As ameaças de Senaqueribe

Introdução: Estamos diante de um texto que narra a tensão entre Senaqueribe e o rei Ezequias. O Império Assírio, governado por Senaqueribe, ficou conhecido pela sua perversidade, crueldade e pela sua ambição pelo poder. Muitas cidades tentaram resistir e impor ao domínio de Senaqueribe, mas não foram capazes em parar as tropas assíria. Alguns registros históricos afirmam que o império assírio tomou 46 cidades fortificadas e milhares de pessoas foram levadas cativas e muito despojo foram roubados e saqueados. Uma cidade após a outra, a Síria se tornou um reino temido e invencível. Assíria aparece como a potência na esfera internacional.

 

·         O Reino do Norte de Israel, por exemplo, foi progressivamente invadida, sitiada e destruída pelos assírios em 722 a.C. Com isso Israel deixou de existir. Logo, a única cidade restante era Jerusalém, o reino sul de Juda, governado por Ezequias. Para evitar uma guerra, o rei Ezequias fez alianças política contra o Império Assírio pagando tributos exorbitantes, que inclusive contou com o apoio do Egito e outros povos vizinhos para se livrar da Assírios.

 

1.    A Revolta de Ezequias

 

Em determinado momento, o rei Ezequias toma uma postura de não pagar mais tributos aos Assírios, pois era impostos exorbitantes. O rei Ezequias não se conformava em viver dominado por uma nação inimiga. Ele decidiu não ficar mais passivo com essa opressão do inimigo. Ele estava cansado de sofrer e ser humilhado.  Esse posicionamento de não pagar mais tributos era arriscado, porque colocaria em risco toda a nação. O rei Ezequias sabia que jamais poderia encarar ou enfrentar com seu pequeno exército, para isso ele se preparou para resistir Senaqueribe em fortificar a cidade de Jerusalém, porque sabia que seria atacado a qualquer momento.

 

A.      Fortaleza de Jerusalém – A vantagem é que a cidade de Jerusalém ficava em uma fortaleza, isso evitava que Assíria atacasse de supressa. Aliás, desde que os israelitas entraram na Terra Prometida, lutaram para conquistar Jerusalém, mas não conseguiram possui-la. (Josué 15.63). Entretanto, Davi conseguiu tomar a cidade, que era dominada pelos Jebuseus (2Samuel 5,6-9). O rei Davi transferiu a sede do governo de Hebrom para Jerusalém a capital do seu reino. Além disso, ele trouxe a Arca da Aliança e daí por diante Jerusalém passou a ser um referencial para todas as tribos de Israel.

 

B.      Fortificação das muralhas – Para se proteger, o rei Ezequias mandou reparar as brechas da muralha, construiu torres e ergueu uma segunda muralha na parte externa, mandou fazer armas e escudos em abundância (2Cronicas 32.5). Ele percebeu que a colina ocidental estava vulnerável e desprotegida, e ordenou uma construção de uma parede maciça. No processo da construção da muralha, casas foram demolidas e fez um grande sistema de fortificações nas muralhas. No texto, a expressão “Brecha” fala de vulnerabilidade Espiritual. Saiba que está na sua responsabilidade em tampar as brechas e lacunas  das suas fraquezas para que o diabo não tenha legalidade em sua vida. Não deixa o ódio ou rancor entrar na sua vida.

 

C.      As fontes de agua – Outro ousado plano de Ezequias foi a construção de um túnel desviando a fonte das aguas de Gion por debaixo das muralhas. (2Cronicas 32,30). A cidade de Jerusalém tinha uma única fonte de água que abastecia a cidade. Essa fonte ficava fora da cidade, para isso era necessário fazer um aqueduto para dentro dos muros da cidade para que o abastecimento de água fosse assegurado em tempo de conflito na invasão da Assíria. Se isso não fosse feito, os seus inimigos poderiam bloquear a fonte retirando toda agua da cidade. Na bíblia, fonte está relacionada ação e mover do Espirito Santo em vida. “Quem crer em mim, no seu interior irão fluir rios de agua viva…” (João 7.38) Não deixar faltar essa fonte em sua vida! É através dela que vai se sustentar e abastecer em tempo de desanimo e fraquezas.

 

2.    Afronta de Senaqueribe

 

Tendo tomado a maior parte do território de Judá, o exército assírio cercou Jerusalém com 185 mil soldados. De fato, Ezequias ficou encurralado, como uma ave enjaulado numa gaiola.  No desespero para evitar um confronto e apazigua-lo, Ezequias tentou convencer ao oferecer os tesouros do Templo e do seu palácio. Porém, Senaqueribe não mostrou nenhuma piedade.

 

A.      Um dos maiores oficiais do exército assírio, chamado Rabsaqué, se aproximou do muro da cidade de Jerusalém e leu uma carta com termo de rendição. Na carta havia muito insultos, ameaças, palavras humilhação e desprezo ao Deus de Israel. Ele basicamente afirmou que assim como os deuses das cidades que ele havia conquistado não puderam impedi-lo, o Deus de Israel também não poderia impedir que ele tomasse Jerusalém.

B.      O curioso que para conquistar territórios, os Assírios usavam ataques psicológicos. Era uma tática infalível, pois não tinha a necessidade de lançar nenhuma flecha. O porta voz de Senaqueribe desafia Ezequias com discurso de afrontas e palavra de terror e ameaças. Eles focaram em destruir a confiança externa do Egito e a confiança interna no governo de Ezequias, para assim desacreditar no Deus de Israel e desestabilizar a confiança do povo.

C.      O discurso era real e verdadeiro, pois o Egito não era confiável e o rei Ezequias não tinha um exército suficiente para enfrenta-lo, ou seja, usou algumas verdades para desanimar. O diabo pega umas verdades do seu passado e expõe no seu presente com o intuito em te desanimar. Alem disso, eles também apresentaram uma proposta medíocre e enganosa, camuflada de benefícios: “Venham fazer as pazes comigo, até que eu os leve a uma terra de cereal e de vinho, terra de pão e de vinhas…”  (Isaías 36:16,17)

 

3.    Oração de Ezequias

 

Apesar das afrontas, o rei Ezequias não se entregou. O que admiro que após o rei Ezequias receber aquelas ameaças, ele toma duas atitudes admirável. Primeiro, ele pedir ao povo não responder as afrontas.

A.      Não respondeu as afrontas – “Mas o povo ficou em silêncio, porque o rei Ezequias deu a ordem de não responder nada…” (Isaías 36:21) Existe pessoas que são consumidas pela inveja. Uma inveja pelo seu crescimento e suas conquistas, com isso começa a te perseguir, com o propósito de perturbar e tirar a sua paz. São afrontas que fazem tirar o seu sono, ao ponto de afetar até mesmo sua família. Por esse motivo não precisa responder, deixa Deus responder por voce. Quando conhecer o Deus que você serve, voltarão a pedirão perdão. E essa paz de Deus que e cede todo entendimento guardará o seu coração de magoas e ódio, ou seja, não vai deixar que afete seu emocional. A paz de Deus faz ter uma alma curada e liberta .  Outra atitude admirável foi.. 

B.      Apresentou ao Senhor – Diante dessa ameaça, Ezequias rasgou suas roupas, entrou no templo e apresentou em oração diante de Deus com a carta de Senaqueribe. Ele teve uma atitude admirável, pois ele sabia que no templo era o lugar que tinha direção, consolo e socorro. Ele toma uma postura extraordinária em colocar a causa ao Senhor, ou seja coloca o Senhor na batalha, na guerra dizendo: “Dá ouvidos, Senhor, e ouve; abre os teus olhos, Senhor, e vê; escuta todas as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo. Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”  (Isaías 37:17-20) O rei Ezequias resolve clamar a Deus, como diz em Jeremias onde o próprio Deus faz um convite: “Clama a mim e responderdei….” Deixa Deus entrar na guerra com voce. Deus está sensível para ouvir o seu clamor.

 

4.    A resposta de Deus

 

O profeta Isaías, ao saber das ameaças e a oração de Ezequias disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: ‘Ouvi a sua oração acerca de Senaqueribe, rei da Assíria. “Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até os meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no teu nariz, e o meu freio, na sua boca, e farei voltar pelo caminho por onde vieste” (Isaías 37:29).  Esses expressão “Freio na boca” possuem uma linguagem figurada que é tirada do costume de colocar um anel ou gancho no nariz de um animal selvagem com o objetivo de governá-lo, domina-lo e orientá-lo.

Naquela noite, numa intervenção direta do Senhor, envia apenas um anjo matou milhares de soldados e grande parte do exército assírio foi dizimado. Um anjo para mostrar que o tamanho do seu problema é insignificante do tamanho do Deus que voce serve. A cidade de Jerusalém foi milagrosamente poupada da invasão dos assírios. Os soldados que sobreviveram partiram com Senaqueribe pela manhã e retornaram à cidade da Síria. Eles não sabiam que Israel não era guardado por homens, mas pela presença de Deus. Quando Deus fez aliança com Israel, ele deu a garantia do seu cuidado e proteção. Quando obedecemos aos seus mandamentos, o senhor assume o problema e luta por voce.

Então descanse n’Ele, pois aquele que controla todas as coisas, também controla também sua vida. Aquele que rege o universo tem o poder de reger as circunstancias ao seu favor. Isso faz lembrar quando Moisés, usado por Deus, declara que o povo ainda passará por muitas provações e que aquele não é o momento de descanso, porque reis e reinos se levantarão e confrontarão, mas não tenham medo deles. O Senhor, o Deus de vocês, é quem lutará por vocês”.  (Deuteronômio 3.22)

Conclusão

 

Chegou a hora de tomar uma postura e parar se dominado pelos seus inimigos: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou, permaneçam firmes e não se deixem submete a um jugo de escravidão.” (Gál 5.1) Deus te chamou para ser livre. Pouco tempo depois, enquanto Senaqueribe estava no templo cultuando e adorando a um deus Nisroque, dois de seus filhos o feriram à espada e depois fugiram para a terra de Ararate. E seu filho reinou em seu lugar. Existe um Senaqueribe em sua vida? Saiba que Deus permite certas ameaças e afrontas só para mostrar o Deus que você serve. Apenas deixe Deus manifestar o seu poder e revelar seu cuidado em sua vida: “Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá”. (João 13.7) As vezes Deus vai deixar que as circunstancias explique por você.

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

3 Comentários

  1. nimabi disse:

    Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi

  2. a melhor explicação 👏👏👏🤔 disse:

    sobre o salmo 46 estou na dúvida se essa explicação que li está relacionado ao salmo 46

  3. a melhor explicação 👏👏👏🤔 disse:

    Eu estou na dúvida se essa explicação que li está relacionado ao salmo 46

Deixe o seu comentário