Marta e Maria: escolhendo a melhor parte

Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! “Respondeu o Jesus: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;  Apenas uma coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”. (Lucas 10:39-42).

Introdução: A bíblia deixa claro que Marta e Maria era irmãs e afirma que Marta insistiu que Jesus fosse em sua casa. Ela convidou não por necessidade, mas pelo prazer em servir. Aqui já aprendemos na importância do serviço sem interesse, apenas para agrada-Lo. No contexto em João 11, havia um forte relacionamento entre Marta, Maria e Lazaro. Quando Jesus cumpria seu ministério naquela região, Jesus dormia, comia e descansava na casa de Marta. Basicamente, era o ponto de hospedagem de Jesus e dos seus discípulos.

Nessa visita na casa de Marta, posso imaginar que foi sem pré-aviso, era a visita de Jesus e uma comitiva 12 discípulos. Marta deveria estar doida, pois teria que dobrar de desdobrar para alimentar 13 homens. Para Marta, era uma visita muito especial, por esse motivo que ela queria demostrar toda dedicação e empenho. Ela deveria criar um padrão de excelência para agradar a Jesus. Posso imaginar ela escolhendo o melhor copo, melhor prato e fazendo a melhor comida. Toda atenção voltada ao serviço.

Por outro lado, Maria era mais calma, tranquila e sossegada. Ao ponto de o texto afirmar que Maria estava sentada nos pés de Jesus, ouvindo seus ensinamentos. Marta, ao olhar sua irmã sentada, teve um equívoco e pede para Jesus dar uma bronca nela. Ela condena e julga Maria de folgada: “não te importas que eu fique na cozinha sozinha?

Na lógica, Marta estava com toda razão,  Jesus deveria dar uma bronca em Maria, por dois motivos: Não era costume na cultura judaica mulheres ficarem junto com homens sentado para ouvir mestres e o segundo motivo não era correto ficar sentada enquanto sua irmã estava fazendo tudo sozinha. Marta, na sua indignação queria ouvir da boca de Jesus: “Maria já ouviu bastante, vamos fazer comida e preparar as camas para os discípulos, pois a obra não para, descanso só no céu..”

Entretanto a respondeu de Jesus foi: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. (Lucas 10:39-42

Observe que Jesus repete por duas vezes o nome de Marta. Quando aplica duas vezes a mesma palavra esta enfatizando para aumentar e duplicar atenção. Praticamente, uma chave que será liberada, palavra Rhema, ensino fundamental, aquilo que precisa reter e abraçar.

Jesus faz tudo ao contrário: repreende ao que está servindo e elogia quem não está fazendo nada. Na lógica entende que “o que importa é sentar aos pés de Jesus e não fazer nada!” Na verdade, essa repreensão de Jesus era que Marta não soube discernir o que era prioridade naquele momento. O próprio Jesus queria mostrar os dois lados, se envolver na obra sem intimidade com Deus, somos levados ao ativismo religioso. Agora se focarmos na intimidade com Deus, sem o serviço, seremos pessoas alienado religioso. Devemos ter um ponto de equilíbrio, entre escutar e servir, entre aprender e ensinar.

 A DISTRAÇÃO DE MARTA

“Vivem na inutilidade dos seus pensamentos obscurecidos no entendimento, separados da vida de Deus…” (Efésios 4.17)

Em meio a era digital e à infinidade de entretenimento a ser explorado, cresce o risco de distração e desatenção. Imagine a situação: enquanto você está realizando um trabalho em seu quarto, o celular está ao lado conectado na rede social e ao mesmo tempo tocando as músicas favoritas e a televisão está ligada no noticiário. Difícil não se distrair do trabalho no computador, não é mesmo? Pois é! Jesus sabia muito bem desse perigo. Em Mateus 6 .7 Jesus ordena que seus discípulos não levassem bolsa e nem dinheiro. Uma demonstração de dependência da provisão de Deus. Como também, uma demonstração que se, levar bagagem, iria atrapalhar a viagem. Com menos peso, poderia correr mais e avançar para mais longe. Jesus queria deixar os discípulos mais “leves” para cumprir sua missão. 

A distração da vida é como uma mochila cheia de bagagem, que nos leva uma vida mais corrida, cheio de tarefas, afazeres, atividades e distrações. Um ritmo de vida para que tenha menos tempo para Deus. Essa distração, destrói três áreas da vida:

Oportunidades – (Efésios 5.16)” Aproveite ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” Tem certas oportunidades que são perdidas pelo fato de não investir o nosso tempo corretamente, pois as oportunidades não ficam paradas esperando você.

Foco –  (Lucas 9.62) “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” No arado, o agricultor não pode se distrair, ou seja, não pode olhar para trás para que não saia torto no momento que tiver arando a terra. (Lucas 21.34) A distração te leva a tirar o foco da sua missão.

Prazer(Provérbios 27:7) “Quem está satisfeito despreza o mel, mas para quem tem fome até o amargo é doce…” Quando a nossa vida está cheia de entretenimento e atividade pode perder o apetite, interesse, gosto, saudade e lembrança do desejo de voltar o que você era na presença de Deus.

Abandone tudo aquilo que é desnecessário da sua vida! Aquilo que não faz diferença. É tempo de abandonar, tirar, arrancar toda bagagem que atrapalhe a sua missão. Tudo aquilo que é irrelevante. 

Maria escolheu a melhor parte

“O Reino é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, encontrado, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo…” (Mateus 13.44)

Maria escolheu a melhor parte, a melhor escolha. Ela soube colocar o reino como prioridade, Desgastou com Deus e não será tirado no reino de Deus. O reino do céu é um tesouro tão grande que vale tudo o que um homem possui. Quem quiser o reino deve estar disposto a se desfazer e desapegar de toda e qualquer tipo de “bagagem” que venha a ter, e quem assim fizer, poderá usufruir do tesouro que está neste campo. É necessário pôr o Reino acima dos bens materiais, acima do conforto, acima da família e acima da própria vida. Jesus não viu o evangelho como uma parte da vida, ele tratava como a única coisa na vida.

Se alguma coisa, qualquer coisa, vale mais do que o reino, com certeza não compreendeu o significado do evangelho (Mateus 6.24; Lucas 9.57). Aquilo que desejamos e interessamos, certamente, nossos sentimentos, pensamentos e ações estão direcionados para alcançar. Entretanto, quando sabemos o valor do reino, alegria desse segredo certamente nos levará através das mais duras perdas sem a menor queixa.  Pode ter certeza que, se colocar o reino como prioridade, tudo vem por consequência e acréscimo na sua vida: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas…” (Mateus 6.33)

Descubra esse tesouro, valorize-o, porque as outras coisas vão até parecer pequenas ou, muitas vezes, desprezíveis diante desse grande tesouro. As demais coisas irão corroer e a traça irá consumir. Move com mais paixão e afeto e obsessão o reino dos céus.

Conclusão

“Eis que estão chegando os dias, em que mandarei a fome e a sede de ouvir e se alimentar da Palavra do Senhor…” (Amor 8.11)

Muitas vezes, o que nos priva da fome de Deus não é, necessariamente, o pecado, mas as distrações dessa vida como caso de Marta (Lucas 8:14; 14:17-20; Marcos 4:19). Tudo o entretenimento em si mesmas podem substituir a fome de Deus. Quando a presença de Deus não é a fonte de prazer, outras coisas tornarão sua satisfação. Aquilo que priorizamos é onde voce vai concentrar e determinar a sua atenção e seu desejo. Quanto mais buscamos, mais sentimos a sua presença, mais desejamos o domínio do seu Espirito em nossas decisões, mais desejamos que o Reino de Deus seja estabelecido em nosso coração: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.  (Salmos 42:1) (Veja volume 2, pag. 33)

Quanto mais andamos com Cristo, mais fome e saudade da sua plenitude nós sentimos. É tempo de buscar com mais intensidade! É tempo de voltamo-nos de coração para o Senhor.

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480
MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS
ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo
que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é
relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. gate io disse:

    I may need your help. I’ve been doing research on gate io recently, and I’ve tried a lot of different things. Later, I read your article, and I think your way of writing has given me some innovative ideas, thank you very much.

  2. Tremendous issues here. I’m very glad to peer your article. Thanks so much and I’m looking forward to touch you. Will you kindly drop me a e-mail?

Deixe o seu comentário