Discípulos de Emaus

Discípulos de Emaus 

“Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? (Lucas 24.32) L2

Naquela época, muitos acreditavam que Jesus iria subjugar o imperador Cesar e os reinos que o oprimiam, assim como estava escrito nas profecias (Isaias 9.6; 11.1; 61.2). Muitos estavam alegres e entusiasmados com autoridade de Jesus. Entretanto, Cristo é preso, condenado e morto. Com esse anúncio, muitos seguidores voltaram para suas casas desiludidos e frustrados. A tristeza tomou conta de vários seguidores. Toda expectativa em relação a Jesus havia caído por terra. Uns dos que voltaram, foram os discípulos de Emaus, Cleofas e seu companheiro (Emaus era uma aldeia que ficava próximo de Jerusalém). Não havia o que mais o que fazer, a não ser voltar para suas casas e retornar a vida como era.

No caminho de volta para casa, os dois estavam querendo encontrar respostas da morte de Jesus. Uma crise de questionamento os dominavam: “Por que ele não usou seu poder para sair da cruz?” No meio do caminho, Jesus chega perto e anda junto com eles e faz uma pergunta: “Por que vocês estão tristes e abatidos? Cleofas, por sua vez, faz uma crítica: “Você é o único visitante que não sabe o que aconteceu? Ele era um profeta, poderoso em palavras…” Após aquela afirmação, Jesus começa a dar um panorâmica do antigo testamento. Fala passo a passo o motivo da morte do filho de Deus.

Conforme Jesus explica as escrituras, o coração dos discípulos de Emaus era aquecido e inflamados. Enquanto Jesus falava a luz das escrituras, seus corações tornavam mais confiantes e seguros. Esse episódio faz lembrar em Salmos 119.103: “Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca! O salmista Davi sabia que a exposição a palavra torna doce no “paladar” da vida. A palavras que refrescavam a alma, que aliviavam o peso das frustrações da vida. A exposição das escrituras alimenta e supri a nossa alma sedenta por Deus. Além de produzir alegria ao nosso espírito e conforta o coração em tempo de angustia.

Aprenda que é na exposição da palavra de Deus que seu coração vai queimar, arder e consumia por dentro.  Qual é a sua intensidade da exposição da palavra? Qual é a intensidade da sua busca em relação a uma vida de oração e leitura das escrituras?

Deixa queimar

Não apaguem o Espírito, mantenha-se o fogo continuamente aceso no altar, não deve ser apagado (1Tessalonicenses 5:19; Levítico 6:13)

O apostolo Paulo usa uma tipologia do Espirito Santo como um fogo, que tem a mesma função de iluminar, limpar, aquecer e alastrar. Também, ele afirma que atuação do Espirito Santo em nossa vida pode ser extinta, perdida e apagado em nossa vida. O entusiasmo e o vigor pelas coisas de Deus podem perder a intensidade. Em levíticos, afirma que manter o fogo acesso está na sua competência, que envolve constância em manter acesso continuamente em nossa vida. Assim como o caso da exortação que Paulo faz ao jovem Timóteo: “Reacende e mantenha queimando o dom de Deus que há em você…” (2Timoteo 1.8 – tradução inglesa). Também, faz lembrar o caso em Lucas 24, afirma que os discípulos de Emaus estavam tristes e pela morte de Jesus.

Entretanto, no meio do caminho, Jesus chega perto e anda junto com eles. Os discípulos, não sabia quem era o “imigrante”, pois a bíblia acrescenta um detalhe: “os olhos deles estavam fechados, por isso que não reconheceram…” Então Jesus anima os discípulos ao expor as escrituras. Os corações dos dois discípulos começaram a irradiar e pulsar novamente. Um novo olhar e um novo horizonte começou a ressurgir.

Além disso, na mesma noite, os discípulos de Emaus voltaram imediatamente para Jerusalém para falar para outros discípulos que Jesus havia ressuscitado. Portanto, quando o Espirito Santo nos toca, tem essa função de incendiar, despertar e irradiar os corações das pessoas com o mesmo propósito, entusiasmo e paixão que temos. O profeta Jeremias, por exemplo, foi rejeitado e castigado pelo povo, foi tentado a calar sua voz, mas o fogo que ardia em seu coração foi mais forte – falou mais alto que suas emoções e sentimento:”…pensei em parar, mas suas palavras queimam como fogo no meu coração para não desistir” (Jeremias 20:9 tradução Bíblia Viva) 

Deus quer reacender o fogo novamente em sua vida, apenas clame a Ele. Por isso, não deixe de buscar, proteger e investir nesse fogo, através de uma vida de santidade, oração e uma vida na leitura da palavra. Não seja como Sansão, pela carência amorosa com Dalila, o Espirito Santo se retirou. A sua imprudência lhe custou a moral, honra, a força e a própria vida.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

Deixe o seu comentário