O Espirito Santo intercede com gemidos inexprimíveis

“O Espírito nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

Introdução: Quem nunca tentou usar as melhores frases ou tentou escolher com cuidado as melhores palavras em suas orações? Caso tentou usar, saiba que somos seres limitados por não conhecer com precisão os planos e propósitos de Deus. Por esse motivo que o apóstolo diz que o Espírito é o nosso intercessor que comunica a Deus aquilo que nós não sabemos comunicar. Por causa da obra da redenção, o Espirito Santo é quem nos capacita a obedecer, nos auxilia em nossas fraquezas e nos ajuda em nossas orações. É por meio dele que a nossa natureza pecaminosa é subjugada. Ele é quem apresenta diante de Deus de forma apropriada aquilo que não sabemos dizer em palavras. A expressão “gemidos inexprimíveis” significa que torna impossível de pronunciar, explicar ou expressar por meio de palavras.

A.      Através da intercessão do Espírito com gemidos inexprimíveis todas as nossas necessidades são apresentadas diante de Deus, até mesmo aquelas mais ocultas em nosso coração que nem mesmo nós sabemos que precisamos: “Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós…” (Romanos 8:34)

B.      Essa declaração do apostolo Paulo deve servir de grande conforto para todos nós e nos faz achegar com confiança diante de Deus em oração, crendo que ele vai nos ouvir nosso lamento e nossas lágrimas. Portanto, em tempos de incerteza, quando nem sabemos que tipo de orientação pedir, o Espírito Santo nos ajuda a orar. Quando oramos, falamos com Deus, seja nos sussurros da alma, no silêncio do seu quarto, que ele ouvirá.

C.      Mesmo que estejamos passando por situações adversas que nos fazem a gente chorar, o Espírito Santo articula nossas lágrimas de forma adequada para Deus e trazendo a sua resposta. Quando não puder encontrar as palavras, o Espírito Santo comunicar a Deus os pensamentos, sentimentos, temores e dúvidas mais profundos da alma. Ele, com certeza, vai interceder com gemidos inexprimíveis por você.

D.     Quando passar por situação confusa ou complexa demais, o medo muito intenso bate no coração e quando queremos falar com Deus não sabemos exprimir o que sentimos, saiba que você tem um auxiliador o tempo todo, portanto, certifique-se de chamar por Ele quando faltar palavras. 

 

1.    Intercessão pelos discípulos

“Não ficarei mais no mundo. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um…” (João 17.11)

Ao longo dos últimos anos, Jesus havia caminhado tão próximo daqueles homens. Tinha ensinado a eles tantas coisas e transmitido a eles seu coração. Agora Jesus estava partindo de volta ao Pai e nesta oração ele apresenta os pedidos que julgou mais importantes em favor dos seus amigos. É como um pai preocupado que vai fazer uma viagem longa e percebe que vai deixar seus filhos sozinhos. Então, Jesus intercede pelos seus discípulos, e fala ao Pai que eles permaneçam firmes na Palavra e traga a eles unidade.

A.      Na tradição do Antigo Testamento, o sacerdote fazia sacrifícios pelo povo e intercedia por eles diante de Deus. Aqui vemos Jesus intercedendo e se preparando para sua morte. Essa oração recebeu o nome de oração sacerdotal porque nela Jesus se coloca diante de Deus em nosso favor, ao mesmo tempo como sacerdote e como oferta propiciatória. (Leia oração sacerdotal de Jesus) 

B.      Quando vejo esse verso, me faz lembrar, também, da afirmação de Jesus direcionada a Pedro: “Satanás pediu autorização para peneirar você, como se peneira o trigo. Mas roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça…” (Lucas 22.31).

C.      Após a peneira, no final do processo, Pedro tornaria um homem melhor. Teria um entendimento mais profundo acerca do reino. Aprimoraria o conhecimento a respeito de Cristo. Visto que, Jesus usou a expressão: “Eu roguei por ti…” Não significa que Cristo se ausentou, mas uma intercessão de preocupação, alguém que está ao lado para auxiliar.

D.     O próprio Jesus se torna como “advogado” de Pedro, defendendo sua causa e procurando ajudar a permanecer firme. Essa intercessão de Jesus serve como modelo por aqueles que estão sob nossa responsabilidade. Nossas orações abrem caminho para que outras pessoas aceitem o evangelho, ajudam a curar os doentes e fortalecem cristãos que estão passando por dificuldades (Tiago 5:16; 2 Coríntios 1:11). Interceder é uma forma de aumentar a união e demonstrar amor por nossos irmãos.

Conclusão

Se você está envolvido na obra que Jesus nos confiou, saiba que os princípios dessa oração são importantes para que você cubra, como intercessor, os seus próprios discípulos. Você já fez orações semelhantes, intercedendo por pessoas que você quer bem ou por pessoas que você está discipulando?

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário