O chamado de Jonas

e27

Autor Esdras Ferreira

O chamado de Jonas

“E veio a palavra do SENHOR a Jonas:  Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.” (Jonas 1:2)

Quando Deus escolheu Jonas, não foi por acaso, pois Jonas era da Tribo de Zebulon, ou seja, quem nascesse na tribo de Zebulon eram conhecidos como homens de guerra. Aliás, a tribo de Zebulom desempenhou um importante papel na história de Israel. No livro dos juízes, as suas façanhas foram dignas de reconhe-cimento: “oferecido suas vidas para morrer na guerra” (Jz 5:18); Ajudou no combate de Baraque  e Gideão (Jz 4:10; 6:35); providos com todas as armas de guerra (1 Cro 12:33); Alguns de Zebulom destruíram os ídolos (2Cro 30:10-23). Entretanto, mesmo Jonas sendo da tribo de Zebulon teve medo, recuou, ignorou, fugiu, desobedeceu, negligenciou e escondeu:  “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor.” (Jr 23:24).

Na época de Jonas, existiram muitos profetas, com Amos, Oseias, Isaias  e Miqueias, mas Deus escolheu Jonas para profetizar em NINIVE. Mas Jonas tentou queimar etapas, cortar caminhos, uma saída mais rápida. O motivo do medo de Jonas era que os ninivitas que eram conhecidos pela sua crueldade, um povo guerreiro cujos soldados eram sanguinários e sem misericórdia. Se a profecia fosse nos dias de hoje, seria Mossul, do Iraque, onde registra o maior numero de cristãos martirizados.

Na verdade, todo cristão tem uma chamada, um ministério, uma função a ser exercida, uma responsabilidade, uma incumbência da parte de Deus para ser desempenhada. Se Deus lhe atribuiu algo, é porque Ele viu em você a capacidade para, elaborar, arquitetar, planejar e executar com excelência: “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, quando nem ainda existia…” (Sl 139:8-18). Aliás, Deus jamais colocará em nossas mãos aquilo não somos capazes de fazer. Também,  o chamado de DEUS não é escolha nossa, não podemos querer fazer a obra do nosso jeito ou escolher ministério do nosso gosto: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta…” (Jeremias 1:4-5).

A partir do momento em que o chamado de Deus repercute em seu coração, você perde o direito de determinar destinos para sua vida, pois o chamado, quando revelado, nos coloca diante de duas escolhas:  desobediência ou fidelidade. Qual será a sua escolha?

Leia mais

Fugindo do chamado

Chamado de Jonas

Eis-me aqui!Envia-me

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!