LEPROSOS DE SAMARIA

“Rei Jeorão: Esta desgraça vem do Senhor. Por que devo ainda ter esperança no Senhor?”  (2 Reis 6.33)

INTRODUÇÃO: O povo de Israel sofria por constantes guerras entre a Assíria e a Babilônia. Um certo dia, o rei da Síria, Bem Hadade, reuniu todo seu exército para conquistar Samaria. A estratégia de guerra era isolar a cidade, assim os Israelitas não teriam fonte de alimento, onde não poderiam sair da cidade para produzir ou colher. Era uma questão de tempo para chegar a escassez, fome e a miséria.  Essa estratégia de cercar a cidade, forçaria o povo de Samaria à rendição para ser subjugado ao inimigo e finalmente permanecer como escravos. Na crise do desespero, duas mulheres tiveram a ideia de comer seus próprios filhos para não morrer de fome. Quando Jeorão, rei de Israel viu a situação caótica na cidade, ele gritou e rasgou suas vestes e coloca a culpa no profeta.

A.      Porém, profeta Eliseu profetizou que, no dia seguinte, haverá tal abundância em Samaria que a medida de farinha de trigo seria vendida por um ciclo de prata. No dia seguinte, Deus fez que o exército da Síria ouvisse barulho de um grande exército e todos fugiram. Todo exército deixou para traz ouro, prata e comida, então todo Israel viu a mão do Senhor cumprindo sua palavra.

B.      Apesar da incredulidade do rei Jeorão de murmurar contra Deus e culpar o profeta Elizeu por toda aquela calamidade, mesmo assim Deus respondeu. Isso demostra a misericórdia de Deus com seu povo e não apenas com atitude errada do rei. Quantas vezes em nossa vida o inimigo nos cerca nossas muralhas da nossa vida com o medo, incerteza, dúvidas, pecado e circunstâncias, que muitas vezes nos tira nossa coragem, nossa fé e nossa força de acreditar por dias melhores.

C.      No desespero, decidimos nos render e abrir mão daquilo que Deus nos prometeu. O adversário sabe muito bem que não tem como tirar seu entusiasmo de uma só vez, mas consegue, aos poucos, tirar seu brilho, seu sorriso. Ele sabe que não tem força para derrubar as muralhas da sua fé, mas consegue enfraquecer sua fé com as incertezas da vida. Através da sutileza, ele espera a sua rendição.

 

Quatro leprosos: Os improváveis 

“Por que ficar aqui esperando a morte? Se entrar na cidade, morreremos de fome, mas se ficarmos aqui, também morreremos…”  (2 Reis 7.3,4)

O rei da Síria, Ben-Hadade, juntou todo o seu exército cercou Samaria. Por esta razão, houve uma grande fome em Samaria. Um certo dia, surgem quatro leprosos na porta da cidade. Os leprosos viviam isolados fora da cidade para evitar a contaminação. Esses leprosos estavam famintos e profunda miséria. O texto nos fala que esses leprosos estavam com fome, ao mesmo tempo, acomodados na porta da cidade. Porém uns dos leprosos decidiram se mover e sair da inercia. Quando esses leprosos chegaram no arraial dos Sírios, não havia ninguém ali, pois o Senhor tinha feito que todo exército dos Sírios ouvirem o ruído de um grande exército com cavalos e carros de guerra, por isso que fugiram com medo, deixando tudo para trás.

A.      Dentre tantas especialidades, Deus é especialista em usar pessoas improváveis. Digo improváveis, pois esses leprosos não tinham qualquer condição de lutar. Eles não tinham qualquer influência alguma, eram pessoas sem voz na sociedade. Da mesma forma que Deus quer usar pessoas improváveis, para realizar obras. Deus usa pessoas que esteja fora do comum, viver nesse tempo o sobrenatural, poder conhecer o inesperado, vivenciar o inexplicável, desfrutar o extraordinário da parte de Deus 

B.      Se continuarmos acomodados vamos morrer sem cumprir nossa missão. Somos chamados por Deus para se levantar, sair da zona de conforto e ir cumprir o chamado de Deus. Enquanto os leprosos estavam comendo e pegando os despojos, eles caíram em si e resolveram não apenas desfrutar, mas também compartilhar o que receberam da parte de Deus. Eles correram na porta da cidade e avisaram tudo o que tinha acontecido, cumprindo assim a profecia de Eliseu. E quanto de nós, comemos e desfruamos ao sair do culto, temos a oportunidade de compartilhar o que Deus tem feito e ficamos para nós mesmos. As benções que recebemos devem ser compartilhadas.


CONCLUSÃO

Ainda que você ache que seu problema ou de alguém é insolúvel, saiba que não há impossível para Deus e Ele pode usar coisas incomuns para resolver o seu problema. Basta sair dessa inercia religiosa e viver o que Deus tem para sua vida. Saiba que o seu clamor é uma demonstração de indignação por não aceitar as coisas como estão em sua vida. Não abra mãos do clamor. Deus vai reverter a sua história.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. Greetings! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I truly enjoy reading your posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums that cover the same subjects? Thanks a ton!

Deixe o seu comentário