A cura de Naamã

Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.  (2 Reis 5.1)

 

Introdução: O exército da Síria foi um dos das nações mais ovacionado por suas grandes conquistas. Um exército temido em todas as fronteiras onde passava. Pelo fato de Israel estar distante de Deus e estar vivendo uma profunda crise espiritual, a bíblia chega a dizer que o Senhor deu inúmeras vitória a Síria. O próprio Deus usa os Assírios como vara de sua punição e disciplina contra o povo de Israel.

·         Naamã foi um importante e respeitado general e líder de uns dos exércitos mais importantes da sua época: Siria. Um homem respeitado pelos príncipes, amado pelo povo e elogiado pelos reis. Podemos afirmar que ele era um homem de sucesso, influente e honrado em sua nação. Posso imaginar que foi condecorado com medalhas através das suas inúmeras conquistas. Além de falar da sua posição de cargo de chefia do exército da Síria, a bíblia também revela a virtudes do seu caráter de ser um homem valoroso. Ele não tinha apenas um cargo, mas tinha também um legado, uma história que foi construída através das suas batalhas e guerras. Um homem que construiu ao longo de sua vida uma reputação.

1. A lepra de Naamã 

Mas esse grande guerreiro ficou leproso. 2 Reis 5:1 

Apesar de toda sua gloria, riqueza e poder bélico, ele tinha um problema sério que seus recursos não poderia resolver ou solucionar. A lepra, uma doença de pele altamente infecciosa, naquela época levava a morte. Era sentença de morte em vida. Posso imaginar Naamã chegando em casa e despia de sua armadura e tirava suas medalhas, o mau cheiro da doença se alastrava em sua casa. O desgosto, decepção e tristeza o consumia por dentro. Ele escondia em baixo de sua armadura a sua dor, suas lagrimas, sua deficiência, sua debilidade. Uma doença que trazia um desconforto tanto físico, emocional, familiar, como social. Um homem que era prestigiado por todos, mas na sua casa, o mau cheiro da lepra trazia uma decepção. Um herói para o lado de fora, mas um fracasso para os mais íntimos.

Se Naama fosse Israelita, ele seria banido para uma cidade de refúgio. Quem era leproso era considerado como amaldiçoado. Na bíblia, a lepra era condicionada algo espiritual.

1.      Pele fica insensível – errar sem constrangimento, fica no estagio avançado

2.      Contagiante – conviver com pessoas que deliberadamente peca, acaba imitando.

3.      Deixa marcas físicas e emocionais destrói o corpo, pele necrosada, ossos fragilizado, carne apodrecida. O corpo fica deformado, os dedos e orelhas é consumida,

4.      Distanciamento social – destrói relacionamentos, afasta as pessoas. Fica isolado na sociedade. A lepra vai devastando a pessoa. Final a morte. 

Proposito: Quem sabe voce tem deformidades em sua vida, em seu caráter, conduta, comportamento, emoções, e atitudes. Ele quer devolver a sua dignidade. Não sei quais são as suas guerras internas, mas saiba que Deus quer dar as vitorias que todos as áreas da sua vida, tanto externas como internas da sua vida. A história de Naamã é uma história de restauração, de recomeço. Para Naamã ser curado ele precisaria ser quebrado em algumas áreas:

2.    Naamã: A menina sem nome

“E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã…” (2 Reis 5.1)

O verso afirma que uma menina foi levada presa pela tropa de Naamã, para ser escrava na Síria. Ela estava sendo forçada a trabalhar onde não queria, e fazer aquilo que não desejava. Por ser um contexto de guerra, acredito que sua casa foi destruída, sua família foi morta ou levada como escravos. Uma menina que iria trabalhar na casa do seu pior inimigo, na qual prejudicou sua família e seu povo. 

A.      A bíblia não dá detalhes, mas podemos imaginar a situação dramática para essa jovem menina judia que nem teve o seu nome citado e nem muito menos de qual família viera. Com certeza que seus sonhos e projetos foram adiados ou interrompidos quando foi levada como escrava.

B.      Apesar de estar na casa de um homem que o prejudicou sua família, ela não deixou de demostrar compaixão com Naamã. Na qual ela foi a protagonista na história de Naamã ao afirmar: “Se o meu senhor conhecesse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra” (2 Reis 5.3). O general Naamã tirou sua casa, sua família e amigos, mas não tirou suas convicções, ou seja, não era escrava de ressentimento, amargura ou traumas. 

C.      As circunstancias adversas não interferiu nos seus valores, na sua bondade de servir e ajudar quem precisava de ajuda. Nos dias de hoje, como é difícil desejar o bem para quem fez o mal. Saiba que a fé em Deus nos faz livre de toda amargura. Só desfrutaremos uma vida de liberdade quando compreender a obra do Espírito Santo em nossa vida. 

D.     É Cristo que faz viver livre de toda amargura e ódio. “onde está o Espírito do Senhor, ali reina a liberdade. Seja livre de toda amargura do passado e seja feliz. (2Corintios 3.17)

3.    Naamã: Orgulho Quebrado

 

“Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado”. (2 Reis 5.10)

 

Naamã convencido pela sua esposa, pediu autorização ao rei da síria que enviasse carta o rei de Samaria. Quando o rei de Israel terminou a leitura da carta, ficou desesperado, a ponto de rasgar as suas roupas. O rei pensava que era uma provocação para uma guerra, mas era um pedido de ajuda. A tensão de guerra entre a síria e Israel era tão intensa que tudo que soava era declaração de guerra. Quando o profeta Eliseu soube que o rei de Israel não sabia o que fazer com a carta, mandou um mensageiro para avisar o rei que existe profeta de Deus em Israel.

A.      Então Naamã foi com seus carros e cavalos, levando consigo trezentos e cinquenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas e parou à porta da casa do profeta Eliseu. (3 milhões de reais) Ele tentou usar a influência política, uma comitiva de soldados e presentes para impressionar o profeta.

B.      O texto afirma que o profeta Eliseu não quis se encontrar com Naamã, apenas transmitiu um recado através de um mensageiro que ele se banhasse no rio Jordão e mergulhasse sete vezes. Naamã ficou furioso pelo fato do profeta não receber e por mandar se lavar nas aguas poluídas do rio Jordão.

Mas Naamã ficou indignado: “Eu estava certo de que ele sairia para receber, invocaria o nome do Senhor seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra. Não são os rio de Damasco melhores do que todas as águas de Israel? Será que ” Então, saiu furioso.  (2 Reis 5:11,12)

 

C.      Naamã queria que Eliseu tocasse no lugar da ferida, isso dá entender que sofria de uma lepra localizada, mas ele precisava ser tocado por inteiro. O método de Deus agir, às vezes, será diferente do nosso. Deus não vai agir naquilo que você quer, mas naquilo que você precisa. Observe que a cura de Naamã começou acontecer quando sua decisão foi contrariada pelos seus amigos. Ele precisava de um tratamento dos seus pensamentos equivocados. Um tratamento mais no seu interior do que seu exterior.

Conclusão

Depois da cura, Naamã foi ao encontro do profeta e se apresenta como servo de Elizeu. Saiba que é humilde não tem problema de identidade. Ele só foi limpo por dentro e por fora ao submeter a palavra e sua perseverança em completar os sete mergulhos. apenas mergulhe nesse “rio Jordão”, pois é através dela que destruirá seu ego.

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

Deixe o seu comentário