SANTUARIO DE DEUS: UM CAMINHO DE RETIDÃO

“Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?” (Salmos 15.1)

INTRODUÇÃO: Depois que o rei Davi conquistou as fortalezas de Jerusalém e unificou o reino, Davi colocou em seu coração o desejo de trazer a arca da aliança para Jerusalém, porém cometeu um grave erro de trazer a arca da aliança em cima de uma carroça. Foi nesse contexto que o salmista questiona quem habitará em seu santuário. Esse verso nasceu de uma inquietação e uma indagação do coração do salmista.  Os versos seguintes respondem às perguntas com uma lista de descrições das qualidades que Deus deseja nas pessoas que andam com ele, ou seja, existe uma filtragem para ter acesso ao Santo lugar. O salmista escreve uma perspectiva apresentada as características do quem desfrutará da presença de Deus. Ele apresenta dez conceitos introspectivos para quem quiser habitar e morar em seu santuário.

A.      Devemos tomar cuidado ao ler esse salmo, pois o propósito de Davi não é oferecer uma prescrição para ter acesso, mas uma descrição de quem tem acesso. O próprio Deus olha a justiça perfeita de Cristo em nós e por isso somos aceitos em sua presença. É através da sua justiça que temos acesso ao santuário: “Temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus…” (Hebreus 10.19).

B.      Mesmo porque, nossas obras de justiça são produzidas pelo fruto da salvação mediante a graça de Deus e não pelos nossos méritos. Se não fosse a graça de Deus seriam barrados na porta do santuário. Em seguida, o salmista revela que existe um caráter distinto para habitar em seu santuário. Um caráter que reflita o caráter de Cristo.

C.      Em resumo, só terá acesso quem refletir a imagem e semelhança de Cristo nesse mundo. Quando suas atitudes forem motivadas no coração e sua conduta for pautada justiça e verdade. O próprio Jesus afirmou quem entrará em seu reino: “Nem todos o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai…” (Mateus 7.21).

D.     Após o salmista falar de todos os critérios, ele conclui no salmo que na presença de Deus há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente. Que seu coração venha pulsar pelo anseio da presença de Deus. (Salmos 16.11)


Acesso ao Santuário: Caminho da retidão

“O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem em retidão…” (Salmos 84.11)

Nesse salmo, descreve a felicidade de quem habita no seu templo. Ele também apresenta o Senhor como o nosso escudo, isso significa que teremos guerras. Entretanto, nessas batalhas haverá garantia da sua proteção. Quando diz que Senhor é seu sol é que Ele é a fonte de luz e vida que aquece sua alma, que dissipa a escuridão, trazendo luz para seus caminhos, pois somente Ele pode guiar os seus passos e trazer a verdade em lugar de mentira. Aliás, a nossa má conduta vai nublar o sol da justiça e deixa de lado essa proteção e, por fim, perdendo esses privilégios de nos ouvir nossa petição, pois não há defesa contra o indefeso, a não ser a retidão: “Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti.” (Salmos 25.21)

A.      Somente ele reaviva sonhos que as vezes estavam no mar de esquecimento. Ele aquece nosso coração e nos leva para esse lugar de intimidade. Somente em Deus encontramos respostas às perguntas mais persistentes sobre como levar uma vida reta num mundo cheio de iniquidade.

B.      A retidão está relacionada ao caráter de Deus e abrange em todos seus atributos. As vezes queremos receber o favor de Deus, mas esquecemos que o verso apresenta uma condição para que isso aconteça: precisamos viver uma vida de retidão, uma vida reta aos olhos de Deus. O salmista atribui a verdadeira razão de receber a bondade e a suficiência de Deus pela sua retidão.

C.      Por esse motivo não insista em dizer para Deus o que você quer, sem perguntar o que ele quer. Há uma grande importância entre as palavras e ações, entre ações e intenção. Quando suas palavras e ações entra em harmonia, dentro do plano de Deus, terá a garantia da bondade e misericórdia de Deus. Saiba que a retidão é um dos princípios para Deus honrar a sua vida. A tua postura de retidão arrebata o coração de Deus.

CONCLUSÃO

Que suas atitudes sejam motivadas por retidão e transparência. Uma busca diária e permanente por retidão. Saiba que uma postura de retidão é quando a hipocrisia não faz parte da sua vida: “Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios.” (Provérbios 21:3)

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

Deixe o seu comentário