As duas fases de Elias

Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta. Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! ”  1 Reis 18:38,39

Introdução: Todos conhecem o rei Acabe, que era rei de Israel, que casou com Jezabel, uma mulher idolatra, feiticeira e dominadora. A rainha Jezabel conseguiu convencer Acabe construir um templo ao deus Baal. Os profetas que temia ao Senhor, confrontava e denuncia atitude de jezabel. Para eliminar as denuncias, Jezabel manda matar os profetas que são contra ela. Com isso, muitos profetas fogem e se esconde para não ser morto.  Apensar das ameaças, Elias se apresenta Acabe:

Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva mediante a minha palavra”.  1 Reis 17:1

Acabe achou que era mais um louco profetizando, porém os dias e os meses se passaram e não havia chuva. Acabe entra em desespero ao ver seus animais morrendo de fome e procura por Elias para mata-lo mas não encontra. A fome era tão extrema que Acabe chama Obadias para procurar fontes de agua para alimentar os animais que ainda estava vivos.

·      Primeira frase: Mostrar o sucesso e vitorias de Elias. Quando Elias está no monte Carmelo ao desafiar os profetas de Baal onde ele vê fogo e chuva.

·         Segunda fase Mostrar o lado frágil de Elias, onde ele se esconde na caverna pedindo a Deus a morte. Uma palavra para mostrar que Deus não desiste de você independente de fase você está vivendo.


Primeira fase: Elias no monte 

Já se passou três anos e meio sem chuva, Deus se apresenta Elias e diz:  “Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei abundante chuva sobre a terra”.  1 Reis 18:1

Remindo a história, quando Elias se encontra com Acabe, Elias convoca um desafio:  Agora convoque os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá no monte Carmelo. O deus que responder com fogo esse é o deus verdadeiro! Os profetas de Baal e todo o povo concordou com a ideia de Elias e clamaram a Baal em alta voz para que mandasse o fogo, dançaram em volta do altar e se auto mutilaram até sangrar. Ao meio dia Elias começou a zombar e debochar dos profetas 

– Gritem mais alto! Quem sabe ele está dormindo, ou ocupado. Então eles passaram a gritar mais alto, mas nenhuma reposta foi ouvida. 

Agora chegou a vez de Elias, mas antes de orar a Deus para pedir fogo no altar, Elias fez….

1.       Reparou o altar que estava em ruinas Impossível viver a plenitude de Deus com o altar quebrado. Isso faz lembrar de Gideão, quando Deus libera uma promessa que livraria Israel dos midianitas que estavam oprimindo e massacrando Israel. Deus pede primeiro para Gideão destruir o altar de baal de seu Pai. O altar de baal estava atrapalhando, bloqueando, impedindo uma nova fase de Israel. Tem coisas que precisamos desapegar e desprender para viver um novo tempo de Deus: “Confessai os vossos pecados uns aos outros para serdes curados.”   Tiago 5.16

2.      Apanhou doze pedras, que representava as doses tribos de Israel; Arrumou a lenha e o novilho em pedaços e encham de água quatro jarros de agua e derramem sobre o holocausto; Fizeram por três vezes ao ponto das água escorria do altar, chegando a encher a valeta.” Naquele tempo, por não haver chuva mais de três anos a agua era mais precioso que o ouro. Uma época que as pessoas morriam por falta de agua. Parecia um desperdício, um louco ou irresponsável jogar toda agua no altar. Para muitos, era uma entrega desnecessária. Os críticos poderiam sugerir dar agua para quem realmente precisa.

O Motivo de Elias jogar toda agua no altar era porque tinha recebido uma revelação de Deus. No início do capitulo, Elias ouviu da boca de Deus que haveria uma abundante chuva, ou seja quem não ouviu o que você ouviu não vai entender e compreender o nível da sua entrega. O nível da sua entrega não se compara o Que Deus vai fazer contigo. Esses quatros jarros não se comparam com abundante chuva que está por vir. Então Elias disse: pode pôr tudo no altar! Até a última gota! Qual são os sonhos que voce vai ter que abrir mão? Quantos relacionamentos voce terá que romper?

Para cometer esse risco de lançar sem reserva, é necessária uma postura, uma decisão, vontade interior e voluntariedade, isto é, que envolva tudo de você, através do convencimento do Espírito Santo, porque não teremos todas as grandezas de Deus, enquanto Deus não tiver tudo de nosso ser. Tenha uma vida intensa nos propósitos de Deus. Se desgaste nos planos de Deus! Que você viva uma vida sem reserva!

Na hora do sacrifício Elias fez uma oração curta e rápida:

Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus (I Reis 18: 37)

A resposta da oração foi imediata, desceu fogo do céu e o senhor queimou completamente o Holocausto e também secou a água da valeta. Todo o povo se ajoelhou gritando: “Só o Senhor é Deus!”. Elias ordenou que todos os profetas de Baal fossem levados ao riacho de Quisom e lá os matou.

Depois Elias chama seu servo, suma no monte e veja se tem sinal de chuva. E ele foi e olhou e não viu nada. Elias manda voltar e ver novamente, isso se repete por seis vezes, na sétima disse: “Eu vejo uma nuvem pequena, do tamanho da mão de um homem…” Avisa Acabe que haverá uma abundante chuva. Quem tem visão uma pequena porta vê uma grande porta. Uma pequena oportunidade enxerga uma grande oportunidade. Quem tem visão consegue entregar o que ninguém entregaria, consegue ver o que ninguém está vendo.

Segunda fase: Elias na caverna

 

Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. A rainha Jezabel fica furiosa e mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com os meus profetas”. Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba ele deixou o seu servo e se escondeu  1 Reis 19:1-3

Um mensageiro paralisa, desmotiva e desencoraja. Ele pega suas coisas e abandona seu discípulo e esconde. Elias fez desafios que poucos homens fizeram. Entretanto, depois de grandes conquistas e vitórias, Elias pediu carta de demissão: “chega! Eu não aguento mais! Eu não quero seguir adiante!” 

De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”. Elias olhou ao redor e ali, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”.  1 Reis 19:5-7 Tem muitas coisas para voce fazer

Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias? ” 1 Reis 19:8,9 Elias comeu a justificar seus desanimo.


Conclusão

Aqui mostra um Deus que não desiste. Um Deus que persiste e insiste em te usar para Gloria dele. Se Davi tivesse desanimado, a gente não teria salmos; Se Jesus tivesse desanimado, a gente estaria no inferno; Se Moises tivesse desanimado, o povo de Israel continuaria escravizado. O seu desanimo sempre vai afetar o destino de outras pessoas próximas de você, então não desanime: “Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias…” (Daniel 12:13)

LEIA MAIS…

ELIAS NA CAVERNA: UMA SUAVE BRISA 

Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

 

«
»

1 Comentário

  1. gateio disse:

    Your article made me suddenly realize that I am writing a thesis on gate.io. After reading your article, I have a different way of thinking, thank you. However, I still have some doubts, can you help me? Thanks.

Deixe o seu comentário