O endemoniado Gadareno

Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes; pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo. Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas.  Marcos 5:3-5

 

Introdução – Para ter uma ideia mais clara e uma compreensão melhor da história desse homem Gadareno, é preciso ler o capítulo anterior. Quando Jesus cruzou o Mar da Galileia  para chegar até cidade de Gadara, ouve uma tempestade, ao pondo dos discípulos achavam que iriam morrer. Porém, Jesus se levanta e acalma a tempestade, mostrando o seu poder e sua autoridade sobre a natureza.  Então antes de vencer uma tempestade interna, teria que vencer uma tempestade externa. No outro lado do mar da Galileia, existia uma alma tempestuosa e agitada e feriada. Havia um homem que estava sendo atormentado por um espirito maligno.

·         O amor de Jesus  – O próprio Jesus coloca sua vida em risco e dos discípulos para resgatar e atender a necessidade de um homem que nem o conhecia.  Jesus precisava enfrentar uma batalha externa ao encontro de um homem para liberta-lo. Tudo por um valor de uma vida. O amor de Jesus é capaz de distinguir em meio a multidão uma pessoa e ama-la profundamente. Além disso, Jesus teria que quebrar o protocolo, pois era uma cidade pagã que não fazia parte de Israel. Uma cultura totalmente diferente de Israel.

Proposito: O evangelho de Marcos conta com muita riqueza de detalhes, na qual podemos extrair muitas lições para os dias de hoje. Esse detalhes nos mostra que o  propósito da libertação desse homem Gadareno, não era apenas mostrar que Jesus tinha o poder sobre os demônios, mas nos revela também outros proposito. Para isso iremos dividir essa mensagem em duas partes:

1.      Analisar o que o diabo fez na vida do homem de Gadara

2.      Analisar o que Jesus fez na vida desse homem.

1.    O que o diabo fez na vida do homem de Gadara

A cidade – Gadará era uma cidade na Jordânia, era uma das dez cidades gregas autônomas da Decápole, situadas a sudeste do mar da Galileia e que era uma cidade influenciada pelo paganismo da religião Grego-Romana. Um povo que não conhecia o Deus de Israel. Ela era habitada por nobres, sendo assim uma cidade rica e luxuosa

1 Biografia do homem de Gadara

Ele passava noite e dia rondando pelo cemitério e nas colinas, gritando, se cortando e ferindo com pedras. Vários espíritos dominavam a sua consciência. Um homem rejeitado pela família e sociedade, na qual foi levado para o fundo do poço. Um homem sem valor e arruinado pelo pecado. Ele foi sucateado e aprisionado das forças espirituais malignas. O diabo tirou tudo o que ele tinha, como sua saúde, seu equilíbrio mental, sua família, sua paz interior e sua dignidade.

1.      Amarrado com correntes – Ele possuía uma força sob-humana, dotaram de uma força totalmente sobrenatural, de sorte que nem correntes poderiam prendê-lo, pois não havia ninguém forte o suficiente para dominá-lo.

2.      Viva nos sepulcros – Por ser uma ameaça e uma perturbação para a família e sociedade foi abandonado e esquecido nos sepulcros. Para a multidão, era mais fácil abandonar do que tratar.

3.      Marcado pela impureza – Um homem que perdeu o senso autodestruição, não tinha amor próprio, perca do sentido e o amor a vida.  Um homem Marcado pela impureza, pois andava sem roupa pelos sepulcros.  

2 Jesus expulsa o demônio

De acordo com os evangelhos, quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao encontro de Jesus e caiu de joelhos á sua frente. Apesar de serem muitos, aquela casta diabólica ficou impotente diante da presença de Jesus 

para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor Filipenses 2:10,11

Na qual Jesus não precisou se apresentar, o demônios o reconheceu e gritou em alta voz: “Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes! ”  Então Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome? ” “Meu nome é Legião”, respondeu ele, “porque somos muitos”.  Marcos 5:9

Legião – Uma entidade maligna, ou seja, uma coletiva de demônios que habitava, governava, gerenciava a mente ao ponto que responde por ele. Legião um termo militar que era composta por 6 mil soldados Romanos. Por outro lado, Judas Iscariote diz que satanás entrou nele: “foi tomado por satanás”, mas não teve nenhum sinal de possessão demoníaca, como distorção do corpo, babando, mudança de voz. Isso nos mostra que Satanás pode atuar na vida de qualquer pessoa, sem a necessidade de se revelar com evidencias externas.

Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: “Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam! ” Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus. Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são? ”  Atos 19:13-15

Não devemos supervalorizar o inimigo, pois são seres limitados. No reino espiritual, não temos que temer, Cristo está a cima de todo principado e potestade.  A luz dissipa as trevas, apenas devemos vigiar, orar e ficar atento e tampar as brechas para que ele não tenha acesso. Existe uma legião de anjos que nos protege e luta ao nosso favor.

3 Manada de porcos

E implorava a Jesus, com insistência, que não os mandasse sair daquela região. Uma grande manada de porcos estava pastando numa colina próxima. Os demônios imploraram a Jesus: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles Ele lhes deu permissão, e os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos. A manada de cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogou.”.  Marcos 5:10-13

Porque Jesus atendeu, permitiu e aceitou essa proposta? 

1.      Com a morte dos porcos, Jesus estava permitindo que o instrumento, ou melhor, que a “oferta” usada nos sacrifícios pagãos e abomináveis, fosse destruída.

2.      Mostrar a noção do tamanho da gravidade daquele homem. Um porco não aguentou um demônio sobre si, ao ponto de atirar sobre o mar. Enquanto no homem estavam todos os demônios e suportou. Isso estava mostrando que Deus tinha uma obra e um plano naquele homem. A graça o abraçava e protegia ao ponto de não deixar morrer.

3.      O prejuízo é para desmascarar os valores distorcidos na sociedade materialista, que dava mais valor aos porcos do que a libertação de um homem.

2.    O que Jesus fez na vida desse homem

Os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos na cidade e nos campos, e o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo.  Marcos 5:14,15

Ao ser liberto, o homem gadareno estava calmo, sentado tranquilamente juntamente com seu Libertador, como um discípulo aos pés de seu Mestre, em plena posse de suas faculdades mentais. Os moradores de Gadara espantados com a notícia, tiveram uma crise de entendimento daquilo que é mais importante, ao ponto de implorar que Jesus deixasse a região. Em vez do povo celebrar e alegrar com a libertação, mas foram comentar e contabilizar o prejuízo e perdas. A falta de amor ao próximo fica muito evidente naquela cidade, razão pela qual a casta maligna não queria ser expulsa para outro país. Jesus não discutiu e obedeceu o povo, foi para o barco e foi embora. Não permita que no seu tesouro, do seu coração, habite sentimentos mesquinhos, nem amor em demasia aos bens perecíveis deste mundo

 

1 Transformação do homem

 Quando Jesus estava entrando no barco, o homem que estivera endemoninhado suplicava-lhe que o deixasse ir com ele. Jesus não o permitiu, mas disse: “Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você”. Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados.  Marcos 5:18-20


O homem queria acompanhar, mas Jesus não entendeu a mandou para anunciar aos seus parentes. O primeiro território missionário tem que ser em nossa casa. O primeiro ambiente onde devemos dar testemunho e nossa própria família

Além de limpar, deu uma missão. Jesus mesmo, não pôde permanecer em Gadara, por isso deixou um representante que daria o seu testemunho próprio, o primeiro missionário aos Gentios, constituído pelo próprio Senhor. Isso mostra que para Deus não existe causa impossível.

Conclusão

 

Quem poderia imaginar, um homem que causava problemas, trouxe a solução. O homem que provocava lagrimas, trouxe motivos de alegria. Alguém de morte, embaixador de vida. Espalhava terror e medo, agora espalhava esperança. A partir daquele dia, tornou um missionário em sua cidade.

Quantas pessoas já foram impactadas em sua sociedade? Não fomos libertos apenas para ir para o céu, mas para cumprir uma missão, um plano: Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, Colossenses 1:13

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário