TRÊS TRIUNFOS DA SABEDORIA

“Porque ao homem que é bom diante dele, dá sabedoria, conhecimento e alegria. ”  (Ecl 2.26)

INTRODUÇÃO: O entendimento que Salomão faz, no texto, é que Deus concede três armas para aqueles que são bons aos olhos de Deus. São três presentes que vai engrandecer o seu futuro. Ser uma pessoa boa, ao conceito humano, é quando mostra uma tendência natural a praticar o bem. Na cultura judaica, ser bom é aquele que tem palavra, que cumpre o que fala. Alguém que começa e termina seus projetos. São pessoas decididas da vida. Uma vida com proposito. Esses três triunfos ajudam a ter é habilidade de usar o conhecimento e como reagir de maneira certa e no momento oportuno. Ajuda na tomada de decisões, sem usar a emoção, porque as consequências, no final das contas, são resultado de nossas escolhas:

Sabedoria – Através dela, nos dá a capacidade de ser sensato em seus pensamentos, prudente nas suas escolhas e moderado nas suas atitudes: “A sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva.” (Tiago 3:17,18)

·         A sabedoria ajuda utilizar o conhecimento de forma prudente, inteligente e sabia. Sabe o momento certo de falar, fazer e agir. Por esse motivo que a bíblia aconselha a pedir sabedoria: “Se tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1.5) 

Conhecimento – é um conjunto de fatores que é adquirido ao longo da vida, seja através de livros, cursos de teologia, mentoria, conselheiros, ou até mesmo, experiências da vida. Em Provérbios 4.7 deixa claro esse conceito: “use tudo que você possui para adquirir entendimento, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará…” A palavra “adquirir” tem a definição de buscar com total empenho, pagar um preço, conquistar com seu esforço. O texto vai além ao afirmar que devemos usar tudo para possui-la, ou seja, usar todos os meios possíveis para adquirir.

·         No sentido mais amplo, quem domina o conhecimento está preparado para tomar as rédeas dos problemas e enfrentar as dificuldades com mais equilíbrio e inteligência. Quanto mais sabemos, mais prudentes teremos em nossas escolhas, abrindo novas possibilidades para o Espirito Santo soprar para seu propósito. O conhecimento sobre Deus vai potencializar sua maneira de agir em meios aos problemas. Até mesmo vai afetar sua maneira de relacionar com Deus e com as pessoas ao seu redor: “A vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui…” (Eclesiastes 7.12)

Alegria – O triunfo da alegria é deixado por último, porque quando adquirimos sabedoria e conhecimento, alegria será apenas uma conse-quências das nossas escolhas. Agora, sempre que uma pessoa é capaz de se sentir satisfeito com o que tem, é uma dádiva de Deus, isto é, há uma alegria da vida que vem da distribuição dada pelo próprio Deus. Quando não obtemos alegria do seu Espirito, não conseguimos ver a simplicidade da vida e nem muito menos conseguimos ver o lado bom que a vida nos oferece para usufruir e aproveitar. 

·         Essa alegria vai além do que uma sensação de euforia, mas uma alegria que afeta, primeiro, seu interior, ao ponto de não depender das circunstâncias para ser feliz. Aliás, quando obtemos sabedoria de Deus em nossas decisões, automaticamente vai gerar felicidade. Quando Jesus nos oferece uma vida abundante, é quando a pessoa consegue viver bem em qualquer fase da vida. (João 10.10).  Dessa forma, a melhor maneira de ser feliz é quando você aprende a se adaptar e adequar a realidade da vida. É saber que as coisas materiais apenas acrescentam, mas não completa sua verdadeira felicidade. Com base nisso, não espere ser feliz amanhã, aprenda a ser feliz hoje


CONCLUSÃO

Esses três triunfos só podem ser entendidos para pessoas sinceras e limpas de coração como afirma o próprio Jesus em Marcos 4.11. Que o Senhor conceda esses três triunfos para sua vida nesse ano.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário