SALA DO TRONO E SANTUARIO

“…minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.” (Salmos 84.1,2)

INTRODUÇÃO: O salmista Davi, nesse salmo, demostra seu real anseio de entrar em seus átrios. Um lugar íntimo com o Senhor. Como sabemos, o palácio tem três salas distintas. São salas consideradas, naquela época, mais importantes e confidenciais: a sala do tesouro, a sala do banquete e sala do trono. Nessas salas, só entra pessoas íntimas, de auto nível de confiança. Segundo costume, entrar na sala do trono sem permissão deveria ser morto (Ester 4.11). Caso deseja entrar na sala do trono aprenda essas três verdades:

A.      Domínio É na sala onde Deus exerce o seu cetro e a sua autoridade sobre sua vida. É ter a coragem de olhar para as motivações que regem o seu coração. Sim, são elas que determinam seus caminhos. Aquilo que está dominando a sua vida, seu tempo e suas prioridades. Se quiser ser encontrado de fato como adorador genuíno e íntimo de Deus em Sua sala, precisa abrir mão dos deuses que te domina: “Estabeleça o teu reino aqui na terra como no céu…” (Mateus 6.10)

B.      Santidade Se queremos ter um encontro com Deus na sala do trono, é imprescindível uma revisão de nossas vidas, que haja abstenção de tudo o que contamina a sua vida espiritual, pois o acesso ao trono é instaurado através do mortificar a carne: “…os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”  (Isaías 59.2)

C.      Mudança Naquele ambiente transbordante da presença de Deus, Isaías se dá conta de quem é, da sua injustiça perante a santidade do Senhor ao afirmar que ao ver o Senhor assentado no trono reconheceu seus lábios estavam impuros (Isaias 6.5). Precisamos de um encontro na sala do trono com o Senhor para perceber os nossos erros e faltas perante Deus. Temos livre acesso, pois o véu foi rasgado de cima abaixo, desde então essa porta está aberta para todos 

Descida entrar na sala do trono. Busque esse anseio de entrar na sala do trono todos os dias, e não uma vez por semana, mas sim uma rotina, um hábito e um prazer anelante por mais de Deus. Desta forma, conseguiremos oferecer o melhor que temos: nossas vidas em seu altar.


Santuário de Deus

“Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?” (Salmos 15.1)

Depois que o rei Davi conquistou as fortalezas de Jerusalém e unificou o reino, Davi colocou em seu coração o desejo de trazer a arca da aliança para Jerusalém, porém cometeu um grave erro de trazer a arca da aliança em cima de uma carroça. Foi nesse contexto que o salmista questiona quem habitará em seu santuário. Esse verso nasceu de uma inquietação e uma indagação do coração do salmista.  Os versos seguintes respondem às perguntas com uma lista de descrições das qualidades que Deus deseja nas pessoas que andam com ele, ou seja, existe uma filtragem para ter acesso ao Santo lugar. O salmista escreve uma perspectiva apresentada as características do quem desfrutará da presença de Deus. Ele apresenta dez conceitos introspectivos para quem quiser habitar e morar em seu santuário.

A.      Devemos tomar cuidado ao ler esse salmo, pois o propósito de Davi não é oferecer uma prescrição para ter acesso, mas uma descrição de quem tem acesso. O próprio Deus olha a justiça perfeita de Cristo em nós e por isso somos aceitos em sua presença. É através da sua justiça que temos acesso ao santuário: “Temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus…” (Hebreus 10.19).

B.      Mesmo porque, nossas obras de justiça são produzidas pelo fruto da salvação mediante a graça de Deus e não pelos nossos méritos. Se não fosse a graça de Deus seriam barrados na porta do santuário. Em seguida, o salmista revela que existe um caráter distinto para habitar em seu santuário. Um caráter que reflita o caráter de Cristo.

C.      Em resumo, só terá acesso quem refletir a imagem e semelhança de Cristo nesse mundo. Quando suas atitudes forem motivadas no coração e sua conduta for pautada justiça e verdade. O próprio Jesus afirmou quem entrará em seu reino: “Nem todos o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai…” (Mateus 7.21).

 

CONCLUSÃO

Após o salmista falar de todos os critérios, ele conclui no salmo que na presença de Deus há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente. Que seu coração venha pulsar pelo anseio da presença de Deus e acessar a sala do trono. (Salmos 16.11)

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário