FIGUEIRA ESTÉRIL

“E não apareceu um único figo nessa figueira!’ disse ele: ‘Por que me incomodar mais com ela?” (Lucas13.6)

INTRODUÇÃO: Nessa parábola conta que havia um homem dono de uma vinha. Um certo dia, resolve inspecionar sua figueira que estava plantada na sua vinha, e quando foi procurar fruto nessa figueira ele não encontrou nada. Observe que a figueira foi plantada em uma vinha de uvas, ou seja foi colocado em um solo e uma temperatura perfeitamente trabalhado. Para que, através desse lugar estratégico de frutificação, a figueira não crie argumentos ou desculpa por não frutificar. E por não frutificar, o dono mandou corta-la. Entretanto, o jardineiro que cuidava da figueira, se compadece e pediu para que o dono tivesse só mais um pouco de paciência, e esperasse mais um ano. Durante esse prazo, o jardineiro se comprometeu em fazer de tudo o que tivesse ao seu alcance para que pudesse produzir. Se, mesmo assim, a figueira não produzisse nada dentro de um ano, seria cortada.

A.      Todos nós sabemos que o primeiro processo de frutificação de uma planta é cavar ao redor. É simplesmente tirar alguns empecilhos e amarrações que impede de frutificar. No segundo processo é aduba-la com esterco de animais.

B.      Na agricultura, é normal usar rejeitos de animais, pois ajuda evitar a contaminação no meio ambiente, as plantas tornar mais produtivas e ajuda a estimular o crescimento.  Quando o Espirito Santo decido adubar a nossa vida é literalmente, colocar em situações desconfortáveis para reverter a condição de esterilidade.  (Oséias 2.14)

C.      A igreja de Éfeso, por exemplo, tinha uma alta produtividade, mas tinha deixado seu primeiro amor. Para Deus, o serviço tem que ser apenas uma extensão nos seus frutos, ou seja, do seu ser, da sua essência, Aliás, a manifestação dos frutos é uma evidencia da presença e da natureza de Deus em nós. Em outras palavras, o seu amor tem que ser o transbordar em forma de serviço. Deus não criou você com a expectativa ser enfeite ou produzir sombra, mas para uma expectativa de frutificação “todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto.” (João 15.2)

D.     Analise sua própria vida, se é como figueira estéril ou se é como árvores frutíferas. Que esse ano seja o ano mais frutífero da sua história. Lembre-se disso, aquilo que fazemos em seu reino está intimamente ligado ao quanto nós estamos conectados com Deus.

 

Tempo de florescer

“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Ao cheiro das águas brotará.” (Jó 14.7-9)

A história de Jó é repleto fatos e acontecimentos desastrosos. Em dado momento, após perder tudo, ele observa a natureza, e sente como uma arvore cortada, sem esperança, sem vida. Mas conclui que, ao cheiro das águas, mesmo a árvore tombada, brotará novamente, e dará folhas, caule, tronco e frutificará. Ele percebeu que havia esperança para si, mesmo em situação difíceis e adversas.  Como sabemos florescer é um estado que antecede os frutos, tanto florescer como frutificar, estão interligadas. Aliás, a palavra “florescer” fala de vida, nascimento de uma nova esperança e expectativa, vivendo um novo tempo. Por outro lado, a palavra “frutificar” falar de um estado que produz resultados. Apesar das circunstancias, consegue executar o seu potencial e suas habilidades para um proposito

A.      Mesmo porque, um arvore que é incapaz de frutificar, mesmo estando vida, é considerada uma arvore morta, sem utilidade alguma. Pode até ter um aspecto ou aparência, mas se não tiver frutos é considerada como inútil. Como no caso da figueira que Jesus amaldiçoou.  Tinha folhas e vida, mas não tinha fruto. Sua aparência era enganosa. (Marcos 11.12)

B.      Vivemos tempos desafiador, onde as pessoas estão presunçosas e acomodadas. Muitos acabam criando desculpa do motivo da falta de frutificação, seja por circunstâncias adversas, falta de oportunidade ou falta de reconhecimento. São pessoas que depende de fatores externos e circunstâncias para frutificar.

C.      A bíblia afirma que conheceremos as arvore pelos seus frutos, e Jesus reafirma que sem ele não podemos frutificar, ou seja, o vigor e a força é extraída em Deus. Ele é a fonte de frutificação. Ao estar nele, poderá frutificar em qualquer estação: “Aquele que confia no Senhor será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar frutos.”  (Jeremias 17:7,8)


CONCLUSÃO

Saiba que mesmo em situação adversas ou terreno inóspito e seco, Deus espera que florescemos e produzimos frutos em seu reino. As vezes Deus nos colocará em lugares desconfortáveis para florescer, pois florescer e frutificar em tempos difíceis será o seu maior desafio, seu alvo.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

  2. Thank you very much for sharing. Your article was very helpful for me to build a paper on gate.io. After reading your article, I think the idea is very good and the creative techniques are also very innovative. However, I have some different opinions, and I will continue to follow your reply.

Deixe o seu comentário