A intercessão de Moises

“Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os Amalequitas venciam.” (Êxodo 17.11)

Introdução: Logo após que os israelitas foram libertados do Egito de forma sobrenatural, o povo de Israel enfrentaria outro grande desafio: a travessia no deserto. Inclusive, em Êxodo 13, Deus não deixou o povo de Israel ir para o caminho mais curto, pois ao encontrar com os filisteus eles iriam desistir e voltar para o Egito, porque o caminho mais rápido poderia se tornar o caminho do retrocesso, de volta ao passado, atrasando assim o propósito divino. Aliás, Deus sabia que a trajetória de Israel até a terra prometida não seria fácil, haveria vários desafios e inimigos. Ao chegar nas proximidades de Refidim, os Amalequitas desafiam Israel para uma batalha.

·         Quem era os Amalequitas? Os amalequitas eram descendentes de Esaú e fazia parte da família de Amaleque. Era um povo perverso, sanguinário e sem misericórdia. Apesar desse novo desafio, Moises convoca Josué que escolhesse homens para a guerra e que ele estaria em posição no alto da colina, com a vara de Deus em suas mãos intercedendo.

Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os Israelitas venciam, quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam. Então Arão e Hur, ao perceber isso, mantiveram erguidas as mãos de Moisés, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol.

Proposito: O proposito dessa mensagem é conscientizar a importância e o valor da intercessão. Que através dessa mensagem Deus possa levantar intercessores que intercedam em favor de seu povo. Para isso, vou falar de três lições que aprendendo nesse texto:

 

1.    Intercessão de Moises

 

Então Moisés disse a Josué: “Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos”. Êxodo 17:9

Essa não foi a primeira vez que Moises intercede pelo povo. Em Êxodo 32 afirma que Israel estava em rebeldia tão grande que Deus decidiu exterminar todo o povo de Israel e levantar uma nova geração através da descendência de Moises. Ai, que Moises intercede pelo Povo dizendo:

Ó Senhor, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão? Tem piedade, e não tragas este mal sobre o teu povo! Lembra-te das promessas feitas ao ter servo Abraão, Isaque e Israel, aos quais juraste por ti mesmo: ‘Farei que os seus descendentes sejam numerosos como as estrelas do céu e lhes darei toda esta terra que lhes prometi, que será a sua herança para sempre Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste”.  (Êxodo 32:11-13…32)

A.      Moisés que se colocou a sua vida em jogo, rogando por um povo marcado pela rebeldia. A marca de um intercessor é movida por amor. Um amor que é capaz de interceder até mesmo pelos seus inimigos (Mateus 5.44). O intercessor é aquele que vai intermediar por aqueles que estão indefesos.

B.      A oração intercessora destrói laços, liberta cativos, cura os feridos e restaura o abatido. Abre caminho para Deus se manifestar seu poder e sua soberania, tornando uma ponte de socorro ´para quem precisa. Há se soubéssemos o poder que há na intercessão, a gente intercederia com mais intensidade.

C.      Quando Moises subiu na colina do monte, não foi para observar o desempenho de Josué, não foi ver se estava perdendo ou ganhando, errando ou acertando, mas estava exclusivamente intercedendo. A intercessão não existe julgamento ou condenação. Moises estava fazendo semelhante a Cristo, a qual Paulo afirma: “Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Romanos 8:34).

D.     Em Esdras 9 afirma que quando Esdras ficou sabendo que Israel estava voltando as práticas pecaminosas, caiu de joelhos, rasgou suas vestes, arrancou sua barba e raspou sua cabeça e chorou no templo. Então todo povo se reuniu ao redor do Esdras choravam : Meu Deus, estou por demais envergonhado e humilhado para levantar o rosto diante de ti, meu Deus, porque os nossos pecados cobrem as nossas cabeças e a nossa culpa sobe até aos céus Enquanto Esdras estava chorando, uma grande multidão de israelitas, reuniram-se em volta dele. Eles também choravam amargamente. (Esdras 9.6; 10.1 

E.      Todas as pessoas foram tocadas pela oração e se aproximam dele com coração quebrantado. As pessoas que estavam convictas de seus pecados apelaram a Esdras para renovar a aliança e guiá-las ao arrependimento (Esdras 10:1-4)

 2.    O cansaço de Moises

 

Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantinham erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol.  Êxodo 17:12

Pela demora da guerra Moises cansou. Tente imaginar ficar 30 minutos com as mãos levantadas, seus ombros e seu braços vão sentir dores nos músculos inteiro. Precisaria, no mínimo, 5 minutos para que o braço relaxasse. Mas o texto afirma que quando Moises abaixava os braços para dar uma descansada, os amalequitas prevalecia. Então manter os braços levantados era sinal de vitória, conquista.

A.      Na verdade, mãos abaixadas simbolizam cansaço, fadiga e relaxamento e a bíblia nos encoraja. “Não tema, não deixe suas mãos enfraquecerem. O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar e com o seu amor a renovará” (Sofonias 3.16,17). As mãos falam de produtividade e resultados, e quando o profeta exorta para não deixar as mãos enfraquecidas é não deixar que a frustração te paralise nos seus resultados, que as decepções da tua chamada te desanimem e que as circunstâncias te façam desistir.

B.      Líderes também cansam. “Elias se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta! Não aguento mais!” (1Reis 19.4,9). Entretanto, depois de grandes conquistas e vitórias, Elias pediu carta de demissão, resignação do ministério: “Eu não quero seguir adiante!” O chamado ao ministério não é um chamado para a celebridade ou conforto, mas um chamado para a lagrimas.

C.      Realmente, Deus sabia que estrutura de Elias, que ele era um ser humano e tinha suas limitações. E Deus disse para Elias que irá colocar um auxílio para continuar, alguém para apoia-lo e ajuda-lo e admira-lo: O profeta Elizeu. Quem sabe não temos a chamada de estar à frente da batalha, mas podemos ser o sustento com nosso auxilio para  líderes que estão na frente de batalha.

 

3.    O auxílio de Arão e Hur

 

Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantinham erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. Êxodo 17:12

 

1. A unidade – Acredito que a vitória de Israel contra os amalequitas não foi apenas pela intercessão de Moises, ou pela habilidade de Josué na peleja. Mas, também, foi pela unidade. Arão e Hur sabia que Moises estava desgastado, fraco e sem força. Eles perceberam que Moises precisava de apoio, auxilio e ajuda: “Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade…” (Eclesiastes 4.12) Nunca deixe de fortalecer as mãos de quem estão fracos. Ajude aguentar nas suas batalhas e não deixe que perca a esperança: “Fortaleçam as mãos caídas e os joelhos enfraquecidos.” (Hebreus 12:12, 13)

2. O posicionamento – Moises ficou até o por do sol. Enquanto a guerra não acabar não vou sair daqui. A maneira como você posiciona vai influenciar diretamente daquilo que você vai experimentar da parte de Deus – vai determinar seus limites. A maior parte das frustações que enfrentamos na vida em Deus não é por falta de fé ou expectativas, mas por falta de posicionamento. A maior tragédia é viver uma vida inteira esperando por um momento ao invés de viver uma vida preparando para quando esse momento chegar. Às vezes estamos clamando por chuva, mas não chega porque não estamos preparando a terra para a chuva.

Saímos do culto com uma palavra liberada no nosso coração e entramos em uma atmosfera de fé, graça e poder, mas durante a semana não se posiciona naquilo que recebeu da parte de Deus. Se você não se posicionar, o medo, covardia e a mediocridade vai se posicionar para você. Precisamos assumir nossa posição diante daquilo que Deus nos confiou, pois, o evangelho é dinâmico, precisa fazer a nossa parte para que Deus faça a dele.

Conclusão

Saiba que, se for preciso, Deus vai usar pessoas para pegar em suas mãos e te ajudar a não desistir de interceder, não parar de lutar e não desistir de confiar. Enquanto você mantiver na posição e estiver com suas mãos erguidas a vitória será garantida para sua vida.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

 

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário