagino Davi recordando, como num retrovisor da sua vida. O dia em que, muito jovem, foi perseguido pelo rei Saul e desprezado pelos seus próprios irmãos. O dia em que enfrentou e derrotou o gigante Golias. As grandes batalhas, derrotas e vitórias que marcaram sua vida e seu reinado fez ele tirar a conclusão que Deus cuidava.

B.      Em uma época de tantas crises e preocupações, confiar e aquietar a alma é uns dos grandes desafios. Entretanto, a confiança é uns dos requisitos fundamentais para o desenvolvimento da vida cristã tanto no relacionamento mais profundo com Deus como na manifestação do seu cuidado.

C.      A confiança em Deus que traz a correta consciência que sem Ele não podemos fazer nada. Na verdade, o sinal de maturidade é saber que, apesar das adversidades adversas, tem um Deus que está no controle de tudo. Aquietar-se e descansar nos braços de Deus não é uma desistência irresponsável e imatura de quem não tem perspectivas, mas sim uma escolha madura que tem um pai que está no controle de tudo e não vai abandona-lo: “quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo.” (Provérbios 3.24)

conclusão 

Em momentos de medo e desespero, deixe Deus te acalentar em seus braços. Em seus braços você encontrará aconchego, segurança, contentamento, satisfação e descanso. Seja qual for a tempestade, você pode encontrar descanso no Senhor 

LEIA MAIS…

SIMPLICIDADE DE PAULO

O SENTIDO DA FELICIDADE

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 600 MENSAGENS DIVIDIDA EM 20 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO +55 1196614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

 

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário