O PODER DA GRAÇA

“Acheguemos com confiança ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e socorro em ocasião oportuna…”  (Hebreus 4.16)

INTRODUÇÃO: Na antiga aliança, era necessário um intermediário entre Deus e os homens. Hoje, somos privilegiados por podermos falar diretamente com Deus, através do sangue de Cristo, que é o nosso mediador. Estávamos longe da graça de Deus, éramos escravos do pecado e ligados ao império das trevas. Entretanto, a graça venho ao nosso encontro e nos tirou desse lugar de corrupção. Ele removeu e anulou a condenação, nos introduziu a salvação e no seu amor. Tanto nos livros de Romanos, Gálatas e Efésios, a definição de graça e chamada de “charis” que tem uma definição como um “dom, benefício, presente, um favor”. A salvação é um dom da graça de Deus. A graça é simplesmente um favor não merecido, pois nenhum de nós somos merecedores de nada. A salvação ela é a revelação da bondade de Deus, uma obra soberana de Deus.

A.      Para que o homem pudesse conhecer Sua graça, Deus se revela por meio do Seu amor: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna…” (Romanos 6. 23). Agora podemos ter acesso ao trono da sua graça. Inclusive, a palavra nos convida achegarmos com confiança, sabendo que ele vai atender e ouvir. Para entrar nesse lugar é preciso apenas de uma decisão, ou seja, uma postura de fé de buscar a graça que emana do trono de Deus.

B.      Na história do passado, quando uma pessoa buscava uma audiência com o rei, era dirigido a sala do trono. Nesse lugar, o rei usava o seu cedro como sinal de autoridade, governo e domínio. Um lugar para receber a direção e socorro.  O entendimento do autor aos hebreus ao dizer “trono da graça” é dar a ideia de que temos um governo e precisamos da sua orientação e socorro, pois sozinhos não venceremos.  Por esse motivo que o propósito de ir ao trono da graça não é só quando cair, mas uma busca para não cair

C.      A graça é uma força capacitadora e apoderamento para não cair, ou seja, vai prevenir a queda. Um revestimento do poder da sua graça: “Aquele que esta em pé ore para que não caia…vigiai e orai para não cair em tentação”(1Cor 10.12; Mt 26.41) O único caminho para receber essa graça é crer. Se não cremos, não recebemos. E para crer é preciso conhece-Lo o poder da graça, porque não podemos crer no que não sabemos como ela opera. (Rm 10.8)

A manifestação da graça

“Barnabé, chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.”  (Atos 11.23)

 No livro de Atos, Barnabé ao chegar na igreja de Antioquia, ele “viu a graça de Deus na igreja”. Ele não ouviu sobre a graça, muito pelo contrário, ele viu a evidência da graça nas pessoas. O comportamento externo nos cristãos confirmava a manifestação da graça no rosto de cada cristão.  Uma graça que fluía no interior e que era refletido no exterior de cada cristão. A liberação do perdão, a generosidade e a bondade com o próximo, a manifestação da provisão de Deus, a transformação da velha natureza e a manifestação dos dons espirituais são algumas evidencias externas que Barnabé percebia ao chegar na igreja em Antioquia. Aliás nossas atitudes externas devem ser um reflexo do nosso relacionamento com Deus. Se assim não for, serão atitudes religiosas, vazias e sem vida.

A.      Tudo daquilo que vamos viver ou estamos vivendo está da proporção da manifestação da sua graça. Todas essas coisas são manifestações do Seu favor sobre as nossas vidas, cada uma delas imerecida. Uma vez que iniciamos nossa caminhada ao lado d‘Ele, somos desafiados a crescer por meio da sua graça.

B.      Assim como Deus derramou essa graça em sua vida, ele espera que você manifeste e compartilhe essa graça para o próximo, com perdão, misericórdia e bondade. Aquilo que Deus fez em sua vida precisa ser exposta e compartilhada.


A transformação da Graça

“A graça de Deus nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente.” (Tito 2:11,12)

Essa afirmação de Paulo nos ensina uma dimensão maior sobre a graça. Ele mostra que a graça não apenas nos salva, mas nos ensina a ter uma caminhada em santidade. Uma forma de não criar justificativas para viver no pecado, mas uma forma de viver longe do pecado. Ao afirmar que a graça nos ensina a viver de maneira sensata está descrevendo que a graça nos ensina a ter uma mente lúcida, ou seja, uma clareza de mente sobre aquilo que estamos enfrentando e aquilo que iremos enfrentar nessa caminhada com Deus. O segundo as escrituras, a graça nos capacita a “viver de modo justo”, isto abrange todas as dimensões da justiça, tanto para com Deus como para os homens, pois viver de modo justo é fruto do ensino da graça.

A.      Na verdade, todos os recursos necessários para viver uma vida santa e temente a Deus estão disponíveis por meio da sua graça. Ela nos empudera a viver uma vida de vitória e santidade, porque fomos chamados para viver uma vida santa e irrepreensível.Portanto, a graça nos constrange a renunciar o pecado e buscar a sua justiça. A nossa obediência é uma expressão natural, espontânea e voluntaria do amor de Cristo revelado a nós. Um amor que constrange todos os dias com a graça transformadora. 

B.      Essa é a lição prática principal que podemos aprender com o princípio da graça que nos compele fazer boas obras. Mesmo porque, não tínhamos a força de nos libertar do pecado, mas a graça nos libertou. Não tínhamos a capacidade mudar a nossa velha natureza, mas a graça nos levou a viver uma nova natureza. Pela liberdade que temos em Cristo, podemos viver essa graça, inclusive encontrar n‘Ele a força para vencer o que outrora nos prendia. Quando nos achegamos a Deus, temos a oportunidade de também descobrir Sua graça e de viver uma vida livre de todo aquilo que nos aprisiona e escraviza.


CONCLUSÃO 

Não importa o quão profundo você está no pecado, a graça de Deus é maior que esse pecado. Quanto mais profundo o pecado o levou, maior é a graça que te alcançou. Seu passado é o maior testemunho do poder da graça, isso demostra o quão transformador a graça pode fazer na vida de uma pessoa.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. Kayıt Ol disse:

    At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

Deixe o seu comentário