A juíza Debora: Uma mulher determinada

‘Desperte, Débora! Desperte! Desperte, desperte, irrompa em cânticos! Levante-se, Baraque! Leve presos os seus prisioneiros, ó filho de Abinoão! ’ (Juízes 5:12)

 

Introdução: A história de Debora é pequena mas contém muitas riquezas espirituais. A História completa de Debora está no capitulo 4 e 5 de juízes, pois só conseguimos entender o capitulo 4 se lermos o capitulo 5. Porque no cântico de Debora, cap.5, fala com mais detalhes do capitulo 4, ou seja, o capitulo 4 é o resumo e o capitulo 5 são os detalhes do capitulo 4.

mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova. (Juízes 4:1) – Uma frase famosa em juízes. O povo entrava em um ciclo vicioso e destrutivo. O povo de israel desobedecia, Deus entrega nas mãos dos inimigos como punição e castigo, o povo se arrependia, chorava e clamava e Deus intervinha com socorro. Entrava um tempo de paz, e nesse período o povo voltava a pecar novamente.

oprimido cruelmente e violentamente durante vinte anos pelos cananeus. (Juízes 4:3) o povo estava vivendo uma crise de opressão. Havia estrupo, crianças desaparecidas, mortes, mulheres eram levadas como escravas sexuais, propriedades saqueadas, rebanhos roubados. Além disso, o exército de Jabim liderado por Sísera, era belicamente mais poderoso que o exército de Israel: 900 carros de ferro. Com esse grande poder militar isso intimidava os Israelitas, trazendo um grande temor a Israel. Era praticamente invencível.

Proposito: Uma palavra de despertamento, através de uma mulher que despertou uma nação. Uma mulher determinada, focada e comprometida. Ela foi uma líder em tempos difíceis. Na qual Deus procura homens e mulheres como o espirito de Debora para esse tempo. Dividirei em quatro partes: o ministério de Debora, o despertamento de Debora e do povo e por último, a intervenção divida

O ministério de Debora

Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões.
Juízes 4:5

Nessa época, não havia reis em Israel e quem liderava era os juízes. E Débora foi reconhecida como profetisa e juíza em Israel. Ela se assentava debaixo das “palmeiras”, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim, e ali os israelitas de diversas tribos procuravam em busca de uma solução para suas causas, porque era os juízes que resolvia as causas do povo, dava sentença, firmava alianças com outros povos e dava direção ao povo. Basicamente as palmeiras era o gabinete de Debora, era seu atendimento ao ar livre.

Aberto para todos, fácil acesso e sem portas. Posso imaginar Debora sentada em uma simples cadeira com uma mesinha em baixo de uma palmeira. Uma conselheira que não tinha portas da indiferença, julgamento, preconceito ou desconfiança. Essa decisão de Debora fazer seu atendimento em um lugar aberto, sem portas, nos ensina que devemos também tirar essas “portas” do impedimento que impede de as pessoas nos aproximar perto de nós.  

Montanhas de Efraim – Nesse lugar alto, Debora conseguir ver as ruinas muralha de Jericó destruída. Quando pensamos em desistir e estamos em lugares altos conseguimos enxergar o que Deus já fez em nossa vida e aquilo que Deus quer fazer em sua vida. Isso que nos motiva a não parar. Por ser nas montanhas de Efraim, tornava um lugar seguro, pois evitava ser atacado de surpresa por inimigos. Essa decisão de Debora nos ensina que devemos também buscar esse lugar seguro. Um lugar de santidade, fé, confiança. Um lugar de entrega e renúncia. 

‘Desperte, Débora! Desperte! Desperte, desperte, irrompa em cânticos! Levante-se, Baraque! Leve presos os seus prisioneiros, ó filho de Abinoão! ’ (Juízes 5:12)

Despertamento de Debora – Observe que Debora clamou por si mesmo para se despertar. Isso nos mostra que antes querer pensar em despertar pessoas, precisamos ser despertados. Antes em pensar curar vidas, temos que ser curados. Antes de pensar transformar vidas precisamos ser transformados. Devemos nos despertar para mudar a condição das pessoas ao nosso redor. 

Os israelitas clamaram ao Senhor, porque Jabim, que tinha novecentos carros de ferro, os havia oprimido cruelmente durante vinte anos.
Juízes 4:3)

Despertamento do povo – Quando se viram oprimidos por Sísera, capitão do exército de Jabim, rei dos cananeus, os israelitas apelaram para Débora. Ela então, pela direção de Deus, recorreu a Baraque, para que ele liderasse os israelitas contra Sísera. Porém, Baraque, disse que só iria para a batalha se Débora fosse com ele. Diante dessa situação, Débora concordou em acompanhar Baraque, entretanto deixou claro que, devido ao modo como Baraque agiu, não seria dele a honra da vitória na batalha, pois Deus entregaria Sísera nas mãos de uma mulher

“Voluntariamente o povo se apresentou – Juízes 5:2 Em outra tradução o povo de boa vontade se apresentou para lutar. Quando Debora se posicionou para lutar o povo se posicionou. Debora mudou a condição e a disposição do povo. Quando sonhamos haverá pessoas que sonharão junto com você. Haverá pessoas que vestirá a camisa e lutará junto com você, apenas se posicione como Debora se posicionou e terá pessoas se vão se inspirar com você: tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel. Juízes 5:7

Entretanto, ouve outras tribos que não foram para guerra: “Rubens, povo de Gileade e Dã não se prontificaram a ir na guerra… Apenas Zebulom e nafitali se prontificaram.”  Não desanime se alguns criticarem ou até mesmo demostrar desinteresse no seu projeto, foque apenas naquilo que Deus falou ao seu respeito.  

 Juiza Debora – intervenção divina

No capítulo 5 de Juízes, somos informados que um enorme temporal fez transbordar o vale Quisom, e varreu os carros de guerra dos cananeus (Jz 5:21)

O temporal deixou todos carros de ferro atolados. Os carros tornaram inúteis para a guerra. Eles não contava com essa interferência divina. Fazendo com que se tornasse presa fácil para os israelitas que mataram todos os soldados, de forma que não sobrou um só homem do lado inimigo. Os inimigos não teve alternativa se não fugir. Sísera, diante do avanço dos dez mil homens liderados por Baraque, desceu de sua carruagem e fugiu a pé. Ele procurou abrigo na tenda de Jael, mulher do queneu Héber (Jz 4:17).

A Bíblia diz que Jael saiu ao encontro de um dos comandantes do exército inimigo chamado Sísera e o convidou a entrar em sua tenda prometendo a ele proteção. O comandante Sísera então pediu à mulher que, se alguém perguntasse se havia alguém em sua tenda, ela deveria dizer que não. Então o comandate Sísera ficou escondido na tenda de Jael, coberto com um pano, até que, exausto, ele dormiu um sono profundo. Aproveitando-se dessa situação, Jael pegou uma estaca e um martelo e aproximou-se dele silenciosamente, e então lhe cravou a estaca na têmpora, e ele morreu (Jz 4:21).  Quando Baraque passou à procura de Sísera, Jael saiu ao seu encontro e lhe mostrou o homem morto, cumprindo-se exatamente conforme Débora havia dito, que uma mulher seria a responsável por matar o líder do exército inimigo

Conclusão

E os israelitas atacaram cada vez mais a Jabim, o rei cananeu, até que eles o destruíram. Juízes 4:24

 

Após essa batalha, os israelitas atacaram cada vez mais a Jabim, e o rei cananeu foi completamente destruído pelo exército de Israel. Observe que a vitória foi gradativa, foi destruindo aos poucos. Muitas vitórias em nossa vida será de maneira lenta e gradativa, isso mostra da importância da perseverança em permanecer lutando na guerra.  No capitulo 5 é o cântico de Debora, ela começa a trazer a lembrança do improvável na intervenção divina. Um cântico de vitória triunfante dada por Deus, valorizando os valentes que foram para guerra lutar com ela: “Mas os que te amam sejam como o sol quando se levanta na sua força”. E a terra teve paz durante quarenta anos. Juízes 5:31

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

 

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário