GUARDAR O CORAÇÃO

“Acima de tudo, guarda o seu coração, pois dele procede ao caminho da vida…” (Provérbios 4.23)

INTRODUÇÃO: No Antigo Testamento, principalmente em Deuteronômio e provérbios, Deus exorta o povo de Israel a guardar seus mandamentos.  Como sabemos, o coração é o símbolo do centro da vida humana. É a sede das emoções. É o símbolo mundo interior do homem. É neste lugar que guardamos os pensamentos, desejos e sentimentos. É o coração que dirige a nossa vida. Por esse motivo que o texto aconselha em guardar, zelar, cuidar, investir, valorizar e priorizar as intensões e desejos do coração, é literalmente, preparar o coração contra adversidade que virão em nossa vida.  Não deixando o coração vulnerável ataques do inimigo. (Veja vol 9, pag. 13)

A.      Todos nós sabemos que o adversário lança em nossa mente uma sugestão, que geralmente, é uma dúvida em relação aos propósitos de Deus, seja a incredulidade, medo, insegurança ou dúvidas das promessas de Deus. Se não rejeitarmos esse “lixo e entulho”, Satanás a reforça com outras dúvidas e assim ele vai fazendo, sucessivamente, até que consegue o que deseja. Assim como Salomão exorta em provérbios 3.2: “guarde o seu coração, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e darão a você prosperidade e paz.”

B.      Nesse verso, não se trata apenas de uma recordação qualquer, mas de um apego com total devoção por essa proteção. Os benefícios de cuidar do coração não abrangem só a longevidade da vida, mas também, prosperidade e paz, denotam uma vida tranquila e proveitosa.  Para finalizar, entenda que um coração preparado ajuda avaliar, analisar e julgar nas decisões da vida agindo prudentemente, trazendo uma ótima qualidade de vida. Também, tem a capacidade de ser flexível nos problemas e gerar um equilíbrio emocional, agindo com racionalidade e inteligência. Com resultado, trará alegria aos olhos de Deus e aos homens: “E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens.” (Pv 3.4; Lc 6:45)

C.      Tenha uma vida devocional na palavra de Deus. É ela que vai dará a garantia dessa proteção: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti…”(Salmos 119.10-11) Porque o alvo supremo da palavra de Deus não é só o conhecimento, mas uma transformação de dentro para fora, fazendo o seu coração voltado para Deus. Levando uma mente moldada, controlada e dominada pelo Espírito Santo.

 

Tábuas do coração

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração…” (Provérbios 3.3)

O escritor exorta os seus leitores a escrever a fidelidade e benignidade na “tábua do coração”. Em outras palavras, escreva-os na tábua da mente. Uma maneira de não esquecer e abandonar as leis de Deus. A lei moral escrita na bíblia não é apenas para ser aceita como um código ética moral, mas para ser recebida na mente e fazer parte da nossa natureza. Ao escrever na alma é mais permanente e convincente do que escrita pela caneta. Com base nisso, o que Deus espera não é apenas aprender e decorar, mas que a palavra possa canalizar, internalizar e reproduzir dentro de nós, ao ponto de ser como Ele é. A expressão “tabuas do coração” e uma forma que ocorre também em Jeremias 31.33 “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo…”

A.      O Profeta Jeremias testifica que é obra peculiar de Deus escrever sua Lei em nossos corações. Visto que esse favor é justamente d‘Ele, e reivindica toda a glória a Ele. De fato, sem a ajuda da graça de Deus, não somos capazes de cumprir a Lei e, portanto, eles concedem algo em auxílio do seu Espírito.

B.      O apostolo Paulo afirma que Deus não quer dar um livro cheio de regras, mas um ministério do seu Espirito e que as leis sejam cravadas no coração. (2Coríntios 3.3). Uma doutrina que penetra no coração e reforma todas as faculdades internas da alma, de modo que a obediência seja voluntaria e espontânea. Tornando assim um espelho da sua gloria. Em ser sua natureza dele aqui na terra. Uma vida governada pelo seu Espirito.

C.      Quando seus ensinamentos estão em nosso íntimo isso faz que deixamos de ter uma vida inconstante na caminhada com Deus. As circunstâncias adversas não afetam e nem abala seu interior, ou seja deixam o coração protegido e blindado contra o lixo desse mundo. Sejamos como salmista Davi que guardou a palavra no coração para não pecar contra o Senhor (Salmos 119.11). Então que sua vida esteja revestida a altura do teu chamado.

 

CONCLUSÃO 

Não permita que o inimigo te faça uma presa fácil. Deixe as palavras de Deus penetrar em seu íntimo para que tenha uma vida plena e abundante. Deus tem coisas grandes para sua vida. Deus tem um caminho de sucesso para sua vida. Levanta-te!

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário