A doença de Jó e sua restauração

Introdução: Aqui o texto começa Jó sendo elogiado pelo próprio Deus, afirmando que ele era um homem integro, temente e se desviava do mal. Jó era o cartão postal de Deus. Além do seu bom caráter, Jó era um homem rico, influente e respeitado por todos. Se fosse nos dias de hoje seria o “Bill Gates” da época, porque no início do livro, começa a falar das suas riquezas, Patrimônio, do seu enorme empreendimento:

·         7 mil ovelhas (as roupas dos nobres eram feitas de lã das ovelhas, então deduz que Jó tinha uma indústria têxtil ou fornecia matéria prima naquela região)

·         3 mil camelos –  Uma frota de camelos (naquela época era a principal meio de transporte de passageiros e viajantes no deserto. Além das 500 juntas de boi e 500 jumentas.

Satanás e Deus: Apesar de não haver nenhuma contradição a respeito do caráter de Jó, Satanás coloca em dúvida a sua integridade, afirmando que adoração estava atrelada pela sua riqueza. Satanás acreditava que, se Deus remove-se todos os benefícios e recompensas, Jó se revoltaria contra Deus – amaldiçoando. Aparentemente, parece um jogo de apostas entre Deus e o diabo, como se Jó fosse um cavalo de corrida: “ele vai pecar ou vai ser fiel?” Mas não foi esse propósito: Como sabemos, Deus autoriza e permite Satanás tocar na vida de Jó por três motivos:

1.      Deus permitiu para testemunho do universo que Deus não compra adoração.

2.      Revela um Deus que mantem o controle de tudo. O diabo não vai além da sua soberania do limite que Deus estabeleceu.

3.   Mostra que o justo também padece, passa por aflições. Com isso, destrói  ideia ou argumento que todo sofrimento é consequência de um pecado. Além disso, destrói a teologia da prosperidade que afirma que o sofrimento é que esta de baixo de maldição.

Proposito: Estarei dividindo a mensagem em duas partes. A primeira parte estarei mostrando as três áreas da vida de Jó que o diabo atacou. A segunda parte mostrarei como Deus trouxe a restauração. Uma história dramática, mas com final triunfante.

1.  Atacou suas finanças: De repente, toda estrutura financeira de Jó desaba em um só dia. A crise financeira desestabiliza, mexe com autoestima e com estado emocional de qualquer pessoa. Produz um estado de estresse e uma pressão violenta, porque quanto as dividas aumenta e as contas chega, os nervos afloram e começa a desencadear uma série de problemas. Posso imaginar as brigas aumentam dentro da empresa que Jó administrava, a tensão intensifica, até mesmo, dentro da sua própria casa por não ter dinheiro para pagar seus funcionários. Uma curiosidade: 63% dos divórcios no brasil estão relacionados a crise financeira na família.

2.      Atacou a família: Quando ataca a área financeira a gente consegue administrar, mas a morte de um ente querido não conseguimos. De repente, um mensageiro chega e diz: “os seus filhos banqueteavam e venho um redemoinho e derribou a casa e matou todos, inclusive seus filhos” Jó se prostra ao chão e chora. Em outras traduções, caiu ao chão, desmaiou, esmoreceu, não aguentou permanecer ficar de pé.  Quando ele desaba, e os amigos abana com as mãos para reanimar. Para surpresa de todos, Jó diz um dos versos mais famosos da Bíblia: “o Senhor me deu, o Senhor tomou, louvado seja o nome do senhor…” Em meio a dor, consegue adorar. A fé de Jó torna inabalável. A sua integridade a Deus não muda apesar do seu sofrimento.

3.  Atacou sua saúde: atacou com ulceras malignas, que atingiu da cabeça aos pés. Foi feito uma pesquisa no EUA sobre os sintomas da enfermidade de Jó, e concluiu que sofria de uma doença rara chamada: furunculose estafilicócica generalizada. Essa doença gera um enfraquecimento das cartilagens, portanto, ele perde as unhas. O nariz e a orelhas ficam d ‘estruturada, por conta da doença. O corpo de Jó estoura em tumores e bolhas pulentos. Sua pele ficou necrosada, produzindo um mau cheiro porque no Cap.6 sua boca havia tumores, a comida ficou amarga ao paladar. Cap 18 seu hálito tornou insuportável para sua mulher. Além da dificuldade de dormir e comer, Jó começa a apodrecer vivo, ele se assenta em montão de terra. Para aliviar a sua dor, ele coçava com uma cerâmica de uma telha.

 A vida de Jó foi totalmente destroçada em todo aspecto de vida, tanto no aspecto emocional, físico e financeiro. Satanás investiu pesado contra a vida de Jó. Um afunilamento violento. Em Jó 19 explica detalhes do seu sofrimento, no verso.10 “Arrancou minha esperança com um galho de uma arvore, me arruinou de todos os lados…” e quando ele relata todo seu sofrimento em conclui no verso 25 “Eu sei que meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra…”

Lei do resgate: O remidor ou redentor é um parente distante. Se uma mulher ficasse viúva ou uma família caísse uma desgraça, um órfão aparecer no meio da família. Um parente mais distante se levantava para resgatar o órfão, viúva. Ele remia sua família. Pagava suas dívidas, tomava sua herança de volta, colocava novamente aquela pessoa abandonada mais uma vez na sociedade. Em outras palavras, Jó afirmava que seu resgatador vive! Ele está vindo me resgatar desse abandono, dessa tristeza, dessa depressão, dessa dor!!!

·   A fé não deixa perdido em meio a dor. Sabe exatamente para onde ir. Uma ferramenta indispensável para superação. Devemos tomar a escolha em que lugar a dor vai tomar em nossa vida. Ele seria maior ou menor que sua fé 

·   As pessoas têm que ver em você não o seu sofrimento, mas como você superou esse sofrimento. Enxergar meios e caminhos para sair dela, porque a tua superação que vai ajudar a curar as pessoas que estão passando pelo mesmo problema. 

Os amigos de jó: Seus amigos vieram consolar “levantaram de longe e não reconheceu, e choraram e cada um rasgou seu manto, lançaram pó”. Ficaram 7 dias e sete noites e não falaram nada. Havia uma tradição no mundo antigo que acreditava que sete dias de jejum absoluto seria o suficiente para resolver qualquer problema. Entretanto, os sete dias se passaram, no oitavo dia amanheceu e Jó continuava no sofrimento. Então cada um davam suas próprias respostas e explicações, onde eles debateram, discutiram e questionaram a respeito do sofrimento de Jó. O livro inteiro, do capitulo 4 ao 38 é a discussão de Jó se defendendo contra seus amigos que acusaram ( ellifaz discute no campo da religião, Bildade discute no campo da filosofia, sofar discute no campo da sociologia, aspecto sociais)  Eliu, por ser mais novo, fica calado, quando todos termina ele diz: “Deus sempre tem razão, existe uma razão para tudo isso, não é atoa, tem um proposito…”

 

1.    Questionamento de Jó

 

A gente tem a mania de românticar os textos, mas a bíblia não é romântica ou uma novela. A bíblia é um livro bem transparente. No livro mostra Jó um homem falível, tinha suas limitações e defeitos. Ao longo do seu livro, por 16 vezes jó perguntou a Deus “ por que” a minha dor, do meu sofrimento? E 31 vezes Jó faz queixas amargas contra Deus. Deus fica em silencio, nenhuma palavra ou explicação. Nenhum sinal do seu favor.

1.      O silêncio de Deus pode interpretar como desprezo de Deus. Uma intepretação errada a respeito de cuidado e do amor de Deus. Tem certas situações em nossa vida que não entendemos. O apostolo Paulo chama o mistério da vontade de Deus, pois conhecemos a sua vontade no geral ( amar o próximo, viver em santidade, etc) porém algumas vontade de Deus precisa ser revelada, pois estão ocultas“…que fez superabundar para conosco em toda sabedoria e inteligência, nos dando a conhecer o mistério de sua vontade…” (Efésios 1.6-9) e quando não são revelada a tendência que o em desespero toma conta, a ansiedade te domina.

2.    Processo de restauração 

De longe do deserto aparece em redemoinho, e Deus rompe o silêncio e diz: “levanta-te fique de pé! Sincete de todas as tuas forças e vou te perguntar e quero a sua resposta. Deixo eu me apresentar a voce:

Onde voce estava quando lancei as colunas da terra? Me explica jó. Onde estava quando espalhei as estrelas. Eu chamo os raios pelo nome. Eles apresentam para mim e diz esme aqui! Eu digo vem e eles nascem. Eu digo pare! Eles congelam pelo sobro da minha boca. Jó foi se encolhendo.  (70 perguntas Deus faz a Jó e não tinha resposta para nenhuma perguntas retoricas, sem resposta as sua soberania.)

Em outras palavras, as perguntas de Deus eram para mostrar que: Eu estou no controle de tudo Jó! Eu não perdi o comando. Eu sei os limites. Eu tenho a condição e reverter a situação.” A sua história não vai encerrar com dúvidas, mas com uma certeza

“Bem sei que tudo podes…”  Jó descobre e reconhece a onipotência de Deus)

Falei coisas que não devia…” Jó reconhece a sua limitação).

1º Lição: Maturidade: Se você tivesse o poder de apagar todas as lembranças dolorosas do seu passado, porem você perde as experiências de maturidade que você tem hoje. O poder na tomada de decisões que você tem hoje é fruto e consequências dos erros e dores do seu passado. A dor te dá um destino. Sem experiência até gripe te abala. A experiência te o dá suporte, experiência e conhecimento.

2º Lição: Autoridade: Te ensina a ter autoridade sobre os problemas futuros. Você consegue reconhecer e olhar a dor do outro. Pessoas que passou por uma dor igual e curar com uma palavra de autoridade. Você que decide lidar com a dor.

 

Conclusão

 De fato, as vezes a bíblia não tem explicação da sua dor, mas tem uma explicação como sarar a sua dor. Uma mão estendida para nos auxiliar e curar suas feridas. O seu desafio é aquietar sua alma e crer que a vontade de Deus prevalecerá em sua vida. Apenas se submeta a vontade de Deus, para poder compreender o que ele quer te ensinar nesse momento de dor e angustia. Portanto, não resista à ação de Deus em sua vida, pois Ele sabe o que está fazendo e sabe exatamente o seu futuro. Apenas deixe Ele trabalhar em sua vida. Mais tarde vai entender que Ele tinha bons motivos e boas razões para permitir isso em sua vida.

Após a narração desses fatos,  Deus virou a situação de Jó, devolvendo em dobro a tudo quanto antes possuía. A Bíblia finaliza a história de Jó, contando que Deus restaurou duas vezes mais do que ele tinha no princípio! Restaura sua saúde ( 140 anos) Restaura sua finanças ( duplicou sua riqueza) Restaurou a honra ( seus amigos voltaram pediram perdão) Restaurou família (10 filhos)

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. gate io disse:

    I may need your help. I’ve been doing research on gate io recently, and I’ve tried a lot of different things. Later, I read your article, and I think your way of writing has given me some innovative ideas, thank you very much.

  2. nimabi disse:

    Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi

Deixe o seu comentário