NA FENDA DA ROCHA

“Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da rocha e com a mão te cobrirei…”(Êxodo 33.23)L2

No contexto, Moises faz um pedido audacioso “ver a face de Deus.” Apesar de Moises ter experimentado a gloria de Deus no monte e a presença de Deus diariamente na tenda do encontro, Moisés queria ver a face de Deus. Ele não se conformava só em sentir e ver a presença de Deus, ele desejou ver a face de Deus em toda a sua essência e total natureza. No primeiro momento, Deus recusou o pedido de Moises, pois tal pedido era coisa inacessível a condição humana. Pela insistência, Deus coloca Moises na fenda da rocha. E, essa Rocha, era uma “ferida” que servirá de abrigo para não ser consumido pela Glória de Deus, Sua Santidade e Justiça. Um lugar estreito, como se fosse uma brecha de uma porta entreaberta. Ele o vê pelas costas, mas não vê sua face. (Veja volume 2, pag. 9)

No modo figurado, a fenda da rocha é aquele lugar que Deus nos coloca para se revelar quem somos e quem somos n’Ele. Nesse lugar demonstra a nossa total dependência e total incapacidade humana. Na fenda da rocha as incertezas, medos e questões são silenciados, pois conseguimos olhar sob a ótica do seu cuidado. Nesse caminho de revelação que Deus quer nos levar. Um lugar estreito e particular para ouvir a nossa voz, nossos anseios e nossos sonhos: “levanta-te, formosa minha, que andas pelas fendas da rocha, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa…” (Cânticos 2:13,14)

Na fenda da rocha que nossa prepotência é desfeita, principalmente aquela que envaidece quando somos elogiados e aplaudidos pela multidão. A glória de Deus é tão intensa e profunda, que o único sentimento verdadeiro que se aflora é revelar a gloria Deus para outras pessoas. Sim, na fenda da rocha toda arrogância que predomina é consumida pela sua graça, e cria uma total dependência de Deus. Na fenda da rocha descobrimos que somos nada, é lá que toda nossa pretensão de orgulho é revelado e nos ensina a sermos humildes para com Deus.

O próprio Jesus é a imagem do Deus invisível, por isso, todos aqueles que anseiam ver sua face basta olhar para modelo de Cristo: “Disse-lhe Jesus a Felipe: Quem vê a mim vê o próprio Pai…” (João 14.9; Colossenses 1.16). Busque a Deus, fique na fenda da Rocha que é Cristo, e a glória de Deus vai se manifestar em sua vida. A cruz de Cristo nos deu esse direito, esse previlégio de não ficar mais escondido na penha das rocha. 

 

Lugar inacessível

“Levanta querida minha, que andas pelas fendas da rocha, no esconderijo
das rochas escarpada, mostre o teu rosto, Faze-me Ouvir A Tua Voz.”
(Cantares
2.10,14)

O livro de Cantares narra o diálogo entre o esposo e a esposa. São declarações de amor, numa linguagem poética demonstrando um relacionamento íntimo entre ambos. Essa é a expressão também referida a Cristo (noivo) e a sua noiva (igreja).  Após o inverno frio e rigoroso, a noiva se esconde e refugia nos penhascos, em lugares difícil acesso. As rochas das escarpada é uma área íngreme, despenhadeiro, difícil acesso. Basicamente, noiva estava em um lugar que dificultava qualquer pessoa chegar até para consolar ou ajudar. Diante de tudo que ela tem enfrentado com todas as angustias e decepções da vida, ela preferiu estar em um lugar inacessível. A estações do inverno deixou ela traumatizada.

A.      Consequentemente, a noiva não estava correspondendo aquilo que o noivo esperava. Porém, o noivo comunica que o inverno passou, o tempo das dificuldades ficou para trás. Agora pode voltar a sorrir novamente. Um novo tempo chegou. O noivo conscientiza que ela conseguiu passar pelo inverno e que ela não precisava mais ficar escondida ou vitimizando pelo problema.

B.      Em outras palavras, o próprio noivo estava querendo que a noiva tomasse uma decisão de sair da “caverna” das suas próprios argumentos e desculpas. Um tempo de posicionamento para desfrutar o novo tempo que Deus preparou para ela. É isso que Jesus está nos chamando neste tempo para nos aproximar e ter intimidade com Deus. Ele quer ouvir seus anseios, sonhos e projetos.

C.      Nas escrituras, contemplar a face de Deus está relacionado a intimidade e um relacionamento profundo com Deus. Aliás, foi na fenda da rocha que Deus revelou a Moises a Sua Gloria. Hoje, com a manifestação da graça podemos contemplar a face de Deus mediante a Jesus Cristo, sem precisar ficar escondido em uma rocha para ve-Lo: “Disse-lhe Jesus a Felipe: Quem vê a mim vê o próprio Pai…” (João 14.9)

CONCLUSÃO 

Não é tempo de ficar escondido em nossas próprias decepções em nossas “fendas
dos penhascos” da nossa vida. O noivo tem desejo de ver o rosto e ouvir a voz
da noiva. Ele não quer ver a igreja escondida, mas quer contemplar o seu rosto
e ouvir a sua voz.
 

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial

«
»

1 Comentário

  1. nimabi disse:

    Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi

Deixe o seu comentário