Acsa: uma mulher decidida

Acsa disse: A terra que o senhor me deu é um deserto. Quero uma que tenha fontes de água! Então ele deu as fontes superiores e as fonte inferiores (Josué 15.19)

 

Introdução: Acsa era filha dos maiores homens que Israel já teve: Calebe. Uma menina que nasceu e cresceu no deserto junto seu pai Calebe. Nessa mensagem vou mostrar como Acsa transformou a crise em oportunidade. Vou mostrar duas atitudes que tornou uma garantia do futuro da sua família. Uma mulher decidida, focada e determinada em transformar no problema em uma solução

Calebe: o Pai de Acsa

Antes de entrar na terra prometida, Moises envia doze espias para espionar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias, os espias teriam que voltar para mostrar relatório completo com todas as informações da terra. Entretanto, os dez espias, ao voltar, trouxeram relatório negativo:  “O povo que lá vive é poderoso, existem gigantes, diante de quem parecíamos gafanhotos”. (Números 13.33) Uma péssima surpresa para todo Israel, batendo uma crise de desanimo. Apesar da consciência dos gigantes, Josué e Calebe não se deixaram de intimidar ou subestimar os gigantes, olharam e fixaram os olhos na promessa, naquilo que Deus prometeu. Foi através dessa confiança de Josue e Calebe que Deus concedeu uma grande vitória a Israel, a derrubada da muralha de Jericó.

O tempo passou, Josué já estava velho, e já havia conquistado muitas nações poderosas, porém e ainda havia muitas terras para ser conquistada. Então Josué decide dividir, separar, repartir, distribuir um pedaço de terra para cada tribo possuir e conquistar as terras que ainda estava ocupado por outras nações.

Em Josué 18, sete tribos de Israel estava acomodada e não invadiu os territórios, então Josue disse: “Até quando vocês vão ficar parados! Avançe e conquiste  a terra que o Senhor nosso Deus entrega a Israel. Percorram a região e façam um mapa, desenho do território, para que eu apresente ao Senhor.

Foi nesse contexto que Josué decide repartir os territórios que Calebe se apresentou a Josué, fazendo relembrar a promessa feita pelo próprio Moises Josué 14.11: “Lembra o que o Senhor disse a Moisés sobre mim quando estávamos em Cades-Barnéia. Estou agora com oitenta e cinco anos. Sinto-me tão forte e confiante como eu tinha meus 40 anos de idade. Agora, peço que me dê a região montanhosa de Hebrom,  nas grandes cidades fortificadas.

Hebrom, ficava na região sul não era fértil como a região do norte que tinha o mar Galileia e muita vegetação. Além disso, Hebrom se localizava em Quiriate – era conhecida terra dos gigantes. Um caminho mais difícil e desafiador. Tem certas promessas que vai exigir muita determinação da sua parte. Não vai ser fácil, no entanto, garanto que através da sua confiança em Deus vai ajudar a superar todos os desafios.

Para conquista-la Calebe resolve oferece um prêmio, uma proposta, uma recompensa que ajuda-lo a conquistar Quiriate. Um soldado chamado Otiniel vendo uma oportunidade e a recompensa, se apresentou e aceitou o desafio. Ele conseguiu derrotar seus inimigos e tomou a cidade. Por resultado, recebeu como troféu a sua filha Acsa por esposa e uma porção de terra como presente de Calebe. Ao possuir a terra tinha um problema: não produzia agua. 


Acsa decidiu pedir

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?  Mateus 7:7-11

Problema –  Um campo sem agua não havia prosperidade. Todos nós sabemos se uma cidade não tem agua, não há prosperidade, porque não tem como plantar e nem muito menos produzir. Isso mostra uma vitória com cara de derrota. Acsa estava descontente, mas determinada. Apesar de uma terra improdutiva, Acsa foi até o pai e disse: “Chega! Eu só vim aqui porque eu sei que o Senhor tem o que eu quero!” Uma indignação movida por um desejo de mudança. Posso imaginar ela cansada de alugar balde de agua do governo para abastecer seus reservatórios. A contas deveria ser enorme.

A vida espiritual é a mesma coisa, não podemos nos contentar e olhar as dificuldade e desafios e não buscar uma solução. Ficamos estagnados e parados no tempo. Tem pessoas, por exemplo, que não reforma a casa a mais de 20 anos, a casa fica sem acabamento. As vezes não é questão de dinheiro, é falta de planejamento. Tem pessoas que vive na procrastinação. Que obrigação Deus tem em te dar o que voce não pede. Então clame a Ele. Peça o que é seu por direito. O direito é seu de ser feliz, então peça. Deus vai dar o melhor para você.

Acsa soube pedir

Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tiago 4:3)

Existe uma grande diferença entre pedir e a outra saber pedir. Muitas gente perde oportunidade porque não sabe se comunicar. Acsa podia muito bem dizer: A terra que voce me deu não presta, não serve para mim! Não basta falar o certo, é necessário falar de maneira certa. Para pedir, às vezes, tem que ser o tempo certo e o lugar certo. Acsa persuadiu seu marido, Posso imaginar que ficou dias no ouvido do seu marido. Um pedido movida pela persistência e de não ter murmurado. Além disso, ela não queria um lago, algo temporário e momentâneo, mas queria uma fonte. Algo que fluísse, permanecesse. 

Fontes superiores “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não saber” (Jeremias 33.3). Fontes superiores nasce nas montanhas, em lugares altos, como caso do rio amazonas. Quando decidimos pedir a Deus por um milagre ou uma providência divina, ele daria a resposta, mas que, também com a resposta, traria revelações. Ele anunciará coisas grandes e mistérios que estão escondidas ao nosso respeito. São fontes superiores que vai além da compreensão humana.

Fontes inferiores – Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.  (Mateus 6:33)As fontes inferiores nasce nas lugares baixos,  como caso do rio Tiete que nasce em Salesópolis. Ao espiritualizar esse texto no leva a crer que Deus tem fontes inferiores são tudo aquilo que satisfaz na sua vida material. Quando colocamos o reino de Deus como prioridade, as fontes inferiores será uma consequência, um acréscimo na sua vida.

Conclusão 

 “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas e seus rituais. Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene…” (Amós 5:24).

Deus vai abrir fontes para sua vida. O profeta Amós mostrar que a justiça de Deus deve correr como um leito de um rio. Que a obediência deveria seguir e correr naturalmente como curso de águas correntes, que envolva uma dedicação abundante, constante e estável. Aliás, rios perenes é um curso d’água que se mantém constante em seu fluxo, durante todas as estações do ano, do que uma corrente sazonal de águas (rios temporários)  

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480
MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS
ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo
que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é
relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. gate io disse:

    I may need your help. I tried many ways but couldn’t solve it, but after reading your article, I think you have a way to help me. I’m looking forward for your reply. Thanks.

  2. nimabi disse:

    Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi

Deixe o seu comentário