CALEBE E A TERRA DOS GIGANTES

“Peço que me dê a região de Hebrom, nas cidades fortificadas, a terra dos gigantes…”  (Josué 14:12)

INTRODUÇÃO: Nos capítulos anteriores, Moises envia doze espias para espionar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias, os espias teriam que voltar para mostrar relatório completo com todas as informações da terra. Entretanto, ao voltar, dez espias trouxeram relatório negativo (Números 13.33). Uma péssima surpresa para todo Israel, batendo uma crise de desanimo. Apesar da consciência dos gigantes, Josué e Calebe, uns dos doze espias, não se deixaram de intimidar com os gigantes, olharam e fixaram os olhos na promessa, naquilo que Deus prometeu. Foi através dessa confiança que Deus concedeu uma grande vitória a Israel. O tempo passou, Josué já estava velho, e já havia conquistado muitas nações poderosas, porém havia muitas terras para ser conquistada. Então Josué decide distribuir um pedaço de terra para cada tribo, onde eles teriam que conquistar e possuir.  

A. Em Josué 18, sete tribos de Israel estavam acomodada e não saíram para conquistar os territórios, então Josué disse: “Até quando vocês vão ficar parados! Avance e conquiste! Percorram e mapeia a região e apresente ao Senhor!” Esses comportamentos das tribos podem também aparecer em nossa vida quando tudo vai bem, causando a falsa sensação de que nada precisa mudar. E deixar tudo “como está”. Então não se acomode, saia dessa zona de conforto!

B.      Foi nesse contexto que Calebe se apresentou a Josué, com 85 anos de idade, querendo a terra fortificadas. Uma cidade que não era fértil como a região do Norte, que tinha o mar Galileia e muita vegetação. Além disso, Hebrom se localizava em Quiriate – era conhecida terra dos gigantes. Mesmo sendo velho, Calebe ainda tinha força para lutar. Para Calebe seria um caminho mais difícil e desafiador. Mesmo assim, ele não olhou para os desafios e limitações, mas para a promessa. Tem certas promessas que vai exigir muita determinação da sua parte. Não vai ser fácil, no entanto, a palavra de Deus garante que Deus vai ajudar a superar todos os desafios. (Det 31.8)

C.      Mesmo Calebe sendo velho, não olhou para sua limitação, mas confiou em Deus. O seu maior desafio da vida é superar a si mesmo. O sucesso é para aqueles que aceitam os desafios que a vida lhes impõe. Estabeleça novos desafios. Saia da sua zona de conforto, enfrente seus medos e limitações.


1.    Herança de Deus

“Peço a Deus que os seus olhos sejam iluminados para conhecer as riquezas da gloriosa herança preparadas para vocês…” (Efésios 1.18)

Em 1700, na Inglaterra, havia uma senhora idosa e muito rica, porém não tinha filhos e nem herdeiros para passar toda sua herança, então ela decidiu passar toda sua herança para sua única empregada que morava com ela. Entretanto, a idosa acabou falecendo e não avisou sobre o testamento para sua empregada. A empregada, por não saber ler e nem muito menos o que se tratava aquele testamento, guardou na gaveta. Os anos se passaram, a empregada envelheceu e uma vizinha se prontificou em cuidar dessa empregada. Quando a vizinha estava arrumando o quarto, viu dentro da gaveta um envelope com um testamento de herança. Ao ler o testamento percebeu que se tratava de uma grande herança. Quando foi passar a herança para empregada, já era tarde demais, pois a empregada já estava muito velha e doente. 

A.    Essa história traz uma grande lição sobre a herança de Deus entregue para nossas vidas. Uma empregada que tinha de tudo para viver uma vida de luxo, mas por não conhecer o que estava disponível, viveu como empregada. Como Paulo escreve: “Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro…” (Gálatas 4.7)

B. Sendo assim, quando assumimos a posição de filhos por adoção, temos a oportunidade em desfrutar de Sua herança. Ou seja, quando mortificamos o velho homem das nossas vidas. Além disso, precisamos buscar a maturidade para desfrutar da sua herança de forma responsável. O preparo emocional, espiritual como intelectual é fundamental para que a herança possa ser usufruída de maneira eficiente e responsável.

C.  Por exemplo, os dons e talentos não serão usados para promover seu ego. O ministério não será para satisfazer seu próprio interesse. A unção depositada em sua vida não será desprezada. Assim como Jeremias afirmou: “O Senhor trouxe a uma terra fértil, para que comessem dos seus frutos, porém vocês contaminaram a terra; tornaram a herança  de Deus repugnante…”  (Jeremias 2.7)


CONCLUSÃO

A falta de conhecimento ou a falta de preparo, é uns dos grandes motivos que impede em possuir a herança. Às vezes, a promessa do teu ministério demora, é porque tem um único propósito que você dê o devido valor da tua herança.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. 20bet disse:

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you. 20bet

Deixe o seu comentário