Sepulcros caiados

“Vocês são semelhantes aos sepulcros caiados, por fora parecem formosos, mas interiormente estão cheios de imundícia.” (Mateus 23.27)

INTRODUÇÃO: Em 1987, foi construído Ryugyong Hotel, na qual tinha tudo para ser um dos hotéis mais luxuosos e emblemáticos da Coreia do Norte. No entanto, mais de três décadas após o início das obras, o arranha-céu em forma de pirâmide de mais de 105 andares não foi inaugurado. Uma vez terminado, o hotel poderia acomodar três mil hospedes.  Desde então, as obras foram retomadas e interrompidas por diversas vezes por questões financeiras e problemas de engenharia. Além disso, a economia em colapso, não forneceria ajuda e investimentos. Dentro do hotel, parece uma tumba antiga do que um hotel de luxo. Em 2017, a construção foi retomada na parte exterior do hotel que se encontra revestido de metal e vidro polido, além de conter luzes de LED irradiantes.

A.  Contudo, segue fechado para visitantes e turistas, uma vez que sua estrutura interna está vazia, inacabada e inacessível.  A realidade desse hotel Ryugyong pode ser muito bem aplicado o que Jesus afirmou sobre os fariseus da sua época. Diante da verdade, Jesus queria acordá-los da falsidade, fingimento e mentira.

B.    Quando Jesus afirmou que os fariseus são como sepulcros caiado, estava dizendo que são podres por dentro. São como túmulos com belas pedras de mármore por fora, mas por dentro são fedorentos, escondendo sua verdadeira aparência e essência. Eles tinham aparência de justiça, como o empenho das práticas religiosas e o cumprimento da lei.

C. O lamento de Jesus tinha como esperança que os fariseus acordassem da realidade que estavam vivendo. Uma prova de amor para faze-los entender para aquilo que é verdadeiro e correto. A hipocrisia pode tornar-se o esconderijo da nossa própria falsidade para não enfrentarmos o encontro com a verdade. Aliás, nossas obras de justiça não impedem Deus de penetrar no segredo do coração. É este apelo que Jesus faz aos discípulos: “Guardai-vos de praticar a vossa justiça diante dos homens só para serdes vistos por eles” (Mateus 6.1)

D.     Que Deus guarde e livre a sua vida de ser comparado como sepulcros caiado. Que sua transparência do íntimo do coração possa ser revelado por meio dos gestos, atitudes e obras de justiça, pois Deus não se deixa levar pela aparência.

 

Vivendo de aparência

“ Seus hipócritas, vocês honra com lábios, mas o coração está longe de mim…” (Marcos 7.6-7) 

Nesse verso, Jesus usou um texto de Isaias, na qual foi atribuído aos fariseus, onde adoração não alcançava nenhum propósito. Não atingia a expectativa de Deus. Tenha aparência de piedade e sabedoria, devoção voluntaria, disciplina no corpo, mas não é de proveito algum (Colossenses 2.23). Na verdade, Jesus estava ensinando que adoração não envolve apenas declarações verbais e sim com o coração presente. Deus espera que aquilo que fazemos, seja o reflexo do seu coração, do seu ser, da sua essência. Mesmo porque, a palavra adoração tem o sentido de beija a face, sentir o calor, aproximação e intimidade.

A.      Hoje, infelizmente, vale mais aparência do que o conteúdo, vale mais o talento do que o caráter. Por esse motivo que muitos são iludidos pela aparência de muitos pregadores: fala bem, comunicação por excelência e técnicas de comunicação. Vocês são bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de imundície.” (Mateus 23.27).

B.  Nunca se esqueça, que podemos até enganar as pessoas por um tempo, mas nunca conseguiremos enganar a Deus: “Pelo teu nome operamos maravilhas (Dons espirituais), expulsamos demônios (Operação divina).” (Mateus 7.22,23). As vezes Deus usa por misericórdia e não é sinal de aprovação e conduta.

C.  Assim como caso do povo de Israel, que mesmo rebelde, Deus manifestou seu cuidado todos os dias: maná durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. Para finalizar, em Jó 1.3 Deus menciona primeiro o caráter de Jó, depois as suas riquezas e talento, pois talentos fala das suas aptidões, caráter fala do que você é, seu ser.

 

CONCLUSÃO

Para conhecer um hipócrita é só perguntar para as pessoas mais próximas – A maneira como você paga, compra, interage com as pessoas e se apresenta em meio a sociedade. Lembre-se, a hipocrisia é desfeita através do quebrantamento, um reconhecimento das sua fragilidade, limitação e dependência de Deus.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário