Isaque: Cavando poços

“Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado” (Gên 26.15)

Introdução: Nesta narrativa registrada que Isaque vai até a cidade de Gerar por conta da grande fome que assolou a terra naquele período. Mesmo herdando toda riqueza do seu pai Abraão, a falta de chuva o atingiu, causando-lhe um grande fome. A solução era descer para o Egito para pedir ajuda, porém Deus ordenou que ficasse no vale de Gerar. O local era árido, desértica e inóspita. No vale de Gerar, Isaque cavou os mesmos poços que seu pai havia cavado e que os filisteus mais tarde os tinham entulhado. Aliás, cavar poços na antiguidade significava sobrevivência. Devido a vida rural nos desertos do oriente, poço era sinônimo de riquezas a quem encontrasse. Por inveja, seus inimigos o perseguiram e o expulsaram Isaque cada poço que Isaque cavava, mas quanto mais eles procuravam impedir, lançando-o fora, mais ele prosperava.

Proposito: Mostrar que a benção de Deus na vida de uma pessoa não depende de lugar e nem muito menos de circunstâncias. Aliás, Quando estamos com a benção de Deus conseguimos transformar lugares áridos em lugares de benção.  A benção de Deus tem o poder de mudar até mesmo o ambiente: “Ao passarem pelo vale, fazem dele um lugar de fontes, enchendo as cisternas.” (Salmos 84.6). Atitude de Isaque aprendemos três grandes lições:


1.    Direção de Deus 

O Senhor apareceu a Isaque e disse: “Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar. Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei  Gênesis 26:2,3

Deus pediu para ficar um tempo no vale de Gerar. O tempo seria breve e passageira. Não duraria por muito tempo. Deus tinha um proposito a fazer naquele vale. Assim também é o caminho de Deus, nem sempre iremos conseguir, de forma imediata, acompanhar ou perceber os seus caminhos, porque a palavra afirma “que os pensamentos de Deus são mais alto que os nossos.”

A.      Atos 20.22 o Apostolo Paulo afirma o Espirito Santo revelou o plano, porém não revelou o processo do plano: “Agora, ligado e conduzido pelo Espírito Santo, estou indo para Jerusalém, porém não sei o que me acontecerá comigo…” Esse episódio nos faz entender que Paulo não era guiado e nem movido por circunstâncias, mas por um censo de propósito. Um senso de direção que fazia que as circunstâncias tinham que “adequar” a vida de Paulo. Portanto, ser guiado por Deus envolve sacrifício (renunciar os nossos interesses e sonhos), prioridade (a vontade de Deus estar acima da nossa vontade) e voluntariedade (envolve prazer em ouvir sua direção).Deus espera a disposição de ouvir a sua direção, em ser controlado pelo querer de Deus.

B.      Por exemplo, quando fazemos a oração: “seja feita a tua vontade”, está dizendo, literalmente, que se concretize e estabeleça a vontade de Deus em nossa vida, ou seja, demostra nossa consciência que somos dependentes da direção de Deus. Às vezes, somos postos diante de situações que exigem a nossa confiança, onde a nossa fé é coloca à prova. Algumas orientações de Deus, no primeiro momento, parecem não fazer sentido, porque a obediência não segue uma lógica, mas um caminho de fé.


2.    Continuou cavando

Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam. Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra. Então Abimeleque pediu a Isaque: “Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós”. Então Isaque mudou-se de lá, acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu.  Gênesis 26:14-17

Ele não discutiu, confrontou, brigou ou revidou. Ele não deu importância a inveja dos seus inimigos. Ele sabia da convicção que o segredo da tua prosperidade não está no lugar, mas na promessa que ele recebeu. A casos de pessoas que a perseguição torna mais grave, essa rivalidade pode gerar até traumas pelo resto da vida, requerendo até tratamento psiquiátrico.

A.      Isaque soube ser determinado. Como também ele sabia que o desgastes produzidos nas contendas irá fazer falta na hora de escavar novos poços. Ser determinado ajudar nesse processo, estabeleça prioridades, a fim de não ficar sobrecarregado, assim evita com as distrações. Elas são armadilhas perigosas que podem comprometer toda a sua história, porque a determinação demanda esforço e disciplina. É quando tem uma convicção concreta e uma certeza profunda de direcionamento, onde suas metas estão bem claras e definidas de que irá alcançá-las.


3.    Subiu para Berseba

Mas os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, dizendo: “A água é nossa! ” Por isso Isaque deu ao poço o nome de Eseque, porque discutiram por causa dele. Então os seus servos cavaram outro poço, mas eles também discutiram por causa dele; por isso o chamou Sitna. Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: “Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra”.  Gênesis 26:20-22

Na terceira tentativa, Isaque ficou satisfeito no vale em Gerar, e chamou o poço de Reobote, dizendo que o Senhor abriu espaço, tranquilidade e prosperidade. Apesar ser um lugar de refrigério e alivio, Deus tinha algo mais para Isaque. Era em Berseba que Deus queria fazer um juramento, aliança e trazer novas revelações. Ele sabia que até as circunstâncias fazia parte do proposito, pois, as perseguições levou Isaque para mais perto de Berseba


4.    Aliança com inimigos 

Após os inimigos reconhecerem que a benção do Senhor era com Isaque, os próprios inimigos resolveram buscar a reconciliação. Então Isaque ofereceu um banquete, e eles comeram e beberam. E despediu e partiram em paz. (Gênesis 26:26-31)

Isaque, na contenda, mostrou que era curado na alma. Quando temos a convicção quem nos abençoou não guardamos feridas do passado: “A bênção do Senhor produz riqueza e não provoca sofrimento algum” (Provérbios 10.22).

A.      perdoar é não ter motivos claros para perdoar. Uma decisão de vontade que vai muito além dos seus sentimentos. Um princípio que não é movido nem pelo seu ego, pelas suas razões ou pelos seus argumentos. Por esse motivo evite encontrar resposta e argumentos quem é a vítima ou culpado, quem é ofendido ou ofensor, quem está certo ou quem está errado

B.      Por exemplo, os antibióticos começam a fazer os primeiros efeitos, mas o auge do efeito demora duas a seis horas depois. O perdão não é diferente, a cura vai depender como voce vai se comportar e agir após o perdão liberado. Lembre-se disso, o perdão é a única forma de Deus poder restaurar a nossa comunhão com Deus e com as pessoas (Mateus 5.24).

C.      José viver um ambiente de inimizade, ele soube demostrar uma capacidade de perdoar seus irmãos e discernir os propósitos de Deus ao afirmar que Deus transformou a crise em benção. (Gn 50.20). Através da vida de José, famílias forma beneficiadas, isso faz aprender que a benção de Deus não limita apenas em suprir suas necessidades, mas transbordar para outras pessoas (Pv 19.17).

 

Conclusão 

A história mostra que Isaque colhia cem vezes mais, ou seja, a benção de Deus nos leva a um nível de colheita que ultrapassa a matemática e a lógica humana. Se está difícil? Cave em outro lugar, mas desista! Continue cavando! Não pare!

Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

3 Comentários

  1. Leni disse:

    Bênção de Deus! Discernir o tempo, ambiente nos leva a um lugar de obediência mesmo no vale.

  2. Jose Ribamar lima Martins disse:

    gostei dos seus artigos. me envie outros , e etudos

Deixe o seu comentário