A BONDADE DE BARZILAI

“Barzilai e mais dois homens, Sobi e Maquir, generosamente supriram Davi de muitas provisões materiais.” (2 Samuel 17:27-29)

O filho do rei Davi, chamado Absalão, havia usurpado o trono, depois de ter conquistado o coração do exército de Israel. De modo que Davi e seus servos saíram de Jerusalém para evitar uma guerra. Quando Davi chegou a Maanaim, uma região a leste do Jordão, um homem rico chamado Barzilai o ajudou com mantimentos. Pouco depois, os rebeldes de Absalão se encontraram com os homens de Davi na floresta de Efraim, que o seguiram e o derrotaram. Embora Absalão tentasse escapar, logo foi morto. Quando Davi estava para voltar a Jerusalém, Davi fez um convite ao idoso Barzilai quem morasse no palácio. Sem dúvida, Davi havia apreciado ajuda de Barzilai, porém respeitosamente recusou o convite e abriu mão de um excelente privilégio por causa da sua idade avançada.

Quando Davi já estava bem velho, entrega seus últimos conselhos ao seu filho Salomão e diz: “Seja bondoso com os filhos de Barzilai, de Gileade, admita-os entre os que comem à mesa com você, pois eles me apoiaram quando fugi do seu irmão Absalão.” (1 Reis 2:7). O rei Davi, apensar de esta idade avançada, não esqueceu da bondade de Barzilai.

Quando olhamos essa história, podemos também acreditar que Deus não esquece daquilo que fazemos em seu reino. Tudo que semeamos no reino haverá colheita e uma recompensa. O exemplo de Barzilai revela a importância de deixar o nosso egoísmo de lado e suprir quem mais precisa, ajudar quem mais necessita.  Quando semeamos no reino Deus muitas vezes dói e machuca, porque no meio da caminhada pode haver ingratidão ou falta de reconhecimento por tudo aquilo que fazemos, com isso o desanimo virá com o único objetivo em te paralisar na sua semeadura, mas saiba que as pessoas podem até esquecer, mas Deus não esquece. O salmista aviva o nosso coração com esperança: “Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes” (Sl 126:6)

Mesmo chorando, continue. Apenas faça sua parte! Faça com amor! Haverá colheita nas suas renúncias, na sua fidelidade, dos seus compromissos, da sua entrega: “Porque o Senhor, Deus das recompensas, certamente, lhe retribuirá…” (Jer 51.56b; Pv 19.17).

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. 20bet disse:

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

Deixe o seu comentário