As filhas de Zelofeade: Em busca da herança

As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai. (Numeros 27:7)

Introdução: Depois que o povo de Israel sair do Egito, Deus faz uma promessa que levaria a uma terra que mana leite e mel: a Terra de Canaã. Após 40 anos andando pelas Penínsulas do Sinai, o povo chega até a fronteira da terra prometida. Mas antes de entrar na terra, Moises envia doze espias para espionar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias, os espias voltaram a Moisés e a toda congregação de Israel que estava em Cades para mostrar relatório completo com todas as informações da terra. Para ter uma prova clara que a terra era boa, trouxeram do vale de Escol um cacho de uvas que foram necessários dois homens para carregar.

·         Em números 26, Deus ordenou que Moises fizesse uma contagem de quantos Israelitas tinha em Israel. Através desse senso, as terras seriam divididas conforme a quantidade de família de cada tribo. Até aquele momento, a lei dava direito a herança apenas para filhos homens. E, um homem chamado Zelofeade, da tribo de Manasses, morre no deserto sem deixar um filho homem para herdar a herança, deixando 5 filhas sem direito a herança, sem patrimônio. Elas teriam que ficar na dependência de parentes pelo resto da vida, por isso que elas se sentiram injustiçadas e desamparadas. Foi nesse contexto, que cinco filhas de Zelofeade foram até Moises para reivindicar a herança de seu pai.  

Proposito: Essas cinco mulheres que destacaram e traz uma grande inspiração pela sua coragem e ousadia para reivindicar seu direito pela herança. Mulheres de caráter e personalidade, que não ficaram acomodadas. Mulheres que sabia o que queria. O que podemos aprender com atitude das filhas de Zelofeade?

 

1.    Filhas de Zelofeade: Quebrou o protocolo

 

“Elas se apresentaram diante de Moises, lideres, príncipes na tenda da congregação: Meu pai morreu por causa do seu próprio pecado e não deixou filhos. Estamos aqui para reivindicar o nosso direito da herança…” (Números 27.3-4)

Segundo o costume, caso alguém tenha um problema jurídico, deveria apresentar os 70 lideres, se eles não conseguir resolver, passava para o sumo sacerdote. E, em último caso, era agendado uma audiência para Moises resolver.  Mas elas quebraram o protocolo e foram falar direto com Moises que era autoridade suprema.

A.      Elas foram no lugar certo – Essas mulheres poderiam reivindicar seus direitos fazer uma rebelião, levar todas as mulheres para rua com cartaz protestando seus direitos e brigar por justiça. Elas foram no lugar certo que tinha resposta. Elas foram na tenda da Congregação, uma Tenda armada por Moisés fora do arraial como ponto de encontro com Deus. 

B.      Elas não se acomodaram – Quem sabe elas ouviram muitos dizendo: “Desista, está na lei, vocês não vão conseguir!” Com certeza, elas deveriam se conformar, e aceitar, pois já estava estabelecida por lei. Entretanto, aquelas moças não se conformaram com a condição de exclusão sobre suas vidas. Saiba que o comodismo pode impedir de pensar, deixando de lado a capacidade de analisar novas possibilidades.

C.      Elas foram unidas com o mesmo propósito – As cinco mulheres estavam decididas, foram com ousadia falar com Moises. Quando andamos em unidade e com o mesmo proposito Deus se move. Quando estamos em unidade, abrimos a porta para intervenções divinas. Se nos unirmos, chegaremos a lugares onde jamais estaria se fossemos sozinhos.

 

2.    Filhas de Zelofeade: A resposta de Deus

“As filhas de Zelofeade falam o que é justo, certamente lhes dará possessão de herança ao seu pai!”

As Sagradas Escrituras mostram que Moises não sabia o que fazer. Ele estava preso em um dilema, e resolveu levar suas causas ao Senhor e interceder por elas. A resposta de Deus foi positiva. Por viverem uma vida reta diante do Senhor as filhas de Zelofeade alcançaram o favor do Senhor e receberão a possessão por herança da parte do Senhor.

A.      Saiba que a retidão é um dos princípios para Deus honrar a sua vida. A tua postura de retidão arrebata o coração de Deus. É através disso que vai mover o coração de Deus ao seu favor.  O livro de Salmos 84; 11b diz que o Senhor não sonegará bem algum aos que andam na retidão, ou seja, que andam retamente

B.      Resultado: Olha os feitos que elas conseguiram: mudou a legislação judaica (a lei foi ampliada). Deus modificou a lei para contemplar casos semelhantes nas futuras gerações. Quando Josué conquistou todos os territórios de Canaã, Josué fez questão de mencionar os nomes das cinco filhas de Zelofeade, pois Elas que foram precursoras em sua época. (Josué 17.4)

3.    Os significados dos nomes

Tanto a história inspiradora das filhas de Zelofeade, bem como, o significado de seus nomes possuem um significado espiritual para todos nós que deseja seguir a Deus. O nome era colocado por vários motivos, seja pelas circunstancias ou colocado de forma profética. Isso nos faz entender que Zelofeade colocou o nome de suas filhas de forma profética, ou seja, aquilo que elas irão de tornar-se. Veja:

Macla “confiança” – Ela será uma mulher confiante em seu propósito, que não se abala com as circunstâncias, nem esmorece diante das adversidades: “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Sl 125.1)

Noa “aquela que não se detém” – Ela será uma mulher que ninguém pode parar, segurar ou deter em seu chamado. Uma mulher persevera em seu propósito. Uma clareza em relação aos objetivos. Uma mulher que sabe se adaptar às mudanças.

Hogla “aquela que não anda com os pés amarrados” Ela será uma mulher decidida, não anda com pés amarrados. Uma mulher livre para guerrear. Não vive uma vida embaraçada com esse mundo. “Nenhum soldado em serviço se embarace com os negócios dessa vida…” (2Timoteo 2.4)

Milca “aquela que tem autoridade” – Ela vai nascer para governar. Saiba que Deus deu autoridade para pregar o evangelho, para vencer o medo e o pecado e fazer o que Jesus fazia: “Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo.” (Lucas 10.19)

Tirza “deleite, prazer de Deus” – Ela vai trazer satisfação e alegria ao Senhor. Aquela que vai arrebata o coração de Deus ao ouvir sua petição e adoração.  Aquela que tem o favor de Deus e que cuja graça resplandece a outros.

Conclusão

Estas mulheres conseguiram o favor de Deus porque tinham em si mesmas características marcantes, entendemos que você pode mudar seu histórico procurando ter estas virtudes aqui destacadas. Deus sabe muito bem o que você precisa, mas ele só está esperando que reivindique o seu direito da herança, pois Deus respeita seu livre arbítrio. Saiba que Deus quer mudar a sua história, mas ele espera uma atitude sua. Tome posso daquilo que é seu! Levanta-te! Enfrente! Tenha coragem e animo! Lute por sua herança:

Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade. Salmos 2:8

 

«
»

3 Comentários

  1. Daniela Souza disse:

    amei o estudo

Deixe o seu comentário