A mulher encurvada – Uma história de persistência e superação

“Ora, Ele estava ensinando numa das sinagogas em dia de sábado. E eis que se encontrava lá uma mulher possuída, havia dezoito anos, por um espírito que a tornara enferma; estava inteiramente encurvada e não podia, de modo algum, endireitar-se. Vendo-a, Jesus a chamou e disse ‘Mulher estás livre de tua doença’” (Lucas 13. 10-12).

Introdução: O texto afirma que Jesus foi no sábado em uma sinagoga para ensinar. Na sinagoga havia uma mulher que há 18 anos sofria de uma enfermidade que deixava encurvada. O texto deixa claro que o diabo havia prendido por uma enfermidade. No meio do seu ensino, Jesus chama aquela mulher e libera uma palavra de libertação e ao colocar a mão, ela foi curada.

·     Esta mulher, liberta por Cristo do cativeiro de uma enfermidade, na qual Satanás a mantinha presa havia dezoito anos, é um símbolo de pessoas curvada sob o jugo do pecado e das lutas da vida. São pessoas abatidas emocionalmente, um desanimo profundo da alma e sem expectativa ao futuro. São pessoas que perderam completamente seu foco e seu propósito.

Proposito: Nesse estudo quero trazer uma mensagem de restauração e libertação para sua vida. A história dessa mulher encurvada no ensina lições e princípios gloriosos para nossa vida. Hoje é tempo oportuno de Deus libertar dessa “curvatura espiritual” e por em pé diante da presença de Deus. Mas, antes de aprofundar nesse estudo, é necessário entender três pontos principais…

1.      Espondilite generalizada – Essa doença causa rigidez e inflamação nas grandes articulações, como quadris, coluna vertebral, ombros e outras regiões. É uma doença gradativa, lenta e dolorosa que vai encurvando aos poucos, que pode causar dor no peito e nas costas, que piora com a respiração profunda. Embora não exista cura para a doença, o tratamento engloba uso de medicamentos, fisioterapia, correção postural e exercícios.

2.      Maldição hereditária – Naquela época, muitos judeus acreditavam que uma pessoa que tem uma doença ou deficiência era um pecado que cometeu ou uma maldição hereditária, ou seja, é uma penalização pelas ações de suas gerações passadas. Diante desse entendimento, muitos deficientes sofriam rejeição, preconceito, abandono e desprezo na sociedade. Por consequência disso, muitos viviam na dependência de parentes ou de ajuda de esmolas. Essa doença afetava o lado emocional e autoestima dessa mulher, por causa da sua limitação. Ela não poderia criar grandes expectativas para seu futuro.

3.      Dificuldade da doença – Essa doença faz enxergar para baixo, tendo dificuldade de olhar para o horizonte. Com o corpo inclinado, tem dificuldade de olhar e abraçar as pessoas. Ela perdeu a capacidade de se relacionar e de socializar. O vínculo de amizade e comunhão é quebrada. Posso imaginar que a casa dessa mulher era toda adaptada por causa da sua deficiência.

1.    Mulher encurvada: o discernimento de Jesus

“Ora, Ele estava ensinando numa das sinagogas em dia de sábado. E eis que se encontrava lá uma mulher possuída por um espírito que a tornara enferma’” (Lucas 13.10)


No meio do seu ensino, Jesus percebe que aquela enfermidade não era de origem patológica, mas um espirito de enfermidade. Enquanto muitos enxergavam apenas uma mera doença, Jesus enxergava um espirito maligno. Essa percepção e o discernimento de Jesus nos ensina que existe situações que é algo espiritual. O discernimento espiritual tem a capacidade de fazer a distinção entre o espiritual e o natural, entre aquilo que é certo e aquilo que é errado. Esse dom nos dá a capacidade de identificar e perceber a origem dos problemas e antecipá-los. Ela nos faz enxergar além do natural e fazer com que tomamos decisões muito mais assertivas. Muitas vezes, as nossas más decisões, têm por base a precipitação, razão, intuição e opinião dos outros

A.      Na verdade, ninguém nasce com esta capacidade de discernir espiritualmente. O discernimento é o resultado de uma procura constante na presença de Deus, através da meditação da palavra de Deus e um profundo relacionamento com Deus. Ou seja, exige um trabalho, uma cultivação e um esforço da nossa parte em buscar desse dom: “Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona…” (Proverbios 20.5)

B.   O discernimento espiritual tem a ver com a nossa capacidade de avaliar e de julgar. Mais do que encarar uma situação, implica ter a sabedoria de Deus de decidir o que é bom e male de tomar decisões assertivas. Entretanto, devemos tomar o cuidado para não espiritualizar aquilo que é natural e naturalizar aquilo que é espiritual. Quando levamos tudo para o lado espiritual corremos o perigo de empurrar a solução de todos os nossos problemas para o lado espiritual, ou seja, esquecendo que devemos fazer a nossa parte.

C.      Quantas vezes vemos uma situação apenas superficialmente sem termos a capacidade de avaliar da forma mais justa e adequada? Quantas vezes passamos por situações em que não usamos a sabedoria de Deus na tomada de decisões? Então peça discernimento a Deus para avalizar e examinar sua vida, porque não é normal essa briga constante com seus vizinhos e a divisão em sua família Não é normal que faz dias que não consegue se libertar de certos vícios

 

2.    Mulher encurvada: Persistência de subir ao templo

“Ele estava ensinando numa das sinagogas em dia de sábado. E eis que se encontrava lá uma mulher possuída por um espírito’” (Lucas 13.10)

Essa mulher, apesar de sofrer de uma enfermidade a dezoito anos, continuou subindo a sinagoga para escutar a palavra. É incrível que ela, em meio a todo o seu sofrimento, não queria nada menos do que o alimento da Palavra de Deus para manter a sua alma viva e ereta, já que seu corpo estava encurvado. Ela tinha todas as razões para ficar em casa e se acostumar, conformar e aceitar essa doença em sua vida.  Entretanto, as limitações não impediram de estar na presença de Deus para aprender. Ela estava encurvada, mas não estava parada.

A.      Atitude dessa mulher nos ensina que não devemos cessar de ir ao templo, pois é lá que independentemente da situação Deus tem um mover especial para nossa vida. Saiba que o diabo fará de tudo para tirar o desejo de estar na presença de Deus. Assim como o salmista afirma: “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita…” (Salmos 16.11) O salmista Davi afirma que sua alegria não estava condicionada naquilo que Deus oferecia, mas pela presença de Deus ao seu lado. Essa presença que mantinha forte quando sentia fraco. A presença de Deus que matinha sorrindo quando as coisas não vão bem.

B.      Portanto, alegria plena está na presença do Senhor. É algo eterno e não momentâneo. Em dias difíceis, essa alegria acompanhara, pois em sua presença que nos nos sustenta, nos satisfaz de verdade. Apenas faça da presença dele a fonte de toda sua satisfação. No decorrer desse milagre, Lucas por ser médico, vai nos relatar com detalhes a doença que a mulher enfrentava e como de modo algum podia endireitar-se

C.      A expressão “ de modo algum conseguia endireitar…” (vv.11) nos faz entender que ela lutou, esforçou e tentou.  Posso imaginar que ela usou todos seus recursos e nada adiantou. Talvez nos primeiros anos tudo era mil maravilhas, más agora passado dezoito anos, podia ela pensar que não irá mudar. Tem lutas e situações que estão acima da nossa capacidade. Somente na presença de Deus que haverá uma palavra de restauração e direção para sua vida.

D.     Se você não tem o habito de orar, embora Deus esteja sempre perto, você nunca conseguirá notar sua presença por perto. Sim, somente em sua presença haverá plena alegria na alma:  “anseio pelo senhor, mais que as sentinelas anseiam pelo amanhecer; sim, mais que as sentinelas anseiam pelo amanhecer…” (Salmos 130.6-7)


3.    Mulher encurvada: O chamado de Jesus

Vendo-a, Jesus a chamou e disse ‘Mulher estás livre de tua doença’” (Lucas 13.12)

Ao olhar essa história desse milagre, posso imaginar ela sentando no último banco da sinagoga, impossibilitando de jesus enxerga-la, mas Jesus viu, chamou e curou.  Ao analisar esse milagre, perceberá que teve um processo para que o milagre acontecesse: Jesus viu, chamou, liberou a palavra de libertação e por último, colocou as mãos sobre ela. Quando impôs as mãos o vigor e força entraram em sua coluna, até ela ficar em pé, aprumada suas costas.  Veja cada passo do milagre:

1.      Olhar de Jesus – O texto faz questão de mencionar a graça e a compaixão de Cristo ao olhar para aquela mulher. Quando Jesus olha para gente, ele faz um diagnóstico profundo da nossa alma. Ele enxergar o nosso passado, nosso presente e nosso futuro. Ele vê toda a nossa história. Então descanse n’ele, pois ele te viu chorar em seu quarto! Ele te viu sua dor, suas lágrimas, seu lamento e seu sofrimento. Cristo constantemente, contempla nosso sofrimento, não no sentido de sentir prazer nele, más sim, de que tudo que acontece em sua vida ele observa bem de perto: “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento…” (Salmos 139:1,2)

2.      Chamado de Jesus –  O requisito fundamental para que o milagre acontecesse foi pelo fato da obediência daquela mulher em ir em direção a Jesus. Se ela decidisse permanecer no seu canto da sinagoga escondida, ela voltaria para casa doente.  Para obedecer o chamado de Jesus era necessário se levantar e uma decisão de coragem para ser exposto sua doença no meio da sinagoga. Uma decisão de fé e coragem estava sendo provado para aquela mulher. A exposição não era envergonha-la, mas curar e restaurar.

3.      Palavra de libertação – Quando aquela mulher se aproximou, Jesus libera uma palavra “Mulher seja livre de tua enfermidade…” O interesse partiu primeiramente dEle. Não existe referência falando que aquela moça conhecia quem era aquele Homem que ensinava, porém, mesmo assim esse “Homem” que ensinava sabia quem era ela e decidiu liberta-la. Isso demostra a misericórdia de Deus em nos libertar daquilo que nos aprisiona e nos escraviza.

4.      Toque de Jesus  – O interessante que mesmo Jesus liberando uma palavra de cura, foi necessário toca-la nas costas daquela mulher para ser curada. Isso nos mostra que Jesus já nos liberou uma palavra de libertação na cruz do calvário, quando ele disse: “está consumado! ” Entretanto, precisamos entender que a libertação completa só será possível quando fomos tocados por Deus em nossa natureza pecaminosa. As vezes o toque de Jesus é doloroso, mas é a única forma de curar do nosso ego, do nosso pecado e do nosso orgulho. Saiba que quando somos tocados por Deus, nunca seremos os mesmos. Assim o caso do profeta Isaias, ao reconhecer que seus lábios eram impuro, o anjo teve que tocar em seus lábios para ser purificado. (Isaías 6.7)


4.    Mulher encurvada – Escravidão espiritual

“As minhas iniqüidades ultrapassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças. As minhas chagas cheiram mal. Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia… (Salmos 38:4-6)

O salmista Davi deixa claro que sua iniquidade estava deixando “encurvado” como uma carga pesada em suas costas. O corpo de Davi estava refletindo o estado da sua alma. Infelizmente, tem pessoas que por fora parece que está bem e saudável, mas na alma esta doente e se definhando como o salmista Davi e a mulher encurvada. São pessoas que não reconhece que precisam de libertação. Infelizmente existe muitas pessoas com grande potencial de crescimento, mas estão paradas, atrofiadas e estagnadas no tempo. 

A.      Assim também o caso da mulher que andava encurvada dezoito anos, não podia mais se aprumar. Quantas pessoas já andaram tanto tempo curvadas pelo pecado, que não pode mais se aprumar espiritualmente. Andar encurvado é olhar para as coisas terrenas, se esquecemos do essencial. Quando colocamos o reino de Deus como essencial nas nossas vidas, as coisas importantes vêm como consequência (Mateus 6.33).

B.      A maior estratégia do inimigo é, justamente, nos introduzir na lei da normalidade. É necessário sairmos da condição de simpatizantes do mundo e ser um defensor daquilo que é puro, justo e santo. Não aceite a normalização do pecado em sua vida. A escravidão limita seu ministério e seu futuro. As revelações ao seu respeito estarão bloqueadas. Então não aceite atuações malignas agirem na sua vida, no seu ministério, na sua família, repreenda e seja liberto.

C.      Por mais que lute ou se esforce não consegue se endireitar e olhar para cima. Não consegue se endireitar na área família, financeira, emocional ou vida espiritual. Ao ponto de achar que já atrofiou e caseificou. Essa “curvatura espiritual” está a tanto tempo que já até se acostumou, conformou e adaptou com esse peso. Isso demonstra os atuais dias em que estamos vivendo, onde o pecado tem tomado conta da nossa geração. Uma geração que já se conformou com esse mundo.

D.     O caminho para sua libertação é clamar ao Senhor por uma libertação divina e deixar que Ele desmanche as cadeias espirituais que nos prende de viver a vida de Deus. Só o Senhor pode nos libertar e fazer morada em nossos corações. Como também tampar as brechas do inimigo, então tire da sua vida toda podridão, toda pornografia, vícios, a falta de perdão, toda conversa fútil, inútil. Não aceite como algo normal em sua vida. A Bíblia nos orienta: “Não deis lugar ao diabo…” (Efésios 4.27).

E.      Qual o peso que você anda atualmente? Quais as cadeias que estão de prendendo? Quais os grilhões que precisam ser quebrados para que viva uma vida abundante? Hoje é tempo da liberdade! A nossa liberdade foi comprada. Está tudo pago e acusação do diabo é inválida. A graça venceu para nos tornar livres! Não fomos criados para uma vida de escravidão. Na graça a nossa vocação é a liberdade. Como disse Paulo aos Gálatas: “foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Estai, pois, e não torneis a colocarvos debaixo do jugo da escravidão… “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres…” (Gálatas 5:1; João 8.36)


Conclusão

“Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado”. Lucas 13:14

Quando lemos o evangelho prestando atenção aos detalhes, podemos perceber quantas vezes Jesus entrou em sinagogas justamente no sábado, para confrontar e colocar para baixo o tradicionalismo vazias dos religiosos. O texto afirma que os fariseus ficaram furiosos pelo fato de Jesus ter curar no dia shabbat, o dia sagrado para os judeus. Eles nem estava preocupado com a cura ou com a vida daquela mulher que sofria a 18 anos.

A.      Essa falta de empatia dos fariseus nos mostra que tem pessoas que não irão celebrar com seu milagre. Quando uma pessoa é infeliz, essa pessoa terá dificuldade em se alegrar com a felicidade de outras pessoas. É duro, dói na alma, porque às vezes até algumas pessoas próximas se comportam dessa maneira. Por esse motivo que nem tudo você precisa divulgar ou contar para as pessoas, porque em suas vitórias, muitos irão te abraçar, mas nas suas quedas, somente as pessoas que te amam e reconhecem o seu valor irão estender a mão para te ajudar a levantar. O apostolo Paulo nos ensina a ter essa empatia com o próximo: “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Romanos 12:15

B.      Apesar de estar sendo oprimida por um espirito, Jesus chama de filha de Abraão. A expressão “filha de Abraão” não apenas confirmava que a mulher era uma judia, mas carregava uma promessa e um futuro. Ela fazia parte de uma herança. Em outras palavras,  Jesus simplesmente estava revelando sua verdadeira identidade.

C.      Ao ser curada, um novo cântico foi posto na sua boca. O jubilo de alegria tomou conta do coração daquela mulher que sofria a tanto tempo. Por isso, não fique triste com a situação com que você tem passado, alegre-se com Deus, pois pode ter certeza que Ele vai limpar dos teus olhos todas as lágrimas.

Aleia mais

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário