O chamado de Samuel

Nessa mensagem iremos mostrar cinco características que motivou Deus chamar Samuel, para que então possamos entender e compreender os requisitos que Deus espera para ser um Samuel nessa geração. Eu acredito que Deus vai levantar futuro Samuel nessa geração.

Introdução: Como sabemos, Ana não podia ter filhos, pois era estéril. O desejo dela é ter um filho, então todos os anos ela subia para região de Siló para fazer seus sacrifícios e chorar no templo. Teve dias que Ana chorava, soluçava, ao ponto de não ter força de falar, só mexia os lábios. Ela se derrama e faz um voto “ Se o Senhor me der um filho, eu darei todos os dias da sua vida ao Senhor…” Ela teria que receber, depois devolver. O sacerdote Eli, ao ver Ana no chão chorando no templo, confunde como uma pessoa embriagada: “Até quando vai permanecer embriagada? Você não tem vergonha não? Aqui é um lugar de respeito?  Ana, por sua vez, responde de forma serena e tranquila: “Não estou embriagada meu senhor, estou com espirito angustiado…”

A.      No capitulo 1, mostra o sacerdote Eli liberando uma palavra profética: “Vá em paz, que o Deus de Israel conceda o que voce pediu… Então ela se levantou, comeu e seguiu o seu caminho e seu rosto não era mais o mesmo… e no mesmo ano teve um filho que chamou de Samuel. Quando Samuel foi desmamado, Ana foi cumprir o seu voto e levou ao santuário, onde ele ficou debaixo dos cuidados do sacerdote Eli. Praticamente, Samuel foi fruto de um milagre, fruto de uma intercessão de uma mulher que queria ter um filho. Ele foi gerado debaixo de lagrimas.

B.      No Capitulo 2, fala da grande decadência moral e espiritual de Israel: “Cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos…” Juizes 21.25. Uma geração corrompida pois não havia reis e nem juízes para governar. Até mesmo dentro do templo. Os filhos de Eli, que seriam futuramente sucessores, estavam se corrompendo, não tinha temor ao Senhor, aproveitava e roubava as ofertas, faziam relações sexuais na porta do templo. Ao ponto de Deus usou um profeta para advertir os filhos de Elí, mas Eli não tomava nenhuma providencia (foi omisso em relação aos pecados dos seus filhos).

C.      No capitulo 3, afirma que “naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram frequentes…”(1Samuel 3:1) Deus não se manifestava, Deus ficou em silencio. Mas na continuação do versículo continua… “Antes que a lâmpada do tempo se apagasse o silencio de Deus foi quebrado aos ouvidos de uma criança, um menino que servia ao Senhor. Até irônico, Deus queria começar um novo tempo, uma nova história, um novo capitulo para uma nação através de uma criança, que não tinha experiência com Deus. 1Samuel 3.7 “Não conhecia o Senhor e a palavra não tinha sido manifestado…”

Chamada de Samuel

Quando Deus chama pela primeira vez o seu nome Samuel, tinha dificuldade para distinguir e discernir a voz de Deus, para Ele era uma voz desconhecida –  ao ponto de confundir com a voz do sacerdote Eli. O Samuel levanta e vai para o quarto do sacerdote: O Senhor me chamou? Não, respondeu o sacerdote. Isso se repetiu três vezes. Na quarta vez, pela instrução do sacerdote Eli, Samuel ao ouvir a voz novamente diz: “Fala, pois o teu servo está ouvindo”. E o Senhor disse a Samuel uma mensagem dura de juízo sobre a casa de Eli, onde Eli seria morto e seus filhos por causa do pecado.

A.      No dia seguinte, Ele teve medo de contar a visão. Eli perguntou: “O que o Senhor lhe disse? Não esconda de mim. Deus o castigue com todo rigor se você esconder de mim qualquer coisa que ele lhe falou”. Então, Samuel lhe contou tudo. Passaram os anos a profecia se cumpriu: os filhos de Eli morrem na guerra, e o sacerdote Eli cai da cadeira, quebra o pescoço e morre.A partir desse chamado Samuel não foi mais o mesmo: “O Senhor era com Samuel, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem. E, Todo o Israel, reconhecia que Samuel era profeta do Senhor. ( 1 Samuel 3:19-21)

  1. Samuel foi o ultimo e maior juiz de Israel. A maior figura do antigo testamento desde Moises. Além de juiz, Ele liderou Israel como sacerdote e como chefe militar e político. Samuel foi um divisor de aguas de Israel: de juízes para Reis. A pergunta que fica é: o que motivou Deus chamar Samuel? Veja alguns motivos:

1.    Marcado por um legado

  1. Paternidade –  “Eucana amava Ana, ao ponto de dar porção dobrada…” –   Segundo a psicologia, a paternidade de um pai e uma mãe produz resultado significativo no desenvolvimento de uma criança seja emocional, intelectual e social. A maneira como voce trata sua esposa dentro de casa afeta o desenvolvimento dos seus filhos. Além dessa paternidade, havia o amar de mãe…
  2. O amor de Mãe –  “Sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano…”(1 Samuel 2.19).-  Para Ana era como um FILHO QUERIDO, AMADO, PREDILETO. O motivo que a Biblia enfatiza isso é para mostrar que Ana não abandonou Samuel no templo. Posso até imaginar a túnica parecida do sacerdote, feita de lã, como se fosse uma mensagem profética: voce vai ser um sacerdote! Isso mostra o amor de mãe em querer participar, acompanhar, estar junto no ministério do filho. Ana estava preparando o ambiente. Quero fazer uma pergunta: Cadê a túnica do teu filho: a túnica do amor, eu te amo, túnica do abraço.  

  2.Marcado pelo serviço

“O menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli  (1 Samuel 3.1)

 Uma criança já tinha responsabilidade no templo.  O maior sinal que você deseja conhecer o seu chamado é o envolvimento, interação no reino de Deus. Deus não chama pessoas preguiçosas, desinteressadas ou acomodadas. Quando Deus escolheu Josué ele era comodante do exército de Israel. Quando Deus chamou José para governar ela já governava dentro da cadeia. Quando você se preocupa com pessoas que convive com voce. Deus não está preocupado com seu título, mas com seu interesse. Esse desejo de não medir esforço quando o assunto é o reino. A perfeição das suas realizações não é a qualidade do seu talento ou sua habilidade, e sim, o amor por aquilo que você faz. A sua chamada será apenas uma extensão daquilo que voce já faz…

Devemos compreender que Deus escolhe pessoas incapacitadas para capacitar, com a finalidade que a sua Glória seja atribuída somente a Ele: “Deus escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele…” ( 1Corintios 1.28). Samuel uma criança, Moises tinha deficiência na fala, Jeremias se sentia muito jovem; Entretanto, foram esses homens que Deus revelou a sua força e poder: O que todos tinham em comum era a disponibilidade de serem usados por Deus. Pois disponibilidade gera velocidade, quando mais disponível estiver mais longe Deus vai te levar.

    3.Marcado pelo exemplo

“E o menino Samuel continuava a crescer, sendo cada vez mais estimado, agradável pelo Senhor e pelo povo.”  (1 Samuel 2:26)  

Um menino de exemplo, de caráter. Mesmo porque, Samuel atingia nessas duas dimensões: Competência pessoal (relação com Deus) e competência social (Relação com as pessoas). Quando Deus chamou a Josué para uma missão, Deus instruiu na sua competência pessoal e social. Antes de pensar em querer tocar os corações das pessoas você tem que tocar o coração de Deus.  Tudo que alcançamos em nosso ministério está na proporção do seu compromisso com Deus. A essência do nosso chamado é uma vida de santificação. De fato, o pecado pode reduzir a nossa herança ministerial e o nível de conquista espiritual: “Lembra-te onde caíste, arrepende-te e volta a praticar as primeiras obras, se não, venho a ti e moverei do seu lugar…” (Apocalipse 2.5).

 

4.Marcado pela Continuidade

O Senhor continuou aparecendo em Siló, onde havia se revelado a Samuel por meio de sua palavra.

Observe o verbo… A continuidade de gerar experiências e as experiência gera raízes que essas raízes não deixa você parar. Porque ouvir experiências e testemunhos dos outros nos alegra, mas ter a nossa própria experiência com Deus nos marcar, impregna e motiva a nossa fé. Aliás, Deus quer manifestar individualmente em cada um de nós. Todas as experiências com Deus geram consequências na nossa história, isto é, nunca mais seremos a mesma pessoa. Na verdade, Deus quer criar base, fundamento, pois antes da expansão externa, tem que haver uma grande expansão interna. Deus que nos dar estrutura para que atuação do Seu Espirito possa ser mais intensa em nossa vida, tornar imparável.

Conclusão

Ser profeta de Deus não é para tímidos ou covarde. Samuel teve de confrontar pessoas poderosas, como o rei Saul, por seus pecados. Samuel estava disposto a colocar a sua própria vida em risco.  Cumprir o ministério deve ser um projeto de vida e jamais uma simples aventura. Por esse motivo, quando compreendemos essa verdade, nos ajuda a sair dessa caverna de argumentos humanos e apresentar-nos como profetas do Senhor nesta geração. “Pai é glorificado na abundância dos nossos frutos…”, (João 15.8) isto é, a nossa produtividade espiritual nos identifica como seus discípulos. 

Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. Ezequiel dos Santos disse:

    Senti a presença do nosso Senhor lendo esse estudo. Muito bem preparado para os mantes da palavra de Deus. Obrigado pelo conteúdo. Deus os abençoe grandemente.

Deixe o seu comentário