EZEQUIEL 47: ÁGUAS PROFUNDAS

“…as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar…” (Ezequiel 47.5)

INTRODUÇÃO: O profeta Ezequiel narra sua visão e conta que viu um rio que nasce no altar do Senhor, dentro do templo. À medida que o profeta andava sobre o rio, percebeu que, no meio do trajeto, não se podia mais caminhar, mas somente cruzá-lo nadando. Essa visão de Ezequiel é uma figura extraordinária na plenitude do Espirito Santo, que nos mostra de forma profética como Deus quer nos levar a plenitude do seu Espirito. O profeta Ezequiel relata que o anjo o levou ao um ribeiro de águas. À medida que andava naquele rio de Deus, ele se aprofundava, ao ponto que não conseguir mais passar andando. Ele teve que mergulhar, porque as águas o cobriam.

A.      Essa visão de Ezequiel, é justamente o lugar onde está cercado por água e tem que colocar em prática a fé, isto é, removendo medos, aceita desafios e, ao mesmo tempo, abnegando sua própria vontade para apreciar os benefícios que ela nos traz: a vida no Espírito: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva…” (João 7:38)

B.      Infelizmente, existe muitas pessoas que vivem apenas na superfície, na beirada do rio. São pessoas que aceitaram a Jesus e se acomodaram com sua vida religiosa e nunca experimentaram a plenitude de sua presença. Mesmo porque, andar nesse nível é andar cheio da sua presença e ser repleto da sua graça, numa entrega completa e sem reservas.

C.      Aliás, para chegar mais profundo é preciso uma fé para experimentar o impossível, coragem para enfrentar seus medos e, sobretudo, abnegação da sua própria vontade para conhecer o extraordinário. Quando ficamos completamente submersos nessas aguas, o Espirito de Deus se encarrega em nos levar, pois operação do seu Espirito em nossa vida significa de fato, dar um passo para traz e deixar o próprio Deus opera livremente em nossas vidas.

D.     Às vezes você pode ter medo de se afogar nessas águas, pelo fato de ser fundo, perigoso e desconhecido, mas saiba que Deus não deixará isso acontecer. Deus quer nos levar a sentir o que nunca sentiu, experimentar o que nunca experimentou, viver o que nunca viveu e conquistar o que nunca conquistou.


MERGULHE NAS PROFUNDEZAS

Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”.  (Lucas 5:3,4)

Quem não gostaria de fazer um mergulho no oceano? Poder conhecer as maravilhas que existe no fundo do mar. Um lugar com às mais improváveis surpresas, nos mais diversos ambientes do fundo do mar: paraísos tropicais, ruínas antigas, naufrágios históricos, temperaturas abaixo de zero, cavernas submersas, lagos localizados na altitude. Enfim, as oportunidades para se aventurar são imensas. A vida com Deus pode ser entendida da mesma forma: quanto mais mergulharmos, mais vida no reino descobriremos e mais beleza da sua presença encontraremos. Mergulhar pode parecer, num primeiro instante, um grande risco, por ser algo desconhecido, entretanto, Deus dará a garantia do seu cuidado e da sua proteção. Venha para as profundezas, mergulhe e descubra tudo o que Deus tem reservado para você! Afaste-se da margem, a margem de sua agitação, de seus problemas, de tantas coisas que te sugam. Veja, este é um convite de Deus e não uma intimação. Sendo um convite, você pode escolher mergulhar ou não.

A.      Não fiquemos mais parados em seus medos, mas a confiança da direção do Espirito Santo nos dará a garantia do seu cuidado. É hora de sairmos da praia e de avançarmos para águas mais profundas. Desejar mergulhar nas profundezas é uma necessidade que se mostra àqueles que desejam ser mais íntimos de Deus. A falta de intimidade supõe a falta de profundidade e, diante disso, permanecer na superfície da religiosidade 

B.      Permanecer na margem, pode até ser mais seguro, mas nos priva de experimentarmos em Deus. Deus tem bens inimagináveis a serem revelados para aqueles que confiam em Seu amor, que se lançam no mar de Sua vontade. A única forma de descobri-los é se lançando no mar. Muitos irmãos nossos viram, experimentaram e realizaram coisas maiores do que as que temos visto, experimentado e realizado em nossos dias. Deus não mudou. Sua Palavra não mudou. Há vida abundante para todo aquele que busca o Senhor: “coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (I Coríntios 2,9).


MERGULHE mais fundo

“Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.” (Lucas 15.31).

Quando falamos em mergulhar mais fundo me faz lembrar do caso da parábola do filho prodigo, onde o filho mais novo pede ao pai a sua parte na herança e parte para terras distantes gastando tudo, sem pensar no dia de amanhã. Quando a sua herança acaba, o filho mais novo passar por necessidades. Em desespero, o filho volta à casa do pai, arrependido.

A.      Seu pai o recebe com muita festa, feliz pelo filho estar de volta, fazendo um banquete para ele. Mas seu irmão mais velho não considera justo que o pai o receba com festas depois do que ele fez, uma vez que ele, o mais velho, sempre foi leal e fiel ao pai e nunca recebeu do pai uma festa como aquela “Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.” (Lucas 15.31).

B.      Muitas vezes agimos como o filho mais velho, não desfrutando daquilo que Deus já nos entregou, simplesmente por viver uma vida religiosa e uma vida no pecado. Saiba que tudo está disponível para nós, basta obedecer sua palavra e abraçar o que foi conquistado na cruz. Hoje, Deus nos convida a ter uma relação mais profunda com Deus. Uma relação que nos leve a sair de uma vida vazia para viver uma vida cheia de Deus, uma vida religiosa para ter uma relação mais profunda, de uma vida superficial para uma comunhão mais intensa em sua presença.

CONCLUSÃO

Quando nós oramos, Deus espera que a gente, aos poucos, cresça em intimidade com Ele.  Podemos conhecer com mais profundidade as riquezas insondáveis do evangelho de Cristo. Podemos ter mais intimidade com Deus através de uma vida de oração. Como está a sua busca pela intimidade com Deus? Como é a sua relação com Deus? Como a obra que Jesus realizou na cruz interfere na sua vida?

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES: https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

«
»

6 Comentários

  1. Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

  2. Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

  3. Iane disse:

    Muito bom queria mas conteudos

  4. graliontorile disse:

    Very interesting subject, thanks for posting. “The rest is silence.” by William Shakespeare.

  5. Valéria Cristina disse:

    Parabéns pela explicação esclarecedora, sem mistério e que em Cristo, nos aprofundemos mais ainda!!

Deixe o seu comentário