A ressurreição de Lazaro: Pedagogia de um milagre

“E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela” (João 11.4) 

Introdução: Uma história bem conhecida, onde conta o milagre da ressurreição de lazaro. De todos os milagres, esse foi o mais impressionante e extraordinário milagre de Jesus, pois lazaro estava em um estado de decomposição. O que impressiona que o evangelista João destacou o motivo de ter narrado os milagres operados por Cristo: “Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31).

Proposito: Uma palavra de consolo e animo, onde vou mostra que a última palavra vem o Senhor. Através desse episódio da ressuscitação de lazaro, vou mostrar que Deus está acima de qualquer previsão contraria ao seu respeito. Aqui tem lições extraordinárias que quero compartilhar com vocês.  

 

1.    Doença de Lazaro

 

Assim que começamos a ler a narrativa, vemos que Lázaro adoeceu a tal ponto de suas irmãs, Marta e Maria enviaram um mensageiro para chamar Jesus para cura-lo. Seu irmão lazaro estava definhando na cama. Quando o mensageiro encontra com Jesus, e disse: “Senhor, aquele a quem amas está doente!”

A.    Durante o ministério de Jesus, Marta teve o privilégio de hospedar Jesus em sua casa, isso estabeleceu uma amizade e um carinho muito grande, por esse motivo que Marta acreditava que Jesus daria prioridade e preferência ao seu pedido. Isso nos ensina que servir a Jesus, ter o seu amor derramado em nossa vida, não significa que não enfrentaremos problemas. O fato de ama-lo não blinda, imune ou isenta de problemas e dificuldades. As crises não inevitáveis em nossa vida. Em seguida, Jesus deixa um recado para o mensageiro: “Avisa para Marta e Maria que essa doença não é para morte!”

B.      Esse recado de Jesus dá uma ideia que Lazaro não vai morrer, porém quando mensageiro volta para dar o recado a Marta, Lazaro já estava morto. Marta entra em parafuso, achando que Jesus se enganou ou confundiu. Marta não deve ter entendido nada. No entanto, ao contrário do que poderíamos esperar, Jesus não saiu correndo para Betânia, nem declarou uma palavra de cura à distância, como fizera com o servo do centurião. Mas no verso seguinte Jesus explica o motivo da sua demora ao discípulos:  “Lazaro, já esta morto, eu me alegro por isso, porque eles vão crer em mim”

C.  O próprio Jesus expressa uma alegria por aquilo que ele vai fazer. Embora Deus saiba a nossa necessidade, ele vê o impacto que o seu milagre vai causar na vida das pessoas que ouvir o seu milagre. Somos por natureza egoísta, pensamos em nos mesmos, mas Deus pensa além daquilo que pensamos. Às vezes voce está querendo um milagre por uma via, e Deus está operando por uma via diversa. Ele sabe o que está fazendo.

D.     Tudo existe um porquê, pois existia uma crença no judaísmo, que até o terceiro dia a morte e possível de ser ressuscitado. Mas no quarto dia, era impossível por causa da decomposição. Jesus queria mostrar que ele era o filho de Deus e que ele tinha poder sobre a morte. Jesus queria desafiar o impossível, tirar todas as possibilidades, evidencia e argumento da lógica, para que toda a gloria seja atribuída a Ele.

 

2.    O encontro de Marta com Jesus

 

Ao chegar na cidade de Betânia, já fazia quatro dias que Lázaro havia sido sepultado. A morte de Lázaro fez com que muitos Judeus fossem à Betânia prestar as suas condolências à Marta e Maria. Jesus chega em Betânia com semblante sereno e tranquilo.

A.      Quando Marta ouviu que Jesus se aproximava, saiu-lhe ao encontro e disse: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido!” Em outras palavras, porque o Senhor não deu preferência para seu amigo. Marta sentia uma certa indignação pela demora de Jesus. Um sentimento de frustração e revolta. A demora de Jesus criou uma sensação que Jesus não o amava. Todos nós temos um entendimento de quem ama dá prioridade em sua agenda, cancela compromissos, adia seus projetos, etc. Quem realmente ama tem pressa em ajudar e socorrer. 

B.      Situações que fogem do nosso controle e pode chegar ao desespero, é nessas horas que vai revelar nossa verdadeira confiança. O que testa a nossa maturidade da nossa fé é a capacidade de lidar com a demora. O imediatismo humano é deferente de Deus. Muitas das vezes Deus age no extremo, para que o Deus do impossível se manifeste. 

C.      Então Jesus fez uma declaração acerca de Si mesmo e daquilo que ele pode fazer: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” ( Jo 11:25 -26)

D.     Afirmação de Jesus é mostrar que a morte não é o fim, que Deus ainda está no controle da situação e, por fim, que não existe impossível para Deus. Entretanto, Marta apelava para um futuro distante, porém Jesus projetava o milagre para o presente. A perspectiva de Marta estava equivocada e errada daquilo que Deus era capaz de fazer. Uma fé frágil e limitada do poder de Deus. Existia uma pedra no coração de Marta que precisava ser retirada, que era a incredulidade. Foi nessa hora que Jesus replica Marta:“Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?”

E.  Observe que existe uma condicional “si credes” O que Marta precisava era uma atitude de fé. Um posicionamento de confiança para que a liberação do poder de Deus se manifeste. Saiba que o poder de curar está em Deus, mas a manifestação do seu poder está em nossa fé. O que move Deus é nossa fé e não a nossa necessidade, ou seja, a nossa fé precisa corresponder com aquilo que Deus declarou em sua palavra.

F.   Jesus é o mesmo em sua capacidade de tocar, fazer milagres, curar, salvar, transformar. Ele não mudou: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13:8). A gente precisa manter uma expectativa que Jesus continue fazendo exatamente quando esteve aqui na terra.

 

3.    A ressurreição de Lázaro

Diante da ordem de Jesus tirar a pedra, Marta se antecipa e avisa: “SENHOR, já cheira mal, porque é já de quatro dias”. Marta não queria que Jesus movesse a pedra. Para Marta, a pedra servia para impedir a saída do mau cheiro, pois o período de quatro dias no calor severo da palestina significava decomposição avançada e causava um forte odor.  Saiba que algumas pedras precisam ser desenroladas para que o milagre aconteça em sua vida. Então remova a pedra da incredulidade, duvida, pessimismo, religiosidade, orgulho, hipocrisia, mentira, magoa, pecado. Deus quer sua alma curada e livre.

A.    Apenas tire a pedra e Ele fará o milagre, pois o possível está na sua conta, o impossível está nas mãos de Deus. Ele espera apenas a sua fé para que o sobrenatural venha se manifestar.  Após tirar a pedra, Jesus levantando os olhos para cima, disse: – “Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste” (João 11:41-42)

B.      João continua sua narração com uma frase comovedora, uma das mais belas de toda a bíblia ao dizer que Jesus chorou. Um verso curto, mas cheio de significados.  Uns dos milagres que o próprio Jesus se emociona. O choro revela a humanidade de Jesus e mostra um Deus não fica indiferente ao sofrimento humano. Um Deus que se preocupa e se identifica com sua dor. Um Deus que tem sentimento e empatia com seu sofrimento.

C.      Diante da ordem de Jesus, Lázaro saiu ainda com as mãos e os pés enrolados com faixas e o rosto envolto em um lençol. Novamente Jesus fala aos que ali estava: “Desligai-o, e deixai-o ir” Tirar a pedra e desatar as faixas de lazaro estava na incumbência do povo. Deus requer uma parceria com o homem para acontecer o milagre.

Conclusão

O objetivo da vinda de Cristo à cidade de Betânia cumpriu o seu proposito ao afirmar que “muitos dos judeus que viram o que Jesus fizera, creram nele!” A beleza do seu milagre não é apenas satisfazer sua alegria pessoal, mas quando afeta a fé das outras pessoas. No capítulo 12, Lazaro estava assentado a mesa com Jesus. O milagre de tirar do tumulo para a mesa, somente Jesus pode fazer isso.

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. binance bnb disse:

    Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

Deixe o seu comentário