A limitação de Gideão

“Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: O Senhor está com você, poderoso guerreiro.” (Juízes 6.12)

Gideão foi um líder e juiz que conseguiu organizar um pequeno exército de trezentos homens para livrar Israel da opressão dos Midianitas. Cada vez que Israel semeava, os Midianitas roubavam e destruíam o produto da terra. Consequentemente, os judeus acabaram ficando cada vez mais empobrecidos, e passaram a viver escondidos nas montanhas e em cavernas. Sentindo o peso da opressão, o povo de Israel começou a clamar ao Senhor pedindo sua libertação. E foi nesse contexto que o anjo do Senhor apareceu a Gideão para libertar o povo da opressão, mas Gideão não se achava capaz para aquela tarefa. Ele alegava ser o menor de sua família, e pertencia a menos das tribos (Juízes 6:14). Além de Deus escolher Gideão, Deus solicitou que todos aqueles que tivessem medo, voltassem para suas casas.

Diante dessa ordem, milhares de soldados voltaram para suas casas. Quem conhece a história de Gideão, sabe que no fim restaram apenas trezentos. Com apenas esses pequenos soldados, Gideão dividiu em três grupos. Depois, fez um ataque noturno que deixou os Midianitas confusos e apavorados. Finalmente o povo de Israel viu a mão do Senhor e a libertação da opressão dos seus inimigos.

O PEQUENO GIDEÃO

O pequeno Gideão é um exemplo de como Deus escolhe e usa o menor dos homens para desempenhar a sua missão. Um jovem que decidiu crer em Deus e deixou de acreditar em sua própria força. Quando já não tinham forças para lutar, passou a lutar pela fé e chegou mais longe do que poderia imaginar. O poder de Deus age melhor, quando a nossa capacidade termina. Quando você diz “eu não sei falar!”, ou “não creio que sou capaz!”, o Senhor olha para você e diz: “A minha graça é o suficiente, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Saiba que Deus não está em busca das suas habilidades, inteligência ou nos seus talentos. Pelo contrário, ele deliberadamente escolheu os menos capacitados. O apóstolo Paulo escreveu que Deus “escolheu o que para o mundo é insignificante e desprezado a fim de que ninguém se vanglorie diante dele.”   (1Corintios 1.27) 

Toda a força que você precisa vem de Deus. Quando você sentir fraco e limitado, você pode encontrar força em Deus. A força de Deus será uma consequência da confiança que Ele está ao seu lado. 

GIDEÃO: UM GERREIRO VALOROSO 

“O anjo do Senhor apareceu a Gideão: ‘O Senhor está com você, guerreiro valoroso.” (Juízes 6.12)

A história de Gideão tem muitas lições para aprender. Deus levanta Gideão em um período em que o povo de Israel sofria sete anos nas mãos dos Midianitas (Jz 6.1). Então o anjo do Senhor aparece para avisar a Gideão que aquele sofrimento terminaria, e que ele seria o libertador do povo. É nesse momento que Deus chama Gideão de “guerreiro valoroso.” Entretanto, Gideão não conseguia enxergar como Deus enxergava, ao ponto de afirmar:  “Ah, Senhor, como posso libertar Israel? Eu sou o menor da minha família” (Juízes 6.15). Deus enxerga o futuro de Gideão. Ele vê além que a nossa mente, nossa razão e a nossa lógica.  Se Deus olhou para você e diz que é “Guerreiro valente”, não significa que somos de fatos valentes, mas saber que com Ele seremos valentes, pois Deus precisa apenas da nossa disposição em obedecer.

A LIMITAÇÃO DE GIDEÃO

Quando deparamos com as nossas próprias limitações e fraquezas nos ajudam a criar um lembrete que sozinhos não somos nada. Nos ajuda a reconhecer, depender e submeter completamente de Deus (Deuteronômio 8:17,18) O que precisamos é assumir uma atitude de fé daquilo que Ele determinou para nossas vidas. Por esse motivo que a palavra encoraja a dizer: “Despertem os guerreiros! E de suas foices, façam lanças. Diga o fraco: “Sou um guerreiro! “(Joel 3:9,10). É um reconhecimento daquilo que nós somos, da nossa limitação e vulnerabilidade emocional. E o texto nos educa a mudar o nosso discurso: “Sou um guerreiro!” Entender que não lutará sozinho.

Lembre-se disso que o propósito da força de Deus em nós, não tem a função de apenas aumentar a sua alta estima, mas ajudar a cumprir uma missão: o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que a mensagem fosse plenamente proclama-la. (2Timóteo 4:16,17). Desta forma, a força interior é condicionada para aqueles que tem um propósito de vida. Como também fazer de nós um instrumento para fortalecer outros, pois só podemos dar aquilo que recebemos. Aliás, dar uma palavra de encorajamento para as pessoas é um dom de Deus. (2 Cor 1.4; Is 50.4; Is 35.3)

Saiba que Deus tem o poder de tocar em suas fraquezas (Jó 4.3,4; Jeremias 31.25). Apenas não se conforme com suas fraqueza e limitações. Se Deus te chamou, apenas levante-se e saia desses argumentos limitados ao seu respeito.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/



«
»

2 Comentários

  1. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  2. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

Deixe o seu comentário