Apostolo Pedro e sua chamada

1.    A chamada de Pedro

“Jesus chama Pedro: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”.  (Mateus 4:19)

Quase inacreditável, Jesus escolheu Pedro. Uma pessoa cheia de falhas, limitações e defeitos. Alguém que foi exatamente o contrário de tudo. Por vezes se precipitou e agiu sem pensar, ao deixa influenciar pelo seu temperamento compulsivo e agressivo ao cortar a orelha de um soldado – reagia irrefletidamente sob as emoções do momento. Pedro negou a Cristo por três vezes no momento da maior necessidade e humilhação de Jesus. Pedro tinha uma fé inconstante ao voltar a pescar quando Jesus morreu na cruz (João 21). Apesar dos vários equívocos e deslizes em sua caminhada com Jesus, o caráter impulsivo desse galileu foi sendo gradativamente transformado e subjugado até, finalmente, após o Pentecostes, tornar-se referência para a igreja primitiva.

A.      Apesar das fraquezas de Pedro, o caráter irresoluto, impulsivo e inconstante, ele era um homem flexível nas mudanças, um homem ensinável. Pedro não era perfeito, mas estava pronto para aprender. Uma pessoa disposta e abertos para mudanças. A cada história que Pedro vive com Cristo ele cresce e sobe de nível e patamar de transformação. Um homem que se deixava Jesus lapidá-lo e molda-lo a cada erro que ele cometia. Um homem que não se justificava pelos seus erros. (Marcos 8.33). Quando olhamos para Pedro a gente se encontra. Apenas basta olhar para o que Pedro se tornou e descobriremos quão longe também podemos ir (Atos 5.15). Descobriremos o quanto precisamos da graça e da misericórdia de Deus para sermos alcançados. (Veja volume 9, pag. 17)

B.      Deus não busca pessoas perfeitas, mas pessoas maduras que reconhece seus erros e busca melhorar. Quando Jesus diz: sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês…” (Mateus 5:48). A palavra “perfeito” é ter uma maturidade o suficiente para reconhecer seus erros, seja na maneira de pensar, falar e agir. Mesmo porque, Jesus não mede pelos nossos fracassos, mas mede por aquilo que vamos ser no futuro. Aliás, a transformação de Pedro só foi possível pelo fato de ser um discípulo presente, ou seja, onde Jesus estava Pedro estava junto.

C.      Não fique focado nos seus erros, mas naquilo que Deus quer fazer de você. Deus tem expectativa ao seu respeito por isso que Ele não desiste de você.

 

2. Negação de Pedro 

“ainda hoje, antes que duas vezes cante o galo, três vezes você me negará” (Marcos 14:26-31) 

Se olharmos as experiências que Pedro teve com Jesus, como por exemplo, ele andou sobre as águas, ele viu a transfiguração de Jesus, onde Jesus estava ele estava junto. Pedro não media esforço para estar do lado de Jesus. Com todas essas experiências que Pedro teve com Jesus, jamais imaginaria que ele negaria. Poderia esperar do incrédulo Tomé, do exigente Natanael ou do dissimulado Judas, mas nunca de Pedro. O que faz um homem como Pedro negar a Jesus? Que jurou fidelidade inegociável a Cristo que em seguida nega de forma covarde? Acredito que foi por dois motivos: (Veja volume 3, pag. 9)

A.      Autossuficiência – Refere-se ao estado de não necessitar de qualquer ajuda, apoio, dependência ou interação de Deus. Ele achava que pela sua própria força nunca iria negar a Jesus. Aquilo que ele tinha vivenciado com Jesus era o suficiente, achando que nada poderia derruba-lo. Então Jesus usou uma palavra profética para quebrar sua autossuficiência, a falsa imagem que Pedro tinha de si mesmo. Mostrar suas limitações, fraquezas. Sua dependência de Deus. Que sem ele é nada. Se não fosse o Espirito Santo em sua vida voce estaria fora da igreja a muito tempo. O diabo já teria destruído sua vida há muito tempo: “Se o Senhor não estivesse do nosso lado, os inimigos já nos teriam engolido vivos (Salmos 124:2-8)

B.      Negligencia – Quando Pedro negou pela primeira vez, ele poderia dar a desculpa pela sua impulsividade, pois Pedro era um homem impulsivo. Mas o texto afirma que ouve um tempo depois, ou seja, um período de reflexão do seu erro. Entretanto, Pedro não tomou nenhuma atitude para sair dali. Pedro não teve o cuidado e atenção para sair do meio da fogueira. Então vem um sinal do canto do galo. Um sinal de alerta e advertência para despertar a consciência de Pedro e perceber o quando ele estava errado sobre si mesmo. São sinais para advertir que chegou no limite.  Qual o sinal que Deus deixou para sua vida?

C.      Se lermos atos 2 iremos ver o que Pedro se tornou. Deus não está olhando em conta o seu passado ou presente, mas sim, enxerga o seu futuro, aquilo que voce vai se tornar. Por esse motivo que Deus não desiste de voce! Deus não abre mão de você!

 

3. Restauração de Pedro 

“Quando desembarcaram, viram ali uma fogueira, peixe sobre brasas, e um pouco de pão.” (João 21.9)

Enquanto Jesus estava cumprindo seu ministério na terra, sua fama se espalhava por todos os continentes e sempre tinha multidão por perto. Após sua morte, a multidão sumiu e vários seguidores se sentiram frustrados, pois achava que Jesus iria dominar o império Romano. Toda empolgação, entusiasmo e o amor de Pedro foi perdendo a força. Ele estava desanimado e sem expectativa para o futuro. Não havia mais o que fazer a não ser voltar a fazer o que ele sabia fazer, em ser um pescador de peixes. O propósito de Pedro em voltar a pescar não era apenas ganhar uma grana extra ou esfriar um pouca a cabeça. Mas era, literalmente, voltar ao passado, em desistir do ministério. Os discípulos foram pescar, mas naquela noite não pegaram nada. Deus simplesmente fechou as portas. Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram. Ele lhes perguntou: “Filhos, vocês têm algo para comer?

A.      O próprio Jesus poderia chamar de covardes, mas chamou de filhos para provar que Deus não desisti daqueles que foram chamados para o propósito. Ele disse: “Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão”. Eles a lançaram, e quase não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade.

B.      Quando desembarcaram, viram ali uma brasa, pão e peixe. Era o mesmo senário que Pedro teve quando negou a Jesus. Aquela brasa era um lugar de culpa, porém a brasa que Jesus fez era um lugar de restauração. Um lugar para curar a memória e o chamado de Pedro. Jesus aproximou-se, tomou o pão e o deu a eles. Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro por três vezes: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes?”

C.      Assim como Pedro negou três vezes, Jesus decidiu fazer a mesma pergunta três vezes como o propósito de mostrar que sua graça tem o poder de restaurar qualquer erro cometido. Posso imaginar os três dias de Pedro, não dormia, não comia, deprimido no canto, sem conversar com ninguém. Lagrimas descia em seu rosto toda as vezes que lembrava do seu erro. Um sentimento de culpa o dominava. Um luto na alma por um pecado que jamais acreditaria fazer.

Conclusão

Apesar dos erros, falhas e limitações de Pedro, Jesus não desistiu dele. Se lermos atos 2, vemos a sua primeira mensagem, com três mil almas aceitaram a Jesus. Saiba que somente a graça tem o poder de restaurar sua chamada e seu ministério.

 

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário