Neemias: A recontrução das muralhas

As palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleu, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã, Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. E eles me responderam: “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”. Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus.  Neemias 1:1-4

No mês de nisã do vigésimo ano do rei Artaxerxes, na hora de servir-lhe o vinho, levei-o ao rei. Nunca antes eu tinha estado triste na presença dele; Por isso o rei me perguntou: “Por que o seu rosto parece tão triste, se você não está doente? Com muito medo, eu disse ao rei: “Que o rei viva para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, se a cidade em que estão sepultados os meus pais está em ruínas, e as suas portas foram destruídas pelo fogo? ” O rei me disse: “O que você gostaria de pedir? ” Então orei ao Deus dos céus, e respondi ao rei: “Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a benevolência do rei, que ele me deixe ir à cidade de Judá onde meus pais estão enterrados, para que eu possa reconstruí-la”.  Neemias 2:1-5

Introdução: A historia de Neemias nos ensina um Deus de reconstrução, recomeço e oportunidade, que constrói o que foi destruído e levanta o que está caído. Também nos ensina que Neemias enfrentou Oposição ( injustiça, calunia, difamação); Riscos ( 2450 km de Susã até Jerusalém, alguns estudos mostra que a quantidade de ouro, prata e bronze chegava nos 70 milhões de dólares nos dias de hoje); Desafio: o muro tinha 2,5 km de comprimento, cerca de 2 metros de espessura para reconstruir. 

Nessa mensagem vou mostrar quatro virtudes que Neemias tomou para romper com sua história, pois toda reconstrução há um processos, etapas e desafios a enfrentar.

 

1º Percepção Espiritual

“ Eu e minha casa pecamos…” (Neemias 1.6) Neemias teve a percepção de reconhecer seu erro. A gente tem a mania de colocar a culpa nos outros

A.     Oração de Paulo para igreja de Filipenses: “Oro que o amor de vocês aumente cada vez mais no conhecimento e em toda percepção espiritual.” (Filipenses 1.9) Paulo aconselha para aumentar e amadurecer a maneira como você enxerga, observa, analisa e interpreta as suas lutas, os seus sofrimentos e a sua vida. Com a percepção espiritual amadurecida, sua mente fica sensível quando se depara com as questões da vida. Agindo com mais prudência e equilíbrio. Sua percepção irá influenciar o modo de você investir seu tempo, gastar seu dinheiro, usar seus talentos e valoriza seus relacionamentos. Vai determinar suas esperanças, valores, metas e prioridades.

B.      A percepção espiritual não é um sentimento ou intuição, mas um atributo, um dom de Deus  para nos ajudar enfrentar os desafios espirituais, na qual este atributo requer maturidade. Aliás, a única maneira de aumentar essa percepção é fluirmos em obediência e submissão a palavra de Deus: A tua palavra traz luz (clareza) aos meus olhos…” (Salmos 19.8)

C.      Lembra do servo do profeta Eliseu. Estava cercado por inimigos. Com medo e desespero, o servo de Eliseu clamou em pânico dizendo: “O que vamos fazer?” Porém, Eliseu viu a situação de uma maneira completamente diferente, apenas orou a Deus: “Senhor, abra os olhos do meu servo, para que veja.” (2 Reis 6:17). De repente, o servo foi capaz de ver um poderoso exército de cavalos e carros de fogo, enviados pelo Senhor para proteger o profeta.

D.     Deus não mudou a circunstância da sua vida do profeta Elizeu, mas sim, mudar a sua percepção do servo de Elizeu. Mudar a forma com você enxerga o seu problema: compra de mim, colírio para que, ao ungir os teus olhos, possas enxergar…” (Apocalipse 3.18) Deus estava dizendo para a igreja de Laodicéia enxergar um Deus que cuida. Um Deus que está no controle, apesar das circunstâncias estejam contrarias.

2º inteligência intelectual

Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá.  Neemias 2:7

a.      Inteligência: é a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais. Deus criou com aptidões, inteligência, habilidades para resolver problemas.

b.      Oportunidade: Neemias teve a iniciativa de usar as oportunidades em sua volta: apoio do rei, material para construir a cidade, cartas para todos os governantes. Quais são as oportunidades que Deus abriu para voce? Quais as pequenas portas que já estão abertas?

 

3º inteligência espiritual

 

SAMBALÁ e Tobias ficou sabendo que estavam construindo o muro, eles ficaram indignados e começou a insultar, caçoar: O que pensa que estão fazendo? Acham que podem reconstruir o muro com essas pedras queimadas? “Até mesmo uma simples raposa andasse em cima do muro deles, o muro cairia! ” Neemias 4.2-3

1.      Equilíbrio emocional: Neemias manteve a calmo, não debateu ou justificou. Às vezes satanás usará pessoas para te perturbar e mexer no seu equilíbrio emocional, produzindo estresse e precipitação, fazendo a falar o que não deve – usar a emoção em vez da razão. O sistema emocional abalado é algo perigosíssimo, porque atinge o seu equilíbrio emocional – fazendo a cometer loucuras.

2.      Vigilância: “Porém, nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles. Com uma das mãos transportavam material e com a outra seguravam a arma, pois havia ameaças” – (Neemias 4.9-17) Neemias entendia que a oração e vigilância andam juntas. A oração e a vigilâncias são inseparáveis: “Com uma das mãos transportavam material e com a outra seguravam a arma” –  Neemias 4.17.

3.      Prudência (Esdras 4.2): Os inimigos queriam penetrar, aliar e infiltrar na construção, ou seja, através de uma “cortina de fumaça” fingindo amigo, para depois travar a obra. Então tome cuidado com pessoas que dizem ser seus amigos.

 

4º Persistência de Neemias

Quando esta carta do rei Artaxerxes foi lida perante Reum e Sinsai, eles foram depressa a Jerusalém e obrigaram à força os judeus a parar a construção. Assim o trabalho parou…

 

1.      Ao ler o livro de Neemias vão perceber duas ou três vezes em cada capitulo: Porque a mão do Senhor estava sobre mim!” Posso imaginar a frustração do povo de Israel que estavam convictos que a obra não iria parar. Além das diversas profecias que Israel voltaria, que a segunda casa seria maior que está.

 2.      Observe que teve uma virgula: até ao segundo ano de Dario, rei da Pérsia. (Esdras 4.24) Mas Neemias era um homem persistente, esperou trocar de governo para tentar novamente. Depois de dois anos, envia outra carta ao rei Dario e o rei autoriza a construção. Neemias mudou a estratégia da insistência para persistência. 

·    Insistir significa realizar a mesma tarefa sempre da mesma maneira, ou seja, a pessoa mantém o mesmo modo para solucionar um determinado problema, não cria alternativas, não inova. 

·         Persistir significa realizar a mesma tarefa, porém de maneiras diferentes, ou seja, a pessoa busca novas soluções e formas de fazer. Aprende coisas novas, evolui.

Mais adiante, nos revela que a vitória do adversário foi temporária (Esdras 6.6). Os adversários foram envergonhados e conseguiram terminar a construção da muralha de Jerusalém. Logo, aprendo que, o seu adversário tem a função de “Adestrar” você, fazer você mais forte, para que o nome do Senhor seja glorificado. Pense nisso, o que seria de Davi se não tivesse Golias? O que seria de Daniel se não tivesse uma cova?

Conclusão

E o Rei mas deu, porque a boa mão do meu Deus era comigo” Ne 2:8b 

“Acabou-se, pois, o muro em cinquenta e dois dias. Sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios nossos circunvizinhos e decaíram muito no seu próprio conceito; porque reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra.” (Neemias 6,15-16)

Duas lições aprendemos:

1ª Lição: Observe que Neemias não substituiu as pedras das muralhas, mas reconstruir com aquilo que tinha. Deus quer edificar aquilo que já tem. O milagre, muitas das vezes, vai ser realizado com aquilo que você tem.

2º Lição: Porque Neemias decidiu romper com a sua história? Havia um plano maior, além dos muros restaurados: glorificar a Deus. Todo atributo atribuído a Deus. Viver na dependência de Deus se prepare para viver a solução da construção, mas também viver o sobrenatural.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/



«
»

1 Comentário

  1. Kayıt Ol disse:

    Your article made me suddenly realize that I am writing a thesis on gate.io. After reading your article, I have a different way of thinking, thank you. However, I still have some doubts, can you help me? Thanks.

Deixe o seu comentário