Escolhas compromete o destino

“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor” (Provérbios 19.21)

INTRODUÇÃO: Em 2011, foi lançado o filme “Agente do destino” que contar a história de um jovem chamado David que busca uma carreira política. No caminho de seu primeiro dia de trabalho, ele conhece a encantadora bailarina Elise, e entre ambos surge instantaneamente uma conexão, e pede a ela seu número de telefone, para marcar um próximo encontro. Ao chegar ao trabalho, David acidentalmente descobre a existência de agentes do destino, que tem a missão de fazer com que todos os planos do futuro de David ocorram da maneira determinada. Entretanto, terá que abrir mão de qualquer contato com Elise, pois pode comprometer o sucesso de Elise como também a sua própria vida. Mesmo diante disso, ele decide continuar com ela, alterando tudo aquilo que havia sido programado pelos agentes do destino.

A.   Apesar do filme de não ser tão surpreendente, é capaz de levar a diversas reflexões. No ponto de vista espiritual, podemos compreender que Deus estabeleceu um destino e um futuro para cada um de nós: “Eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar, planos de dar a vocês esperança e um futuro…” (Jeremias 29.11)

B.  Apesar do plano determinado por Deus, temos o poder de escolha que pode comprometer o plano que Deus traçou em nossa vida. A grande verdade é que tomamos decisões o tempo todo, e nem sempre nos damos conta disso e criamos meios para justificativas as nossas frustrações e fracassos. Tudo o que vivemos e conquistamos é decorrente de nossas escolhas. Isso mostra que toda escolha cria uma nova possibilidade de alterar completamente o rumo da nossa vida. Nosso destino é fruto de nossas decisões diárias, lembre-se disto.

C.    Antes de tomar qualquer decisão na sua vida avalie se realmente é a direção de Deus. As escolhas que você faz hoje podem não ter um impacto visível neste momento, mas no futuro pode mudar aspecto da sua vida, isto se não mudar sua vida completamente.

 

Destino profético 

 “Se você ficar calada numa ocasião como esta, Deus vai livrar os judeus de algum outro modo”(Ester 4.14)

A rainha Ester foi mudada da noite para o dia. De uma simples menina judia se tornou a rainha da Pérsia. Uma mulher influente, poderosa e bonita. A fama, o poder e a riqueza estava em suas mãos. Passando alguns anos, Mardoqueu, primo de Ester, não aceitou prestar reverência a Hamã, que era oficial da corte do rei Assuero. Hamã na sua indignação e fúria, decidiu não se livrar apenas de Mardoqueu, mas de todo o povo judeu. Ele conseguiu convencer e persuadir o rei Assuero assinar um decreto autorizando o massacre de todos os judeus que moravam no império persa.  Quando Mardoqueu e todos judeus souberam do decreto, eles rasgaram suas vestes e se vestiram de pano de saco e de cinzas, demonstrando publicamente sua tristeza. Também, fez com que a rainha Ester ficasse sabendo do que estava ocorrendo e mostrou o propósito e o destino profético pela qual ela teria.

A.      O conselho de Mardoqueu a Ester era, literalmente dizendo: “se falhar no plano de salvar o povo judeu, Deus vai levantar outra forma de cumprir seus proposito,” ou seja, Deus vai usar uma outra forma de substituir a falha de Ester.  Longo, entendemos que a nossa história foi desenhada por Deus, e somos a única pessoa que pode apaga-lo com as nossas decisões. Dessa forma, compreendemos que Deus planejou um destino para nossas vidas, mas as nossas escolhas podem comprometer os planos de Deus.

B.      Deus já estabeleceu um plano e um proposito antes de você existir: “Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi e separei e te designei para a missão de profeta para as nações! ” (Jeremias 1.5; Gálatas 1.15; Salmos 139. 13). Entretanto, o destino não é um “determinismo absoluto”. O destino pode ser alterado com a nossa negligencia e irresponsabilidade de não cumprir (Lucas 12.47).

C.   Além disso, a nossa ignorância pode atrapalhar outros que querem cumprir, ou seja, para que outras pessoas possam cumpri seu destino, às vezes, nós precisamos cumprir a nossa. Assim como caso de Ester, se não cumprisse sua missão, Mardoqueu não tornaria a segunda autoridade depois do rei Assuero (Ester 10.3)


CONCLUSÃO 

Cada decisão e cada renúncia que você toma na vida é uma semente para o seu destino. Elas que irão determinar a sua colheita. Então tome cuidado com suas escolhas. A vida está correndo, temos que fazer a vida valer a pena.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário