SACO FURADO E A OFERTA AO SENHOR

Graça da liberalidade

“Todos estavam juntos, e tinham tudo em comum.E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos.” (Atos 2.44)

INTRODUÇÃO: No relato histórico, a igreja primitiva foi perseguida e muitos foram presos e martirizados, entretanto, não conseguirão impedir seu crescimento. A perseguição ajudou o evangelho a crescer, pois eles se espalharam por vários lugares. Quando vemos o seu crescimento, vemos uma igreja viva, atuante e que crescia de maneira rápida por toda a cidade de Jerusalém. Uma igreja que transbordava um sentimento de comunhão e amor, ao ponto de doar e compartilhar seus bens e propriedades para os mais necessitados. Eles faziam diversas ações solidarias e não esperavam uma recompensa, mas somente o bem-estar de cada um. Quando texto afirma que os cristãos ficavam no “partir do pão” está demonstrando que todos estavam unidos em um só corpo e um só proposito.

A.      O princípio da generosidade e amor permeava nos relacionamentos dos primeiros cristãos, na qual a igreja primitiva tem sido frequentemente usada como um modelo e uma inspiração para os nossos dias. Os cristãos da Macedônia, por exemplo, viviam um contexto de sofrimento e pobreza, porém doaram de maneira voluntária além do esperado. Os macedônios se encontravam em uma miséria absoluta e estrema. Mesmo diante desta terrível situação, não deixaram de contribuir (2Corintios 8.3).

B.      Os macedônios não deram apenas proporcionalmente conforme o que tinham, mas deram acima de suas posses. Eles fizeram uma oferta voluntária e sacrificial. Atitude dos Macedônios nos mostra que a liberalidade é uma revelação da graça. Um ato de amor que vai além da obrigação em servir ou ajudar. Nossos atos de generosidade e liberalidade deve ser apenas uma expressão do amor e da gratidão por aquilo que Deus já tem feito em nossa vida. Uma doação sacrificial, espontânea e voluntária. Uma decisão movida pelo coração. Uma virtude baseada na fé: “Tragam oferta ao Senhor, todo homem cujo coração o mover voluntariamente…” (Êxodo 25.2)

C.      A liberalidade é uma virtude. Uma disposição de caráter, e isto é mostrado com as ações, não pelo discurso. Que a liberalidade seja um exercício diário em sua vida. Uma contribuição que seja feita com alegria e não por obrigação ou constrangimento.

Saco furado

“Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; recebe-o para o meter num saco furado.” (Ageu 1.6)

O profeta Ageu profetizou com grande veemência sobre o desprezo do povo, onde se encontravam sem disposição alguma de reedificar o Templo do Senhor que estava completamente em ruinas. Um povo egoísta e insensível em relação as coisas de Deus. Eles davam desculpas a respeito de sua responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, construíram as suas próprias casas para o seu próprio conforto. Por essa razão que não estarem prosperando, muito pelo contrário, viam os seus bens e provisão desaparecendo misteriosamente, sem explicação. Havia muito esforço e pouco resultado naquilo que plantavam. Insuficiência nas suas colheitas. Havia inexplicáveis perdas materiais e financeiras. A insuficiência nas colheitas se estabeleceu como uma maldição na vida do povo israelitas.

A.      O estoque de grãos desaparecia antes de ser consumido. Todo o esforço no trabalho era inútil, pois era recompensado com perdas. Mesmo que tentassem guardar ou economizar sumia como se houvesse sido depositado num saco furado. Assim como afirma o Salmista: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam…” (Salmo 127.1,2; Det 8.11-18; Mateus 6.33)

B.      Estas perdas não eram apenas uma crise econômica, e sim de uma ausência da bênção do Senhor sobre o povo.  O profeta Malaquias, contemporâneo de Ageu, também denunciou o mesmo tipo de juízo. A maldição vem por não darmos a Deus a primazia e a importância necessária (Malaquias 3.8-9). Quando a benção de Deus pousa sobre uma pessoa, as bênçãos fluem de maneira natural, milagrosa e abundante.

C.      Mesmo porque, o dicionário define “primazia” como aquilo que ocupa o primeiro lugar, que tem prioridade nas escolhas, superioridade nas decisões. Quando damos a primazia a Deus é basicamente reconhecer a grandeza e a superioridade do próprio Deus. E neste caso, não existe ninguém tão importante e digno de receber honra e primazia senão o Senhor.


CONCLUSÃO

Qual tem sido a sua primazia em sua vida? Deus espera que mudemos postura quanto à questão de investirmos no reino de Deus. Saiba que Deus honra os que O honram, mas os que O desprezam, Ele também desprezará.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. Sign Up disse:

    The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you.

  2. 20bet disse:

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

Deixe o seu comentário