Doença de Ezequias: Põe a tua casa em ordem

“Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará”. (2 Reis 20:1

Introdução: O rei Ezequias foi um dos maiores reis de Judá. Mesmo sendo filho de Acaz, um dos reis mais perversos, ele conduziu o povo a voltar aos mandamentos de Senhor. Ao contrário do pai, Ezequias fez o que era reto perante o Senhor. A Bíblia declara que nunca houve em Judá um rei igual a ele (2Rs 18.5).  Tanto o rei Ezequias como o rei Davi, eles foram os ícones do velho testamento, pois reformaram toda a nação, tanto na parte política, econômica e espiritual.

·         O que ele fez? No primeiro ano do seu reinado, Ezequias retirou os altares idolatras, pôs abaixo as colunas sagradas, destruiu os postes de adoração pagã, despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia construído, pois até aquele tempo os israelitas lhe prestavam veneração queimando incenso, restaurou as celebrações judaicas, reformou o templo que estava abandonado, purificou os sacerdotes e levitas, reabriu as cerimonias religiosas, fortificou os muros de Jerusalém. O texto afirma que o “Senhor estava com ele; era bem sucedido em tudo o que fazia” (2Reis 18:5-7)

Em 2Reis 20 afirma que o rei Ezequias foi acometido de uma enfermidade mortal. O profeta Isaías envia uma mensagem de juízo e deveria colocar a casa em ordem.

Proposito: Esse orientação em “por a casa em ordem”, é também um alerta para nós. Todos nós queremos ter ministérios forte, prospero e equilibrado, mas existe algumas areias da nossa vida que esta desiquilibrada. Existe áreas da nossa vida que precisa ser reajustada e concertada. Vamos olhar para esse jovem Ezequias e vamos aprender algumas lições muito preciosas para nossa vida. O proposito dessa mensagem é nos confrontação e despertar, porque acredito que é um tempo de mudança e alinhamento aos propósitos de Deus. 


1.    A DOENÇA DE EZEQUIAS

O rei Ezequias tinha 39 anos quando ficou doente, estava no meio da vida, ele estava no reino apenas quatorze anos. É possível que ele não tenha feito nenhum planejamento quanto à sua sucessão, por isso que Isaías foi enviado para conscientizá-lo da necessidade de deixar um sucessor. Quando diz para colocar a casa em ordem é que ele deveria se preocupar com a próxima liderança, isto é, se preparar para passar o bastão. Ele deveria dar orientação para o futuro sucessor do seu trono.

A.      Oração de Ezequias – Em sua oração, Ezequias voltou seu rosto para parede e pediu a Deus para se lembrar da sua fidelidade e sua devoção que teve durante seu reinado, e chorou amargamente. Ele assim fez menção de sua vida de retidão, não com o objetivo de justificar-se diante de Deus, mas com o objetivo de apresentar uma razão para que sua vida fosse poupada. Ele poderia falar das suas conquistas e dos seus feitos, mas resolveu falar da sua vida de retidão. Ele sabia que a retidão moveria o coração de Deus. A retidão não esta ligada na perfeição, mas na transparência, Por isso que Ezequias usou a retidão como sua defesa: “Que a integridade e a retidão me defenda, porque a minha esperança está em ti.” (Salmos 25.21).  Fica bem claro, portanto, que Ezequias não tinha cometido nenhum pecado que pudesse atrair um juízo de morte sobre a sua vida. Sua vida espiritual estava em plena ordem. O problema era sua própria casa, sua família.

B.      A resposta de Deus – Antes de Isaías deixar o palácio, o Senhor manda voltar e avisar que ele seria curado:  Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à Casa do SENHOR” (2Reis 20.4–5) A resposta de Deus a Ezequias me faz lembrar em Salmos 126.5: “Quem semeia com lagrimas, com canto de alegria colherão seus frutos” As lagrimas são como sementes para Deus, pois ela envolve coração, emoção e sentimento. Portanto, as suas lagrimas não são desperdiçadas por Deus. Ele vê suas aflições, se importa com sua dor e contempla suas lagrimas. O Senhor está atento para ouvir sua voz e seu clamor. Pode até recebeu uma resposta que não esta de acordo com seu desejo, mas sempre haverá uma resposta e uma direção de Deus para sua vida.

C.      Acrescentou mais 15 anos – Deus reverte o decreto de morte dando a cura e prolongando mais 15 anos. Um tempo suficiente para Ezequias por a casa em ordem. Na verdade, Deus queria que Ezequias manifestasse uma preocupação maior sobre sua casa, que ele desse mais atenção para sua família. Por isso que a porta da misericórdia foi ampliada.

D.     Sinal do sol – Apesar da palavra de Isaías, Ezequias ainda pede um sinal de que de fato ficará curado. Deus em Sua infinita misericórdia mais uma vez, responde ao pedido de Ezequias que a sombra do sol, no relógio de Acaz, retrocedesse 10 graus. O próprio Deus reverteu à rotação da Terra para confirmar a sua palavra. Ele mudou, interferiu e moveu a estrutura do universo só para responder e provar que ele seria curado. Se Deus é capaz de mover a natureza por causa de um homem, o que Deus é capaz de fazer em sua vida?

 

2.    O ORGULHO DE EZEQUIAs 

Porém, como veremos, Ezequias não obedeceu a ordenança de Deus em por sua casa em ordem. Ele viveu mais 15 anos, mas foram os piores anos de sua vida.  

A notícia da cura milagrosa de Ezequias se espalhou por todo o oriente. Os príncipes da Babilônia, estrategicamente, enviaram-lhe uma carta e presentes porque soube que estivera doente e foi curado. Na sua empolgado, Ezequias mostrou a riqueza do seu tesouro, isto é, a sua prata e o seu ouro, as suas especiarias, os seus perfumes e todas as suas armas. A prosperidade do seu reinado se transformou em uma ameaça maior do que a adversidade da sua doença. O que o rei Ezequias não percebeu é que ele deu aos embaixadores babilônicos um motivo para voltar e atacar.  A partir desse momento, Judá foi adicionada à lista de desejos da Babilônia em possui-la e conquista-la. Então feche a porta do seus tesouros. Não deixa que o adversário tenha acesso a sua intimidade.

A.      Juizo de Deus – Depois que os babilônios partiram, Isaías visitou o rei Ezequias para repreendê-lo: Os babilônios voltarão e saqueará todo o seu tesouro e seus descendentes se tornarão escravos na corte do rei da Babilônia.” Porém, o mais assustador não foi o juízo de Deus, mas a resposta do rei Ezequias: “Boa é a palavra, pois haverá paz e segurança em meus dias de vida” Na verdade, o que ele realmente está dizendo é: “Não quero nem saber, quando os babilônios vierem, eu já estarei morto mesmo, não é mais da minha conta”. Ezequias não esboçou nenhuma preocupação com o bem-estar de sua geração. A resposta e a reação de Ezequias foi egocêntrica. Ele não expressou nenhum arrependimento dos seus erros. O rei Ezequias chegou um nível que seus erros não causavam nenhum tipo de tristeza ou remorso. Como declara em Provérbios 16.18: “A soberba precede a ruína…”

B.      Nascimento de manasses–  No capítulo seguinte, o seu filho Manasses começou a reinar com 12 anos. E tudo o que pai fez, ele desfez, como encheu o templo de ídolos e altares pagãos, queimou o próprio filho em sacrifício. Basicamente, ele se transformou em um um mostro e perverso. Tornando assim o pior rei de Israel. O próprio profeta Jeremias afirma que Manasses foi o motivo de Jerusalém ser levado cativo: “Eu farei o povo de Judá cativo para Babilônia, por tudo o que Manassés, filho de Ezequias, rei de Judá, fez em Jerusalém.” (Jeremias 15:4)

C.      A missão de Ezequias era investir no discipulado Manasses, entretanto, falhou na educação do seu filho, seu sucessor. Saiba que quando a família está em crise todos os planos de Deus ficam comprometido. A família é um projeto divino entregue por Deus. O que sustenta um edifício é a base, toda armação como ferro, tijolos e concreto apenas ajuda no processo, mas o que sustenta é a base, ela fica escondido. A preocupação com as futuras gerações é tão grande que Deus ordenou uma missão para Abraão: “Pois eu o escolhi, para que [proposito, objetivo, finalidade] ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor (Gênesis 18:19)


Conclusão 

Tem uma frase muito perigosa que usamos muito: “Depois eu faço!” ou “depois eu resolvo!” Esse tipo de “atitude em deixar para depois  que leva muitas pessoas  mediocridade e ao fracasso, por isso não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje.  Não podemos viver de aparência. Não podemos viver como estivesse tudo bem, quando na verdade não esta bem. Existe áreas da nossa vida que precisa de uma reforma e transformação.

 O próprio Deus está dando uma oportunidade para resolver as pendencias da sua vida, em arrumar suas “bagunças” Voltemos ao compromisso. É um tempo de mudanças e alinhamento. Um tempo de acordar e despertar para a realidade. Não espere um julgamento divino para mudar sua postura. Na organização que percebemos alguns detalhes que passa desapercebido. É nas coisas simples que percebemos que tem coisas está destruindo sua vida e sua historia. 

A.      Como está a tua casa?  Como está o gerenciamento do seu tempo naquilo que deveria ser a sua prioridade? O que pretende fazer nesses próximos anos? Gerencia o seu tempo como se fosse algo divino, um tempo dado por Deus.  Aquilo que investimos mais o nosso tempo, nosso dinheiro e nossa atenção é o que vai revelar as nossas prioridades.

B.      Quando decidimos colocar prioridades em algumas coisas em nossa vida, algumas áreas deverão ser sacrificadas, porque não existe mudanças sem sacrifícios, não existe transformação sem renuncias. Quem sabe voce está dando mais atenção no seu carro do que sua esposa, mais atenção na sua faculdade do que sua vida espiritual, mais atenção na sua empresa do que na sua saúde, mais atenção ministério do que no seu filho, mais atenção no seu bem estar do que o próximo.

C.      Aprende a desfrutar os pequenos momentos, apreciar pequenos gestos. A vida é única, então exercite a gratidão todo os dias. Viva com intensidade cada momento da sua vida, seja ao almoçar com sua família, frequentar sua igreja, passear com seu filho ou, até mesmo, ajudar pessoas necessitadas. Será que teríamos coragem de olhar para tras da nossa vida e dizer que valeu a pena casa segundo, cada momento?

 

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário